Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Juliana Figueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9128
Resumo: Esta pesquisa pretende discutir as relações entre a violência e os conceitos de bem e mal apresentadas nos personagens de A fita branca (2009), analisando representações do fascismo nesta obra, e dos microfascismos na Trilogia da frieza (1989, 1992, 1994), traçando paralelos e comparações entre os dois conceitos. Enquanto o primeiro se cria a partir da “educação” rigorosa que é dada às crianças, que tomam gosto pela punição e pelo mal, agindo como se fossem a lei e buscando fervorosamente motivações para praticar o mal entre seus vizinhos, almejando a autoridade e superioridade, o segundo tem motivações opostas: busca-se ficar o mais “escondido” possível, não se envolver em problemas que não concernem a si próprio, não ter uma opinião divergente, viver e esperar a morte ou mesmo buscá-la. Serão utilizados como referências bibliográficas principalmente leituras da obra de Hannah Arendt concernentes à questão do fascismo e da banalização do mal, e de Gilles Deleuze e Félix Guattari acerca dos microfascismos, além de leituras específicas sobre a obra de Michael Haneke.
id UFRJ_d9c80f3c1be80a1de5906a7bc353415d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9128
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Batista, Juliana Figueirahttp://lattes.cnpq.br/6941266547763772Capistrano, Tadeu2019-08-12T16:22:21Z2023-11-30T03:00:57Z2019BATISTA, Juliana Figueira. Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/9128Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2019-08-12T16:22:21Z No. of bitstreams: 1 JFBatista.pdf: 563082 bytes, checksum: 4d7f91d618f4b11a9e77e07cf61bf283 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-12T16:22:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFBatista.pdf: 563082 bytes, checksum: 4d7f91d618f4b11a9e77e07cf61bf283 (MD5) Previous issue date: 2019Esta pesquisa pretende discutir as relações entre a violência e os conceitos de bem e mal apresentadas nos personagens de A fita branca (2009), analisando representações do fascismo nesta obra, e dos microfascismos na Trilogia da frieza (1989, 1992, 1994), traçando paralelos e comparações entre os dois conceitos. Enquanto o primeiro se cria a partir da “educação” rigorosa que é dada às crianças, que tomam gosto pela punição e pelo mal, agindo como se fossem a lei e buscando fervorosamente motivações para praticar o mal entre seus vizinhos, almejando a autoridade e superioridade, o segundo tem motivações opostas: busca-se ficar o mais “escondido” possível, não se envolver em problemas que não concernem a si próprio, não ter uma opinião divergente, viver e esperar a morte ou mesmo buscá-la. Serão utilizados como referências bibliográficas principalmente leituras da obra de Hannah Arendt concernentes à questão do fascismo e da banalização do mal, e de Gilles Deleuze e Félix Guattari acerca dos microfascismos, além de leituras específicas sobre a obra de Michael Haneke.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEFascismoMicrofascismoMichael HanekeFragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Hanekeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALJFBatista.pdfJFBatista.pdfapplication/pdf563082http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9128/1/JFBatista.pdf4d7f91d618f4b11a9e77e07cf61bf283MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9128/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/91282023-11-30 00:00:57.814oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke
title Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke
spellingShingle Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke
Batista, Juliana Figueira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Fascismo
Microfascismo
Michael Haneke
title_short Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke
title_full Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke
title_fullStr Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke
title_full_unstemmed Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke
title_sort Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke
author Batista, Juliana Figueira
author_facet Batista, Juliana Figueira
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6941266547763772
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Juliana Figueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Capistrano, Tadeu
contributor_str_mv Capistrano, Tadeu
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Fascismo
Microfascismo
Michael Haneke
dc.subject.por.fl_str_mv Fascismo
Microfascismo
Michael Haneke
description Esta pesquisa pretende discutir as relações entre a violência e os conceitos de bem e mal apresentadas nos personagens de A fita branca (2009), analisando representações do fascismo nesta obra, e dos microfascismos na Trilogia da frieza (1989, 1992, 1994), traçando paralelos e comparações entre os dois conceitos. Enquanto o primeiro se cria a partir da “educação” rigorosa que é dada às crianças, que tomam gosto pela punição e pelo mal, agindo como se fossem a lei e buscando fervorosamente motivações para praticar o mal entre seus vizinhos, almejando a autoridade e superioridade, o segundo tem motivações opostas: busca-se ficar o mais “escondido” possível, não se envolver em problemas que não concernem a si próprio, não ter uma opinião divergente, viver e esperar a morte ou mesmo buscá-la. Serão utilizados como referências bibliográficas principalmente leituras da obra de Hannah Arendt concernentes à questão do fascismo e da banalização do mal, e de Gilles Deleuze e Félix Guattari acerca dos microfascismos, além de leituras específicas sobre a obra de Michael Haneke.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T16:22:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATISTA, Juliana Figueira. Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/9128
identifier_str_mv BATISTA, Juliana Figueira. Fragmentos de uma cronologia do fascismo no cinema de Michael Haneke. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/9128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9128/1/JFBatista.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9128/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d7f91d618f4b11a9e77e07cf61bf283
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097152270598144