Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5846 |
Resumo: | Defende a ideia de que a falsificação também pode ser uma forma de arte, assim como os falsificadores são artistas. Tendo em vista que arte não é algo que possa ser definido e que muitas vezes, ela está no conceito e não no objeto de arte em si, é proposto aqui um debate e uma análise no âmbito que diz respeito exclusivamente ao talento, simples e puramente do falsário. Trazendo questões sobre o funcionamento do mercado de arte, o leitor poderá ver como o mesmo é afetado quando este tipo de caso vem à tona. Além disso, é mostrado como se identificar uma obra autêntica de uma falsa utilizando os testes científicos combinados com as avaliações de especialistas no ramo. De forma alguma o crime é defendido neste trabalho, mas sim o fato de que essas pessoas são verdadeiros artistas. Para exemplificar essa ideia, é apresentada a história de Han Van Meegeren, um dos maiores falsificadores de todos os tempos, além de outros casos reais atuais. É válido citar também, a abordagem feita sobre as leis brasileiras que agem no combate à falsificação e a ainda fragilidade e ‘omissão’ com relação a esta categoria de crime. Por fim, ficam questionamentos, ideias e até mesmo insatisfações que serão compartilhadas a fim de gerar uma maior reflexão sobre o assunto. |
id |
UFRJ_d6d56d28eb673aaf6565da1696cb31cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5846 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Cabral, Beatrice de Andradehttp://lattes.cnpq.br/3808463346007921Ribeiro, Vinícios Kabral2018-11-26T16:49:52Z2023-11-30T03:03:06Z2018CABRAL, Beatrice de Andrade. Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/5846Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2018-11-26T16:49:52Z No. of bitstreams: 1 BCabral.pdf: 1480864 bytes, checksum: 5f114f6f0cbdcc05d593d40ec6f3763f (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-26T16:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BCabral.pdf: 1480864 bytes, checksum: 5f114f6f0cbdcc05d593d40ec6f3763f (MD5) Previous issue date: 2018Defende a ideia de que a falsificação também pode ser uma forma de arte, assim como os falsificadores são artistas. Tendo em vista que arte não é algo que possa ser definido e que muitas vezes, ela está no conceito e não no objeto de arte em si, é proposto aqui um debate e uma análise no âmbito que diz respeito exclusivamente ao talento, simples e puramente do falsário. Trazendo questões sobre o funcionamento do mercado de arte, o leitor poderá ver como o mesmo é afetado quando este tipo de caso vem à tona. Além disso, é mostrado como se identificar uma obra autêntica de uma falsa utilizando os testes científicos combinados com as avaliações de especialistas no ramo. De forma alguma o crime é defendido neste trabalho, mas sim o fato de que essas pessoas são verdadeiros artistas. Para exemplificar essa ideia, é apresentada a história de Han Van Meegeren, um dos maiores falsificadores de todos os tempos, além de outros casos reais atuais. É válido citar também, a abordagem feita sobre as leis brasileiras que agem no combate à falsificação e a ainda fragilidade e ‘omissão’ com relação a esta categoria de crime. Por fim, ficam questionamentos, ideias e até mesmo insatisfações que serão compartilhadas a fim de gerar uma maior reflexão sobre o assunto.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEFalsificaçãoObra de arteDetecçãoMeegeren, Han VanFalsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALBCabral.pdfBCabral.pdfapplication/pdf1480864http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5846/1/BCabral.pdf5f114f6f0cbdcc05d593d40ec6f3763fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5846/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/58462023-11-30 00:03:06.907oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais |
title |
Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais |
spellingShingle |
Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais Cabral, Beatrice de Andrade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Falsificação Obra de arte Detecção Meegeren, Han Van |
title_short |
Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais |
title_full |
Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais |
title_fullStr |
Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais |
title_full_unstemmed |
Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais |
title_sort |
Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais |
author |
Cabral, Beatrice de Andrade |
author_facet |
Cabral, Beatrice de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3808463346007921 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Beatrice de Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Vinícios Kabral |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Vinícios Kabral |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Falsificação Obra de arte Detecção Meegeren, Han Van |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Falsificação Obra de arte Detecção Meegeren, Han Van |
description |
Defende a ideia de que a falsificação também pode ser uma forma de arte, assim como os falsificadores são artistas. Tendo em vista que arte não é algo que possa ser definido e que muitas vezes, ela está no conceito e não no objeto de arte em si, é proposto aqui um debate e uma análise no âmbito que diz respeito exclusivamente ao talento, simples e puramente do falsário. Trazendo questões sobre o funcionamento do mercado de arte, o leitor poderá ver como o mesmo é afetado quando este tipo de caso vem à tona. Além disso, é mostrado como se identificar uma obra autêntica de uma falsa utilizando os testes científicos combinados com as avaliações de especialistas no ramo. De forma alguma o crime é defendido neste trabalho, mas sim o fato de que essas pessoas são verdadeiros artistas. Para exemplificar essa ideia, é apresentada a história de Han Van Meegeren, um dos maiores falsificadores de todos os tempos, além de outros casos reais atuais. É válido citar também, a abordagem feita sobre as leis brasileiras que agem no combate à falsificação e a ainda fragilidade e ‘omissão’ com relação a esta categoria de crime. Por fim, ficam questionamentos, ideias e até mesmo insatisfações que serão compartilhadas a fim de gerar uma maior reflexão sobre o assunto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-26T16:49:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CABRAL, Beatrice de Andrade. Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5846 |
identifier_str_mv |
CABRAL, Beatrice de Andrade. Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5846/1/BCabral.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5846/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f114f6f0cbdcc05d593d40ec6f3763f dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097120908738560 |