Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, Wesley Monteiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18029
Resumo: O objetivo do trabalho foi caracterizar baterias recarregáveis de íons lítio, utilizadas em veículos híbridos, vislumbrando a proposição de alternativas para o reuso dos seus componentes. Duas baterias, cada uma pesando 5,3 kg foram desmanteladas manualmente. A primeira etapa de caracterização consistiu em separar as frações mássicas principais da bateria: 24% de plásticos, 6% de alumínio metálico sob a forma de placas que constituíam o cátodo, 10% de cobre metálico sob a forma de placas que constituíam o ânodo e 43% de pós que recobriam cátodo e ânodo. A diferença em massa (17%) corresponde a perda durante operação de desmantelamento e o eletrólito que não pôde ser recuperado. As frações de plástico, alumínio e cobre representam 40% da massa total da bateria e podem ser reutilizadas diretamente. A segunda etapa de caracterização consistiu na identificação das espécies contidas nos pós do cátodo e do ânodo, que correspondem a 28% e 15% da massa total da bateria, respectivamente. Tal caracterização química foi realizada através de análises semiquantitativas por fluorescência de raios-X, espectroscopia de energia dispersiva de raios-X e espectroscopia de absorção atômica, e análise qualitativa por difração de raios-X. Verificou-se que o pó que reveste o material catódico da bateria consiste predominantemente de uma mistura de fosfato de ferro contendo lítio supostamente dopado com ítrio (LixFeYPO4) com a seguinte composição (m/m): 30,6% Fe, 14,6% P, 1,7% Li, 1,9% Al, 1,7% Mn, 0,5% F, além de elementos traços. Já o pó que reveste o material anódico é composto essencialmente por carbono (> 90%), contendo 3,4% F, 2,1% Li e outros elementos traços. Uma análise econômica preliminar indica que alumínio, cobre e carbono constituem as frações mais rentáveis na bateria estudada.
id UFRJ_d088d2abc222ed0a2c30730564f355d8
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18029
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagemCharacterization of lithium rechargeable battery from hybrid vehicles aiming at recyclingcaracterizaçãobateria recarregávelveículos híbridoslítioCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICAO objetivo do trabalho foi caracterizar baterias recarregáveis de íons lítio, utilizadas em veículos híbridos, vislumbrando a proposição de alternativas para o reuso dos seus componentes. Duas baterias, cada uma pesando 5,3 kg foram desmanteladas manualmente. A primeira etapa de caracterização consistiu em separar as frações mássicas principais da bateria: 24% de plásticos, 6% de alumínio metálico sob a forma de placas que constituíam o cátodo, 10% de cobre metálico sob a forma de placas que constituíam o ânodo e 43% de pós que recobriam cátodo e ânodo. A diferença em massa (17%) corresponde a perda durante operação de desmantelamento e o eletrólito que não pôde ser recuperado. As frações de plástico, alumínio e cobre representam 40% da massa total da bateria e podem ser reutilizadas diretamente. A segunda etapa de caracterização consistiu na identificação das espécies contidas nos pós do cátodo e do ânodo, que correspondem a 28% e 15% da massa total da bateria, respectivamente. Tal caracterização química foi realizada através de análises semiquantitativas por fluorescência de raios-X, espectroscopia de energia dispersiva de raios-X e espectroscopia de absorção atômica, e análise qualitativa por difração de raios-X. Verificou-se que o pó que reveste o material catódico da bateria consiste predominantemente de uma mistura de fosfato de ferro contendo lítio supostamente dopado com ítrio (LixFeYPO4) com a seguinte composição (m/m): 30,6% Fe, 14,6% P, 1,7% Li, 1,9% Al, 1,7% Mn, 0,5% F, além de elementos traços. Já o pó que reveste o material anódico é composto essencialmente por carbono (> 90%), contendo 3,4% F, 2,1% Li e outros elementos traços. Uma análise econômica preliminar indica que alumínio, cobre e carbono constituem as frações mais rentáveis na bateria estudada.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJMansur, Marcelo Borgeshttp://lattes.cnpq.br/7535757110739404http://lattes.cnpq.br/3937782138608018Miranda, Paulo Emílo Valadão deSantos, Everton Pedroza dosAranha, Wesley Monteiro2022-07-29T18:24:00Z2023-12-21T03:00:20Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:20Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18029Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:20Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem
Characterization of lithium rechargeable battery from hybrid vehicles aiming at recycling
title Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem
spellingShingle Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem
Aranha, Wesley Monteiro
caracterização
bateria recarregável
veículos híbridos
lítio
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
title_short Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem
title_full Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem
title_fullStr Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem
title_full_unstemmed Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem
title_sort Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem
author Aranha, Wesley Monteiro
author_facet Aranha, Wesley Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mansur, Marcelo Borges
http://lattes.cnpq.br/7535757110739404
http://lattes.cnpq.br/3937782138608018
Miranda, Paulo Emílo Valadão de
Santos, Everton Pedroza dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranha, Wesley Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv caracterização
bateria recarregável
veículos híbridos
lítio
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
topic caracterização
bateria recarregável
veículos híbridos
lítio
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
description O objetivo do trabalho foi caracterizar baterias recarregáveis de íons lítio, utilizadas em veículos híbridos, vislumbrando a proposição de alternativas para o reuso dos seus componentes. Duas baterias, cada uma pesando 5,3 kg foram desmanteladas manualmente. A primeira etapa de caracterização consistiu em separar as frações mássicas principais da bateria: 24% de plásticos, 6% de alumínio metálico sob a forma de placas que constituíam o cátodo, 10% de cobre metálico sob a forma de placas que constituíam o ânodo e 43% de pós que recobriam cátodo e ânodo. A diferença em massa (17%) corresponde a perda durante operação de desmantelamento e o eletrólito que não pôde ser recuperado. As frações de plástico, alumínio e cobre representam 40% da massa total da bateria e podem ser reutilizadas diretamente. A segunda etapa de caracterização consistiu na identificação das espécies contidas nos pós do cátodo e do ânodo, que correspondem a 28% e 15% da massa total da bateria, respectivamente. Tal caracterização química foi realizada através de análises semiquantitativas por fluorescência de raios-X, espectroscopia de energia dispersiva de raios-X e espectroscopia de absorção atômica, e análise qualitativa por difração de raios-X. Verificou-se que o pó que reveste o material catódico da bateria consiste predominantemente de uma mistura de fosfato de ferro contendo lítio supostamente dopado com ítrio (LixFeYPO4) com a seguinte composição (m/m): 30,6% Fe, 14,6% P, 1,7% Li, 1,9% Al, 1,7% Mn, 0,5% F, além de elementos traços. Já o pó que reveste o material anódico é composto essencialmente por carbono (> 90%), contendo 3,4% F, 2,1% Li e outros elementos traços. Uma análise econômica preliminar indica que alumínio, cobre e carbono constituem as frações mais rentáveis na bateria estudada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06
2022-07-29T18:24:00Z
2023-12-21T03:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18029
url http://hdl.handle.net/11422/18029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456018096717824