Análise da usabilidade dos portais web das universidades federais brasileiras com base no design emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel José Teixeira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11995
Resumo: A atual sociedade em rede impulsionou o surgimento de novos suportes de informação como os sites e portais mediados por interfaces disponíveis na web. À medida que os suportes se tornaram acessíveis, preocupações a respeito da usabilidade dos recursos e serviços presentes nas interfaces passaram a fazer parte desse contexto. No entanto, percebeu-se que as tradicionais metodologias de usabilidade não abarcavam questões sensoriais e emocionais na experiência de acesso do usuário, consideradas fundamentais neste trabalho. O design emocional surge então como alternativa para avaliação de sites e portais. O objetivo geral deste estudo é facilitar o uso de recursos informacionais disponíveis nos portais web das bibliotecas universitárias existentes em universidades federais brasileiras por meio do design emocional. Utiliza como base teórica os conceitos de biblioteca universitária, fontes de informação eletrônica, portais web, design, design emocional e usabilidade. Consiste em uma pesquisa aplicada e de natureza exploratória, onde busca-se obter resultados na aplicação do design emocional como alternativa para avaliação de portais web que considerem a percepção do usuário nos três níveis colocados por Donald Norman: visceral, comportamental e reflexivo. Adota-se abordagem qualitativa no que diz respeito à análise das respostas baseadas na percepção dos usuários com relação a teoria dos níveis emocionais. Apresenta dois métodos: observação direta e análise de conteúdo. A técnica para coleta de dados se constitui em: atividade prática de interação usuário-fonte de informação; aplicação de um questionário com quatro perguntas. A análise dos dados obtidos foi baseada nas respostas de cada tarefa tanto pela interpretação da observação, quanto pela análise de conteúdo nas respostas dos questionários, ambas permeadas pela teoria. Aponta como resultado uma predominância à intuitividade na experiência de navegação pelos participantes da pesquisa na maioria dos portais (aspecto favorável), mas também questões de desconforto, dificuldade e confusão provocadas por questões de luminosidade, disposição de elementos e organização de menus. Conclui-se que os aspectos emocionais são essenciais em teste de usabilidade para avaliação e análise de interfaces na web.
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À medida que os suportes se tornaram acessíveis, preocupações a respeito da usabilidade dos recursos e serviços presentes nas interfaces passaram a fazer parte desse contexto. No entanto, percebeu-se que as tradicionais metodologias de usabilidade não abarcavam questões sensoriais e emocionais na experiência de acesso do usuário, consideradas fundamentais neste trabalho. O design emocional surge então como alternativa para avaliação de sites e portais. O objetivo geral deste estudo é facilitar o uso de recursos informacionais disponíveis nos portais web das bibliotecas universitárias existentes em universidades federais brasileiras por meio do design emocional. Utiliza como base teórica os conceitos de biblioteca universitária, fontes de informação eletrônica, portais web, design, design emocional e usabilidade. 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