Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4871 |
Resumo: | Este trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior. |
id |
UFRJ_d4ca13e591b2371ffa26d5023c991990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4871 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunosProfessoresViolênciaUnidades de Polícia Pacificadora (UPP)Escolas municipaisEstratégica empíricaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEste trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJCastro, Rudi Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/6911466624133651Conceição, Lívia Maria Almeida da2018-09-04T22:10:32Z2023-12-21T03:02:37Z2017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4871Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos |
title |
Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos |
spellingShingle |
Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos Conceição, Lívia Maria Almeida da Professores Violência Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) Escolas municipais Estratégica empírica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos |
title_full |
Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos |
title_fullStr |
Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos |
title_full_unstemmed |
Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos |
title_sort |
Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos |
author |
Conceição, Lívia Maria Almeida da |
author_facet |
Conceição, Lívia Maria Almeida da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Rudi Rocha de http://lattes.cnpq.br/6911466624133651 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Lívia Maria Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Violência Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) Escolas municipais Estratégica empírica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Professores Violência Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) Escolas municipais Estratégica empírica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Este trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03 2018-09-04T22:10:32Z 2023-12-21T03:02:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/4871 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455972163846144 |