Intervenção social conhecimento e cidadania: por um jornalismo científico popular e contra hegemônico
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2068 |
Resumo: | Analisa o jornalismo científico e suas principais características, especialmente no Brasil. Além desta análise, a monografia contempla a proposta de um jornalismo científico popular e contra-hegemônico. As características do jornalismo científico no Brasil fazem com que ele se afaste cada vez mais do cotidiano popular. Hoje, o jornalismo científico possui um dos índices mais elevados de interesse público, porém o índice de compreensão pública da ciência é relativamente baixo se comparado à procura por informação. Apesar deste distanciamento, o jornalismo científico pode desempenhar sua função social quando recusa o discurso hegemônico difundido pelos jornais e serve como instrumento de contra-hegemonia: auxilia na organização das comunidades populares, considera as particularidades sociais e culturais da região, explicita as diferenças sociais existentes, faz parte da construção do desenvolvimento crítico em relação à difusão hegemônica da ciência nos meios de comunicação e contribui para a educação científica e o aumento da compreensão pública da ciência. |
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Intervenção social conhecimento e cidadania: por um jornalismo científico popular e contra hegemônicoJornalismo científicoContra hegemoniaIntervenção socialCidadaniaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa o jornalismo científico e suas principais características, especialmente no Brasil. Além desta análise, a monografia contempla a proposta de um jornalismo científico popular e contra-hegemônico. As características do jornalismo científico no Brasil fazem com que ele se afaste cada vez mais do cotidiano popular. Hoje, o jornalismo científico possui um dos índices mais elevados de interesse público, porém o índice de compreensão pública da ciência é relativamente baixo se comparado à procura por informação. Apesar deste distanciamento, o jornalismo científico pode desempenhar sua função social quando recusa o discurso hegemônico difundido pelos jornais e serve como instrumento de contra-hegemonia: auxilia na organização das comunidades populares, considera as particularidades sociais e culturais da região, explicita as diferenças sociais existentes, faz parte da construção do desenvolvimento crítico em relação à difusão hegemônica da ciência nos meios de comunicação e contribui para a educação científica e o aumento da compreensão pública da ciência.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBraga, William Diashttp://lattes.cnpq.br/9766999581053753Coutinho, Eduardo Granjahttp://lattes.cnpq.br/2650649315934001Soares, Augusto Henrique Gazir MartinsCosta, Mauricio Pinto da2017-05-23T18:11:48Z2023-12-21T03:01:00Z2008-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCOSTA, Mauricio Pinto da. Intervenção social conhecimento e cidadania: por um jornalismo científico popular e contra hegemônico. 2008. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/2068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2068Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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