Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2981 |
Resumo: | Reflexão sobre a imagem apreendida pelos paparazzi, profissionais que ganham a vida registrando e vendendo fotografias não autorizadas de celebridades. Apresentadas como flagras da “vida como ela é”, as fotos destes caçadores de ilustres personalidades envolvem questões como o efeito do real, o uso da mídia na constituição de mitos e o voyeurismo oculto que estimula seu consumo. Quando o limite entre público e privado se torna tênue, há de fato um fetiche em torno das narrativas da intimidade. As estrelas, antes distantes, passam a se aproximar da vida ordinária: o herói dá lugar ao homem comum, a projeção é substituída pela identificação. O estudo visa abordar a obsessão de nossa sociedade pelos famosos e seu reflexo nos meios de comunicação. Se as discussões teóricas da fotografia contemporânea nos apontam caminhos que tornam voláteis a noção inicial da imagem, as fotografias obtidas pelos paparazzi, em contrapartida, acentuam o traço do registro feito como “prova”. Essa constatação pôde ser mapeada através do exercício de interpretação de algumas imagens clássicas de paparazzi internacionais e de entrevistas a quatro profissionais envolvidos diariamente na prática da experiência na cidade do Rio de Janeiro, reduto da fama no Brasil. |
id |
UFRJ_cf1f2b362a760abd290ca3b2de0090c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2981 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginárioPaparazziFotografiaFotojornalismoCinemaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOReflexão sobre a imagem apreendida pelos paparazzi, profissionais que ganham a vida registrando e vendendo fotografias não autorizadas de celebridades. Apresentadas como flagras da “vida como ela é”, as fotos destes caçadores de ilustres personalidades envolvem questões como o efeito do real, o uso da mídia na constituição de mitos e o voyeurismo oculto que estimula seu consumo. Quando o limite entre público e privado se torna tênue, há de fato um fetiche em torno das narrativas da intimidade. As estrelas, antes distantes, passam a se aproximar da vida ordinária: o herói dá lugar ao homem comum, a projeção é substituída pela identificação. O estudo visa abordar a obsessão de nossa sociedade pelos famosos e seu reflexo nos meios de comunicação. Se as discussões teóricas da fotografia contemporânea nos apontam caminhos que tornam voláteis a noção inicial da imagem, as fotografias obtidas pelos paparazzi, em contrapartida, acentuam o traço do registro feito como “prova”. Essa constatação pôde ser mapeada através do exercício de interpretação de algumas imagens clássicas de paparazzi internacionais e de entrevistas a quatro profissionais envolvidos diariamente na prática da experiência na cidade do Rio de Janeiro, reduto da fama no Brasil.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBastos, Maria Teresa Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8226265096151988Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Silva, Victa de Carvalho Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/4096422316916519Alves, Camila Crespo2017-10-06T19:35:40Z2023-12-21T03:03:39Z2011-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisALVES, Camila Crespo. Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário da fama. 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/2981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2981Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário |
title |
Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário |
spellingShingle |
Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário Alves, Camila Crespo Paparazzi Fotografia Fotojornalismo Cinema CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário |
title_full |
Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário |
title_fullStr |
Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário |
title_full_unstemmed |
Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário |
title_sort |
Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário |
author |
Alves, Camila Crespo |
author_facet |
Alves, Camila Crespo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Maria Teresa Ferreira http://lattes.cnpq.br/8226265096151988 Luz, Cristina Rego Monteiro da http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 Silva, Victa de Carvalho Pereira da http://lattes.cnpq.br/4096422316916519 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Camila Crespo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paparazzi Fotografia Fotojornalismo Cinema CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Paparazzi Fotografia Fotojornalismo Cinema CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Reflexão sobre a imagem apreendida pelos paparazzi, profissionais que ganham a vida registrando e vendendo fotografias não autorizadas de celebridades. Apresentadas como flagras da “vida como ela é”, as fotos destes caçadores de ilustres personalidades envolvem questões como o efeito do real, o uso da mídia na constituição de mitos e o voyeurismo oculto que estimula seu consumo. Quando o limite entre público e privado se torna tênue, há de fato um fetiche em torno das narrativas da intimidade. As estrelas, antes distantes, passam a se aproximar da vida ordinária: o herói dá lugar ao homem comum, a projeção é substituída pela identificação. O estudo visa abordar a obsessão de nossa sociedade pelos famosos e seu reflexo nos meios de comunicação. Se as discussões teóricas da fotografia contemporânea nos apontam caminhos que tornam voláteis a noção inicial da imagem, as fotografias obtidas pelos paparazzi, em contrapartida, acentuam o traço do registro feito como “prova”. Essa constatação pôde ser mapeada através do exercício de interpretação de algumas imagens clássicas de paparazzi internacionais e de entrevistas a quatro profissionais envolvidos diariamente na prática da experiência na cidade do Rio de Janeiro, reduto da fama no Brasil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-05 2017-10-06T19:35:40Z 2023-12-21T03:03:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Camila Crespo. Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário da fama. 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://hdl.handle.net/11422/2981 |
identifier_str_mv |
ALVES, Camila Crespo. Na mira dos paparazzi: estratégias do real no imaginário da fama. 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455958955982848 |