Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ruy Venício Barbosa de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1189
Resumo: Análise acerca das chamadas de programação de TV. Para objeto de estudo, são escolhidas as chamadas da programação da Rede Globo, mais especificamente as chamadas de telenovelas, produto de TV mais bem aceito pelo público brasileiro, detentor dos intervalos comerciais mais valorizados e uma das maiores fontes de arrecadação da empresa. Na Rede Globo, as chamadas são produzidas pela Divisão de Promoções, alocada na Central Globo de Programação. A equipe da Promoções inclui produtores, redatores, editores, sonoplastas, videografistas e assistentes, que trabalham na sede da Rede Globo localizada no Jardim Botânico e são alimentados diariamente com material bruto das filmagens realizadas em sua maioria na Central Globo de Produção – o PROJAC. No processo de produção das chamadas, produtor e redator são os profissionais envolvidos na elaboração da abordagem e das estratégias de persuasão das chamadas. As chamadas são filmes de quinze a sessenta segundos, cuja função é promover os programas de TV, garantindo assim altos índices de audiência. Estas peças buscam sensibilizar o telespectador, antecipando acontecimentos do episódio / edição do programa, que a chamada está divulgando. A chamada opera sobre a memória emocional do telespectador, apelando para familiaridade entre as sensações já experimentadas pelo público e as situações evocadas pelo programa, despertando assim a curiosidade e o interesse pelo conteúdo do produto.
id UFRJ_d7a90c45a5d2153c28e7daef6a7993d0
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1189
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede GloboChamadasProgramação de televisãoPersuasãoInteração com telespectadorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAnálise acerca das chamadas de programação de TV. Para objeto de estudo, são escolhidas as chamadas da programação da Rede Globo, mais especificamente as chamadas de telenovelas, produto de TV mais bem aceito pelo público brasileiro, detentor dos intervalos comerciais mais valorizados e uma das maiores fontes de arrecadação da empresa. Na Rede Globo, as chamadas são produzidas pela Divisão de Promoções, alocada na Central Globo de Programação. A equipe da Promoções inclui produtores, redatores, editores, sonoplastas, videografistas e assistentes, que trabalham na sede da Rede Globo localizada no Jardim Botânico e são alimentados diariamente com material bruto das filmagens realizadas em sua maioria na Central Globo de Produção – o PROJAC. No processo de produção das chamadas, produtor e redator são os profissionais envolvidos na elaboração da abordagem e das estratégias de persuasão das chamadas. As chamadas são filmes de quinze a sessenta segundos, cuja função é promover os programas de TV, garantindo assim altos índices de audiência. Estas peças buscam sensibilizar o telespectador, antecipando acontecimentos do episódio / edição do programa, que a chamada está divulgando. A chamada opera sobre a memória emocional do telespectador, apelando para familiaridade entre as sensações já experimentadas pelo público e as situações evocadas pelo programa, despertando assim a curiosidade e o interesse pelo conteúdo do produto.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarros, Sebastião Amoêdo dehttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785Martins, Joaquim Welleyhttp://lattes.cnpq.br/1061016312083509Oliveira, Ruy Venício Barbosa de2017-01-04T17:32:56Z2023-12-21T03:04:29Z2007-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Ruy Venício Barbosa de. Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1189Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo
title Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo
spellingShingle Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo
Oliveira, Ruy Venício Barbosa de
Chamadas
Programação de televisão
Persuasão
Interação com telespectador
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo
title_full Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo
title_fullStr Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo
title_full_unstemmed Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo
title_sort Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo
author Oliveira, Ruy Venício Barbosa de
author_facet Oliveira, Ruy Venício Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Sebastião Amoêdo de
http://lattes.cnpq.br/9348394251309785
Martins, Joaquim Welley
http://lattes.cnpq.br/1061016312083509
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ruy Venício Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Chamadas
Programação de televisão
Persuasão
Interação com telespectador
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Chamadas
Programação de televisão
Persuasão
Interação com telespectador
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Análise acerca das chamadas de programação de TV. Para objeto de estudo, são escolhidas as chamadas da programação da Rede Globo, mais especificamente as chamadas de telenovelas, produto de TV mais bem aceito pelo público brasileiro, detentor dos intervalos comerciais mais valorizados e uma das maiores fontes de arrecadação da empresa. Na Rede Globo, as chamadas são produzidas pela Divisão de Promoções, alocada na Central Globo de Programação. A equipe da Promoções inclui produtores, redatores, editores, sonoplastas, videografistas e assistentes, que trabalham na sede da Rede Globo localizada no Jardim Botânico e são alimentados diariamente com material bruto das filmagens realizadas em sua maioria na Central Globo de Produção – o PROJAC. No processo de produção das chamadas, produtor e redator são os profissionais envolvidos na elaboração da abordagem e das estratégias de persuasão das chamadas. As chamadas são filmes de quinze a sessenta segundos, cuja função é promover os programas de TV, garantindo assim altos índices de audiência. Estas peças buscam sensibilizar o telespectador, antecipando acontecimentos do episódio / edição do programa, que a chamada está divulgando. A chamada opera sobre a memória emocional do telespectador, apelando para familiaridade entre as sensações já experimentadas pelo público e as situações evocadas pelo programa, despertando assim a curiosidade e o interesse pelo conteúdo do produto.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-20
2017-01-04T17:32:56Z
2023-12-21T03:04:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ruy Venício Barbosa de. Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
http://hdl.handle.net/11422/1189
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ruy Venício Barbosa de. Chamadas: uma análise sobre as chamadas de programação da Rede Globo. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/1189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455955758874624