Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Lívia Maria Almeida da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4871
Resumo: Este trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior.
id UFRJ_d4ca13e591b2371ffa26d5023c991990
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4871
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunosProfessoresViolênciaUnidades de Polícia Pacificadora (UPP)Escolas municipaisEstratégica empíricaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEste trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJCastro, Rudi Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/6911466624133651Conceição, Lívia Maria Almeida da2018-09-04T22:10:32Z2023-12-21T03:02:37Z2017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4871Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
title Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
spellingShingle Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
Conceição, Lívia Maria Almeida da
Professores
Violência
Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)
Escolas municipais
Estratégica empírica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
title_full Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
title_fullStr Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
title_full_unstemmed Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
title_sort Violência e formação de expectativas: a percepção de professores sobre o futuro escolar dos seus alunos
author Conceição, Lívia Maria Almeida da
author_facet Conceição, Lívia Maria Almeida da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Rudi Rocha de
http://lattes.cnpq.br/6911466624133651
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Lívia Maria Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Violência
Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)
Escolas municipais
Estratégica empírica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Professores
Violência
Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)
Escolas municipais
Estratégica empírica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este trabalho utiliza dados das escolas municipais do Rio de Janeiro localizadas próximo de favelas para estudar como a violência que ocorre nas proximidades das escolas afeta as expectativas dos professores quanto ao futuro escolar dos seus alunos. A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do município foi explorada como fonte de variação para violência. Os resultados mostram que professores de escolas próximas de favelas que foram pacificadas tem uma expectativa mais otimista em relação ao futuro dos seus alunos quando comparados aos professores de escolas próximas de favelas não pacificadas. Eles têm uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino fundamental, uma probabilidade significativamente maior de declararem que acreditam que quase todos os alunos concluirão o ensino médio, e uma probabilidade significativamente menor de declararem que acreditam que poucos alunos ingressarão no ensino superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03
2018-09-04T22:10:32Z
2023-12-21T03:02:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4871
url http://hdl.handle.net/11422/4871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455972163846144