Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fábio Rodrigues da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1520
Resumo: Institucionalizados ora como dois gêneros opostos portadores de elementos particulares ora como gêneros mais próximos do que indicam a um primeiro olhar, o documentário e a ficção no cinema são, ao menos de acordo com o senso comum, de fácil distinção. A discussão em torno das fronteiras entre ficção e documentário no cinema, contudo, mascara uma outra, de relevância ainda maior: o papel central que a realização do filme livre das amarras desses gêneros e a partir de experiências pessoais tem. Dessa forma, é importante investigar como se pode filmar a subjetividade no momento em que ela surge, ou seja, durante a experiência, especificamente no cinema contemporâneo, representado aqui pelo cinema iraniano e os cineastas Agnés Varda e Jonathan Caouette.
id UFRJ_d192367b67a0b6804c953c25609f69da
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1520
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silveira, Fábio Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643Junqueira, Maria HelenaMaciel, Katiahttp://lattes.cnpq.br/8100404916721779Lins, Consuelo da Luz2017-03-08T19:04:52Z2023-11-30T03:01:56Z2006-11-28SILVEIRA, Fábio Rodrigues da. Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema. 2006. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/1520Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-21T15:14:48Z No. of bitstreams: 1 FSILVEIRA.pdf: 385819 bytes, checksum: 5874b725fe86ee27b22f72d5e04eaa5e (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-08T19:04:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FSILVEIRA.pdf: 385819 bytes, checksum: 5874b725fe86ee27b22f72d5e04eaa5e (MD5) Previous issue date: 2006-11-28Institucionalizados ora como dois gêneros opostos portadores de elementos particulares ora como gêneros mais próximos do que indicam a um primeiro olhar, o documentário e a ficção no cinema são, ao menos de acordo com o senso comum, de fácil distinção. A discussão em torno das fronteiras entre ficção e documentário no cinema, contudo, mascara uma outra, de relevância ainda maior: o papel central que a realização do filme livre das amarras desses gêneros e a partir de experiências pessoais tem. Dessa forma, é importante investigar como se pode filmar a subjetividade no momento em que ela surge, ou seja, durante a experiência, especificamente no cinema contemporâneo, representado aqui pelo cinema iraniano e os cineastas Agnés Varda e Jonathan Caouette.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOCinemaSubjetividadeExperienciaSubjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFSILVEIRA.pdfFSILVEIRA.pdfapplication/pdf385819http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1520/1/FSILVEIRA.pdf5874b725fe86ee27b22f72d5e04eaa5eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1520/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTFSILVEIRA.pdf.txtFSILVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain154138http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1520/3/FSILVEIRA.pdf.txta6e48750ceb80600c75d4aac66ca2817MD5311422/15202023-11-30 00:01:56.697oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema
title Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema
spellingShingle Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema
Silveira, Fábio Rodrigues da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Cinema
Subjetividade
Experiencia
title_short Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema
title_full Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema
title_fullStr Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema
title_full_unstemmed Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema
title_sort Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema
author Silveira, Fábio Rodrigues da
author_facet Silveira, Fábio Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6656585766641643
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Fábio Rodrigues da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Junqueira, Maria Helena
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maciel, Katia
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8100404916721779
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lins, Consuelo da Luz
contributor_str_mv Junqueira, Maria Helena
Maciel, Katia
Lins, Consuelo da Luz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Cinema
Subjetividade
Experiencia
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Subjetividade
Experiencia
description Institucionalizados ora como dois gêneros opostos portadores de elementos particulares ora como gêneros mais próximos do que indicam a um primeiro olhar, o documentário e a ficção no cinema são, ao menos de acordo com o senso comum, de fácil distinção. A discussão em torno das fronteiras entre ficção e documentário no cinema, contudo, mascara uma outra, de relevância ainda maior: o papel central que a realização do filme livre das amarras desses gêneros e a partir de experiências pessoais tem. Dessa forma, é importante investigar como se pode filmar a subjetividade no momento em que ela surge, ou seja, durante a experiência, especificamente no cinema contemporâneo, representado aqui pelo cinema iraniano e os cineastas Agnés Varda e Jonathan Caouette.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-08T19:04:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, Fábio Rodrigues da. Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema. 2006. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1520
identifier_str_mv SILVEIRA, Fábio Rodrigues da. Subjetivação pelo olhar: a experiência pessoal nas fronteiras entre o ficcional e o documental no cinema. 2006. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
url http://hdl.handle.net/11422/1520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1520/1/FSILVEIRA.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1520/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1520/3/FSILVEIRA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5874b725fe86ee27b22f72d5e04eaa5e
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
a6e48750ceb80600c75d4aac66ca2817
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097072365961216