As paixões nas fakes news
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15683 |
Resumo: | Greimas (2014) afirma que o discurso é um lugar frágil, em que se inscrevem e em que se leem a verdade e a falsidade, a mentira e o segredo. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar, qualitativamente, a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica de linha francesa, o perfil do enunciatário segundo as paixões que são mobilizadas em discursos de fake news. Para isso, foram coletadas dez notícias, de forma aleatória, da agência de verificação Boatos.org entre o período de julho a setembro de 2021. Considerando o grande poder de propagação das fake news e seu impacto na sociedade, a relevância desse estudo se dá pela contribuição da semiótica na compreensão de mecanismos que atuam na produção e recepção desses textos. Segundo Greimas (2014), há uma relação fundamental entre enunciador e enunciatário na construção dos discursos e um contrato de veridicção entre esses actantes. Logo, quando o destinador apresenta um valor, o destinatário examina se é um valor aceitável, sendo este seu primeiro julgamento. Caso esse não seja reconhecido pelo enunciatário como compatível ao seu universo cognitivo, ele não aceita essa manipulação. A sanção veridictória de um discurso (ser ou não ser) pode se estabelecer no âmbito sensível e no âmbito inteligível (GOMES, 2019). Para fazer a análise, nossa atenção se volta aos recursos sensíveis e efeitos passionais. Segundo Barros (2005, p. 52), “o exame das paixões, sob a forma de percursos modais, explica a organização semântica da narrativa, ou seja, os ‘estados de alma’ dos sujeitos, modificados no desenrolar da história”. Há quatro tipos de modalização (querer, dever, poder e saber), sobredeterminadas pelo crer, e suas variadas combinações desencadeiam diferentes ações no texto, sendo responsáveis também por dar origem às paixões. Logo, além dos arranjos modais, a tonicidade, a temporalidade e a aspectualidade são componentes fundamentais para a compreensão das paixões. Os resultados da análise mostraram que, no período selecionado para constituir o corpus, as fake news instauram enunciatários mobilizados principalmente pelas paixões da indignação, repulsa, raiva, covardia, desconfiança e descrença. Ademais, mostrou-se que as paixões malevolentes são predominantes no corpus e que as fake news analisadas apresentam um enunciatário suscetível a paixões tônicas. |
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As paixões nas fakes newsSemióticaFake newsAnálise do discursoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAGreimas (2014) afirma que o discurso é um lugar frágil, em que se inscrevem e em que se leem a verdade e a falsidade, a mentira e o segredo. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar, qualitativamente, a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica de linha francesa, o perfil do enunciatário segundo as paixões que são mobilizadas em discursos de fake news. Para isso, foram coletadas dez notícias, de forma aleatória, da agência de verificação Boatos.org entre o período de julho a setembro de 2021. Considerando o grande poder de propagação das fake news e seu impacto na sociedade, a relevância desse estudo se dá pela contribuição da semiótica na compreensão de mecanismos que atuam na produção e recepção desses textos. Segundo Greimas (2014), há uma relação fundamental entre enunciador e enunciatário na construção dos discursos e um contrato de veridicção entre esses actantes. Logo, quando o destinador apresenta um valor, o destinatário examina se é um valor aceitável, sendo este seu primeiro julgamento. Caso esse não seja reconhecido pelo enunciatário como compatível ao seu universo cognitivo, ele não aceita essa manipulação. A sanção veridictória de um discurso (ser ou não ser) pode se estabelecer no âmbito sensível e no âmbito inteligível (GOMES, 2019). Para fazer a análise, nossa atenção se volta aos recursos sensíveis e efeitos passionais. Segundo Barros (2005, p. 52), “o exame das paixões, sob a forma de percursos modais, explica a organização semântica da narrativa, ou seja, os ‘estados de alma’ dos sujeitos, modificados no desenrolar da história”. Há quatro tipos de modalização (querer, dever, poder e saber), sobredeterminadas pelo crer, e suas variadas combinações desencadeiam diferentes ações no texto, sendo responsáveis também por dar origem às paixões. Logo, além dos arranjos modais, a tonicidade, a temporalidade e a aspectualidade são componentes fundamentais para a compreensão das paixões. Os resultados da análise mostraram que, no período selecionado para constituir o corpus, as fake news instauram enunciatários mobilizados principalmente pelas paixões da indignação, repulsa, raiva, covardia, desconfiança e descrença. Ademais, mostrou-se que as paixões malevolentes são predominantes no corpus e que as fake news analisadas apresentam um enunciatário suscetível a paixões tônicas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJGomes, Regina Souzahttp://lattes.cnpq.br/1262587694797645http://lattes.cnpq.br/5297981157814032Antunes, Tiana Andreza Melohttp://lattes.cnpq.br/3420332624925911Alves, Sarah de Araujo2021-11-26T18:26:22Z2023-12-21T03:08:39Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/15683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15683Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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