Hayley Williams e a representação da mulher no rock
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17473 |
Resumo: | Este projeto busca investigar a representação da mulher no cenário do rock, ao tomar a carreira de Hayley Williams, vocalista norte-americana da banda Paramore, como estudo de caso, simbolizando a mulher roqueira no contexto dos anos 2000. Ao longo dos capítulos, o estudo analisa uma roqueira por década desde a fundação do rock, na década de 1950: Sister Rosetta Tharpe, nos anos 50; Janis Joplin, nos anos 60; Suzi Quatro, nos anos 70; Cyndi Lauper, nos anos 80 e o movimento político-cultural riot grrrl, nos anos 90. O trabalho tem como base conceitos sobre música popular massiva, cultura pop, ideologia do rock, a noção de autenticidade e estudos de gênero. Além da análise de livros, artigos e outras publicações acadêmicas, também conta com conteúdos observados em canções, videoclipes, performances, declarações e entrevistas veiculadas pela mídia das referidas artistas. |
id |
UFRJ_d67e9ef5efdaa04457dadd8895577dd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17473 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Hayley Williams e a representação da mulher no rockRockMúsica popularMulheresCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOEste projeto busca investigar a representação da mulher no cenário do rock, ao tomar a carreira de Hayley Williams, vocalista norte-americana da banda Paramore, como estudo de caso, simbolizando a mulher roqueira no contexto dos anos 2000. Ao longo dos capítulos, o estudo analisa uma roqueira por década desde a fundação do rock, na década de 1950: Sister Rosetta Tharpe, nos anos 50; Janis Joplin, nos anos 60; Suzi Quatro, nos anos 70; Cyndi Lauper, nos anos 80 e o movimento político-cultural riot grrrl, nos anos 90. O trabalho tem como base conceitos sobre música popular massiva, cultura pop, ideologia do rock, a noção de autenticidade e estudos de gênero. Além da análise de livros, artigos e outras publicações acadêmicas, também conta com conteúdos observados em canções, videoclipes, performances, declarações e entrevistas veiculadas pela mídia das referidas artistas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJCosta, Cristiane HenriquesSantos, Suzy dosLana, Lígia Campos de CerqueiraDias, Larissa Petrini2022-06-30T19:01:40Z2023-12-21T03:09:02Z2019-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDIAS, Larissa Petrini. Hayley Williams e a representação da mulher no rock. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/17473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17473Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hayley Williams e a representação da mulher no rock |
title |
Hayley Williams e a representação da mulher no rock |
spellingShingle |
Hayley Williams e a representação da mulher no rock Dias, Larissa Petrini Rock Música popular Mulheres CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Hayley Williams e a representação da mulher no rock |
title_full |
Hayley Williams e a representação da mulher no rock |
title_fullStr |
Hayley Williams e a representação da mulher no rock |
title_full_unstemmed |
Hayley Williams e a representação da mulher no rock |
title_sort |
Hayley Williams e a representação da mulher no rock |
author |
Dias, Larissa Petrini |
author_facet |
Dias, Larissa Petrini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Cristiane Henriques Santos, Suzy dos Lana, Lígia Campos de Cerqueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Larissa Petrini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rock Música popular Mulheres CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Rock Música popular Mulheres CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Este projeto busca investigar a representação da mulher no cenário do rock, ao tomar a carreira de Hayley Williams, vocalista norte-americana da banda Paramore, como estudo de caso, simbolizando a mulher roqueira no contexto dos anos 2000. Ao longo dos capítulos, o estudo analisa uma roqueira por década desde a fundação do rock, na década de 1950: Sister Rosetta Tharpe, nos anos 50; Janis Joplin, nos anos 60; Suzi Quatro, nos anos 70; Cyndi Lauper, nos anos 80 e o movimento político-cultural riot grrrl, nos anos 90. O trabalho tem como base conceitos sobre música popular massiva, cultura pop, ideologia do rock, a noção de autenticidade e estudos de gênero. Além da análise de livros, artigos e outras publicações acadêmicas, também conta com conteúdos observados em canções, videoclipes, performances, declarações e entrevistas veiculadas pela mídia das referidas artistas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 2022-06-30T19:01:40Z 2023-12-21T03:09:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Larissa Petrini. Hayley Williams e a representação da mulher no rock. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/17473 |
identifier_str_mv |
DIAS, Larissa Petrini. Hayley Williams e a representação da mulher no rock. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456026796752896 |