Estudo dos modos de colapso de vasos de pressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Gustavo Amarante
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9304
Resumo: A estocagem de fluidos em altas pressões e temperaturas é uma necessidade fundamental de várias atividades industriais como a industria de extração e processamento de petróleo, processos químicos e de geração de energia além disso, encontra aplicações em hospitais e domésticas. O colapso de vasos de pressão pode causar o vazamento de substâncias tóxicas ou inflamáveis, além de explosões com consequências catastróficas em termos de perdas de vidas humanas e materiais. Erros de projeto são uma das principais causas de acidentes com este equipamento. Neste contexto, simulações por elementos finitos constituem uma ferramenta importante na otimização e melhora deste tipo de projeto. Neste trabalho foram estabelecidos os modos de colapso e as pressões limites elástica e de colapso para vasos de pressão com simetria de revolução e tampo elipsoidal a partir de simulações por elementos finitos. Concluiu-se que mudanças no modo de colapso em função da espessura fazem com que a pressão limite elástica e a pressão de colapso decaiam rapidamente. O possível aparecimento de flambagem pode reduzir ainda mais a resistência do vaso de pressão.
id UFRJ_ceee07a4df847e09b1cbb1f347d1912a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9304
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Estudo dos modos de colapso de vasos de pressãoVasos de PressãoElementos FinitosColapso PlásticoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAA estocagem de fluidos em altas pressões e temperaturas é uma necessidade fundamental de várias atividades industriais como a industria de extração e processamento de petróleo, processos químicos e de geração de energia além disso, encontra aplicações em hospitais e domésticas. O colapso de vasos de pressão pode causar o vazamento de substâncias tóxicas ou inflamáveis, além de explosões com consequências catastróficas em termos de perdas de vidas humanas e materiais. Erros de projeto são uma das principais causas de acidentes com este equipamento. Neste contexto, simulações por elementos finitos constituem uma ferramenta importante na otimização e melhora deste tipo de projeto. Neste trabalho foram estabelecidos os modos de colapso e as pressões limites elástica e de colapso para vasos de pressão com simetria de revolução e tampo elipsoidal a partir de simulações por elementos finitos. Concluiu-se que mudanças no modo de colapso em função da espessura fazem com que a pressão limite elástica e a pressão de colapso decaiam rapidamente. O possível aparecimento de flambagem pode reduzir ainda mais a resistência do vaso de pressão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJPereira, Nestor Alberto ZouainBorges, Lavinia Maria SanabioSilveira, José Luis Lopes daFurtado, Gustavo Amarante2019-09-04T11:42:04Z2023-12-21T03:00:34Z2013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/9304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/9304Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos modos de colapso de vasos de pressão
title Estudo dos modos de colapso de vasos de pressão
spellingShingle Estudo dos modos de colapso de vasos de pressão
Furtado, Gustavo Amarante
Vasos de Pressão
Elementos Finitos
Colapso Plástico
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
title_short Estudo dos modos de colapso de vasos de pressão
title_full Estudo dos modos de colapso de vasos de pressão
title_fullStr Estudo dos modos de colapso de vasos de pressão
title_full_unstemmed Estudo dos modos de colapso de vasos de pressão
title_sort Estudo dos modos de colapso de vasos de pressão
author Furtado, Gustavo Amarante
author_facet Furtado, Gustavo Amarante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Nestor Alberto Zouain
Borges, Lavinia Maria Sanabio
Silveira, José Luis Lopes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Gustavo Amarante
dc.subject.por.fl_str_mv Vasos de Pressão
Elementos Finitos
Colapso Plástico
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic Vasos de Pressão
Elementos Finitos
Colapso Plástico
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
description A estocagem de fluidos em altas pressões e temperaturas é uma necessidade fundamental de várias atividades industriais como a industria de extração e processamento de petróleo, processos químicos e de geração de energia além disso, encontra aplicações em hospitais e domésticas. O colapso de vasos de pressão pode causar o vazamento de substâncias tóxicas ou inflamáveis, além de explosões com consequências catastróficas em termos de perdas de vidas humanas e materiais. Erros de projeto são uma das principais causas de acidentes com este equipamento. Neste contexto, simulações por elementos finitos constituem uma ferramenta importante na otimização e melhora deste tipo de projeto. Neste trabalho foram estabelecidos os modos de colapso e as pressões limites elástica e de colapso para vasos de pressão com simetria de revolução e tampo elipsoidal a partir de simulações por elementos finitos. Concluiu-se que mudanças no modo de colapso em função da espessura fazem com que a pressão limite elástica e a pressão de colapso decaiam rapidamente. O possível aparecimento de flambagem pode reduzir ainda mais a resistência do vaso de pressão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04
2019-09-04T11:42:04Z
2023-12-21T03:00:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/9304
url http://hdl.handle.net/11422/9304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455994349617152