Amor e ironia na poesia de Cacaso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Márcia Pinto Viegas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19729
Resumo: Este trabalho aborda a presença da ironia em poemas de amor do poeta Antônio Carlos de Brito Cacaso, poeta da geração dos anos 1970 no Brasil. A poesia dessa época, no geral, é marcada pela presença da linguagem que aproxima o “eu” do poema do “eu” leitor, pelo aspecto manufaturado de produção e pela coloquialidade. A ironia se manifesta, em geral, como recurso dessa forma de produção poética, e para uma breve abordagem dessa questão foi utilizado o estudo de Lélia Parreira Duarte (1994), Ironia, humor e fingimento literário. Para os poemas de Cacaso, serão trazidos poemas dos livros Grupo escolar (1974), Mar de mineiro (1982), Beijo na boca e outros poemas (1985), e as antologias Lero-lero (2002) e Poesia completa (2020). Quanto ao estudo sobre a ironia, foi utilizado o texto Ironia, humor e fingimento literário (1994), da autora Lélia Parreira Duarte
id UFRJ_d39ac80926f3b41ace659288f54ed068
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19729
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rego, Márcia Pinto Viegashttp://lattes.cnpq.br/1754323902435093http://lattes.cnpq.br/9087378821387818Bastos, Laíse Ribas2023-02-15T16:48:45Z2023-11-30T03:05:28Z2023http://hdl.handle.net/11422/19729Submitted by Bruna Carla Cajé (brunacaje@hotmail.com) on 2023-02-15T16:48:45Z No. of bitstreams: 1 MPVRego.pdf: 289751 bytes, checksum: d235fd69bdf52ffe8a3b70aa952c9dbc (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-15T16:48:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MPVRego.pdf: 289751 bytes, checksum: d235fd69bdf52ffe8a3b70aa952c9dbc (MD5) Previous issue date: 2023Este trabalho aborda a presença da ironia em poemas de amor do poeta Antônio Carlos de Brito Cacaso, poeta da geração dos anos 1970 no Brasil. A poesia dessa época, no geral, é marcada pela presença da linguagem que aproxima o “eu” do poema do “eu” leitor, pelo aspecto manufaturado de produção e pela coloquialidade. A ironia se manifesta, em geral, como recurso dessa forma de produção poética, e para uma breve abordagem dessa questão foi utilizado o estudo de Lélia Parreira Duarte (1994), Ironia, humor e fingimento literário. Para os poemas de Cacaso, serão trazidos poemas dos livros Grupo escolar (1974), Mar de mineiro (1982), Beijo na boca e outros poemas (1985), e as antologias Lero-lero (2002) e Poesia completa (2020). Quanto ao estudo sobre a ironia, foi utilizado o texto Ironia, humor e fingimento literário (1994), da autora Lélia Parreira DuarteporUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRALiteratura brasileiraAmor e ironia na poesia de Cacasoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19729/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALMPVRego.pdfMPVRego.pdfapplication/pdf289751http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19729/1/MPVRego.pdfd235fd69bdf52ffe8a3b70aa952c9dbcMD5111422/197292023-11-30 00:05:28.481oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Amor e ironia na poesia de Cacaso
title Amor e ironia na poesia de Cacaso
spellingShingle Amor e ironia na poesia de Cacaso
Rego, Márcia Pinto Viegas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Literatura brasileira
title_short Amor e ironia na poesia de Cacaso
title_full Amor e ironia na poesia de Cacaso
title_fullStr Amor e ironia na poesia de Cacaso
title_full_unstemmed Amor e ironia na poesia de Cacaso
title_sort Amor e ironia na poesia de Cacaso
author Rego, Márcia Pinto Viegas
author_facet Rego, Márcia Pinto Viegas
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1754323902435093
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9087378821387818
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Márcia Pinto Viegas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastos, Laíse Ribas
contributor_str_mv Bastos, Laíse Ribas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Literatura brasileira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
description Este trabalho aborda a presença da ironia em poemas de amor do poeta Antônio Carlos de Brito Cacaso, poeta da geração dos anos 1970 no Brasil. A poesia dessa época, no geral, é marcada pela presença da linguagem que aproxima o “eu” do poema do “eu” leitor, pelo aspecto manufaturado de produção e pela coloquialidade. A ironia se manifesta, em geral, como recurso dessa forma de produção poética, e para uma breve abordagem dessa questão foi utilizado o estudo de Lélia Parreira Duarte (1994), Ironia, humor e fingimento literário. Para os poemas de Cacaso, serão trazidos poemas dos livros Grupo escolar (1974), Mar de mineiro (1982), Beijo na boca e outros poemas (1985), e as antologias Lero-lero (2002) e Poesia completa (2020). Quanto ao estudo sobre a ironia, foi utilizado o texto Ironia, humor e fingimento literário (1994), da autora Lélia Parreira Duarte
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-15T16:48:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19729
url http://hdl.handle.net/11422/19729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19729/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19729/1/MPVRego.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
d235fd69bdf52ffe8a3b70aa952c9dbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097278486642688