Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1189 |
Resumo: | Análise acerca das chamadas de programação de TV. Para objeto de estudo, são escolhidas as chamadas da programação da Rede Globo, mais especificamente as chamadas de telenovelas, produto de TV mais bem aceito pelo público brasileiro, detentor dos intervalos comerciais mais valorizados e uma das maiores fontes de arrecadação da empresa. Na Rede Globo, as chamadas são produzidas pela Divisão de Promoções, alocada na Central Globo de Programação. A equipe da Promoções inclui produtores, redatores, editores, sonoplastas, videografistas e assistentes, que trabalham na sede da Rede Globo localizada no Jardim Botânico e são alimentados diariamente com material bruto das filmagens realizadas em sua maioria na Central Globo de Produção – o PROJAC. No processo de produção das chamadas, produtor e redator são os profissionais envolvidos na elaboração da abordagem e das estratégias de persuasão das chamadas. As chamadas são filmes de quinze a sessenta segundos, cuja função é promover os programas de TV, garantindo assim altos índices de audiência. Estas peças buscam sensibilizar o telespectador, antecipando acontecimentos do episódio / edição do programa, que a chamada está divulgando. A chamada opera sobre a memória emocional do telespectador, apelando para familiaridade entre as sensações já experimentadas pelo público e as situações evocadas pelo programa, despertando assim a curiosidade e o interesse pelo conteúdo do produto. |
id |
UFRJ_d7a90c45a5d2153c28e7daef6a7993d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1189 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede GloboChamadasProgramação de televisãoPersuasãoInteração com telespectadorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAnálise acerca das chamadas de programação de TV. Para objeto de estudo, são escolhidas as chamadas da programação da Rede Globo, mais especificamente as chamadas de telenovelas, produto de TV mais bem aceito pelo público brasileiro, detentor dos intervalos comerciais mais valorizados e uma das maiores fontes de arrecadação da empresa. Na Rede Globo, as chamadas são produzidas pela Divisão de Promoções, alocada na Central Globo de Programação. A equipe da Promoções inclui produtores, redatores, editores, sonoplastas, videografistas e assistentes, que trabalham na sede da Rede Globo localizada no Jardim Botânico e são alimentados diariamente com material bruto das filmagens realizadas em sua maioria na Central Globo de Produção – o PROJAC. No processo de produção das chamadas, produtor e redator são os profissionais envolvidos na elaboração da abordagem e das estratégias de persuasão das chamadas. As chamadas são filmes de quinze a sessenta segundos, cuja função é promover os programas de TV, garantindo assim altos índices de audiência. Estas peças buscam sensibilizar o telespectador, antecipando acontecimentos do episódio / edição do programa, que a chamada está divulgando. A chamada opera sobre a memória emocional do telespectador, apelando para familiaridade entre as sensações já experimentadas pelo público e as situações evocadas pelo programa, despertando assim a curiosidade e o interesse pelo conteúdo do produto.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarros, Sebastião Amoêdo dehttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785Martins, Joaquim Welleyhttp://lattes.cnpq.br/1061016312083509Oliveira, Ruy Venício Barbosa de2017-01-04T17:32:56Z2023-12-21T03:04:29Z2007-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Ruy Venício Barbosa de. Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1189Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo |
title |
Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo |
spellingShingle |
Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo Oliveira, Ruy Venício Barbosa de Chamadas Programação de televisão Persuasão Interação com telespectador CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo |
title_full |
Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo |
title_fullStr |
Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo |
title_full_unstemmed |
Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo |
title_sort |
Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo |
author |
Oliveira, Ruy Venício Barbosa de |
author_facet |
Oliveira, Ruy Venício Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Sebastião Amoêdo de http://lattes.cnpq.br/9348394251309785 Martins, Joaquim Welley http://lattes.cnpq.br/1061016312083509 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ruy Venício Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chamadas Programação de televisão Persuasão Interação com telespectador CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Chamadas Programação de televisão Persuasão Interação com telespectador CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Análise acerca das chamadas de programação de TV. Para objeto de estudo, são escolhidas as chamadas da programação da Rede Globo, mais especificamente as chamadas de telenovelas, produto de TV mais bem aceito pelo público brasileiro, detentor dos intervalos comerciais mais valorizados e uma das maiores fontes de arrecadação da empresa. Na Rede Globo, as chamadas são produzidas pela Divisão de Promoções, alocada na Central Globo de Programação. A equipe da Promoções inclui produtores, redatores, editores, sonoplastas, videografistas e assistentes, que trabalham na sede da Rede Globo localizada no Jardim Botânico e são alimentados diariamente com material bruto das filmagens realizadas em sua maioria na Central Globo de Produção – o PROJAC. No processo de produção das chamadas, produtor e redator são os profissionais envolvidos na elaboração da abordagem e das estratégias de persuasão das chamadas. As chamadas são filmes de quinze a sessenta segundos, cuja função é promover os programas de TV, garantindo assim altos índices de audiência. Estas peças buscam sensibilizar o telespectador, antecipando acontecimentos do episódio / edição do programa, que a chamada está divulgando. A chamada opera sobre a memória emocional do telespectador, apelando para familiaridade entre as sensações já experimentadas pelo público e as situações evocadas pelo programa, despertando assim a curiosidade e o interesse pelo conteúdo do produto. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-20 2017-01-04T17:32:56Z 2023-12-21T03:04:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ruy Venício Barbosa de. Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://hdl.handle.net/11422/1189 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ruy Venício Barbosa de. Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455955758874624 |