Mais diplomas, mais produtividade?: Uma análise inicial entre países e setores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4619 |
Resumo: | Analisa a relação entre a escolaridade e a produtividade. A literatura coloca que o investimento em educação, através do aumento da produtividade, tem efeitos positivos em termos de crescimento econômico. Assim, este trabalho buscou investigar tal relação a partir de uma ampla base de dados para diversos países ao longo de um período de quinze anos. Foram realizadas análises econométricas para o caso da produtividade agregada e para os setores agropecuário, industrial e de serviços tradicionais, híbridos e modernos. Foi encontrado que uma maior proporção de horas de trabalho qualificado (realizado por trabalhadores com ensino superior) apresenta relação positiva com a produtividade para o caso agregado e todos os casos setoriais, exceto o industrial. Além disso, como resultado, foi percebido que, ao longo do tempo, a proporção de horas de trabalho qualificado não influenciava mais a produtividade com a mesma relevância. |
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Mais diplomas, mais produtividade?: Uma análise inicial entre países e setoresDesenvolvimento econômicoProdutividadeEducaçãoEconometriaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::ETODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOSAnalisa a relação entre a escolaridade e a produtividade. A literatura coloca que o investimento em educação, através do aumento da produtividade, tem efeitos positivos em termos de crescimento econômico. Assim, este trabalho buscou investigar tal relação a partir de uma ampla base de dados para diversos países ao longo de um período de quinze anos. Foram realizadas análises econométricas para o caso da produtividade agregada e para os setores agropecuário, industrial e de serviços tradicionais, híbridos e modernos. Foi encontrado que uma maior proporção de horas de trabalho qualificado (realizado por trabalhadores com ensino superior) apresenta relação positiva com a produtividade para o caso agregado e todos os casos setoriais, exceto o industrial. Além disso, como resultado, foi percebido que, ao longo do tempo, a proporção de horas de trabalho qualificado não influenciava mais a produtividade com a mesma relevância.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJPero, Valéria Lúciahttp://lattes.cnpq.br/1410179811822160Coelho, BernardoMoraes, Marcelo Lima de2018-08-22T22:00:41Z2023-12-21T03:03:37Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4619Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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