Scenography as architectural experimentation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13514 |
Resumo: | A arquitetura e a cenografia têm compartilhado, historicamente, pesquisas sobre o conceito de espaço, dimensões de tempo, ilusão e realidade. Sempre que a ciência e a tecnologia propõem novas dimensões é a arte que tenta experimentá-las e lembrar que o espaço e o tempo são construções que podem ser relidas e desmontadas. Nesta primeira seção, investigamos os conjuntos de Diller + Scofidio para Moving Target (1996) e EJM 1 e 2 (1998) para as coreografias de Frédéric Flamand; e os sets de Herzog e De Meuron para Tristan und Isolde (Berlin Opera House, 2006) e Attila (Metropolitan Opera House, 2010). Cruzando reflexões de teóricos da arte, do teatro e da arquitetura, como Hal Foster, Rafael Moneo e RoseLee Goldberg, a investigação busca inserir os projetos de cenografia e arquitetura num mesmo campo de pesquisa reivindicado por cada um dos arquitetos. Na obra de Diller + Scofidio, destaca-se o pensamento sobre as imagens reais e mediadas e as novas dimensões do espaço. Para Herzog & De Meuron, a tela e os materiais de textura potencializam o design da luz, lançam questões sobre volume e planura, bem como teatralidade e realidade. As obras estudadas refletem nestes campos artísticos as noções contemporâneas de espaço-tempo, hibridez e processamento virtual. Eles mostram como a natureza do espetáculo tomou a arquitetura, lançando-a em uma pesquisa sobre ilusão, espaço-tempo e movimento ou, para Tschumi, a substituição de "utilitas" ou "função" pelo "acontecimento". |
id |
UFRJ_d9f9945b24cdeceb21606c5d5c656c1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/13514 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Drago, Niuxa Dias2021-01-14T20:08:01Z2023-11-30T03:04:06Z2017-07-10DRAGO, Niuxa Dias. Scenography as architectural experimentation. 15 p. Trabalho apresentado ao International Federation of Theater Research Conference, 2017, São Paulo, SP.http://hdl.handle.net/11422/13514A arquitetura e a cenografia têm compartilhado, historicamente, pesquisas sobre o conceito de espaço, dimensões de tempo, ilusão e realidade. Sempre que a ciência e a tecnologia propõem novas dimensões é a arte que tenta experimentá-las e lembrar que o espaço e o tempo são construções que podem ser relidas e desmontadas. Nesta primeira seção, investigamos os conjuntos de Diller + Scofidio para Moving Target (1996) e EJM 1 e 2 (1998) para as coreografias de Frédéric Flamand; e os sets de Herzog e De Meuron para Tristan und Isolde (Berlin Opera House, 2006) e Attila (Metropolitan Opera House, 2010). Cruzando reflexões de teóricos da arte, do teatro e da arquitetura, como Hal Foster, Rafael Moneo e RoseLee Goldberg, a investigação busca inserir os projetos de cenografia e arquitetura num mesmo campo de pesquisa reivindicado por cada um dos arquitetos. Na obra de Diller + Scofidio, destaca-se o pensamento sobre as imagens reais e mediadas e as novas dimensões do espaço. Para Herzog & De Meuron, a tela e os materiais de textura potencializam o design da luz, lançam questões sobre volume e planura, bem como teatralidade e realidade. As obras estudadas refletem nestes campos artísticos as noções contemporâneas de espaço-tempo, hibridez e processamento virtual. Eles mostram como a natureza do espetáculo tomou a arquitetura, lançando-a em uma pesquisa sobre ilusão, espaço-tempo e movimento ou, para Tschumi, a substituição de "utilitas" ou "função" pelo "acontecimento".Architecture and scenography have been sharing, historically, researches on the concept of space, time dimensions, illusion and reality. Whenever science and technology propose new dimensions, it is Art that tries to experiment them first and remind us that space and time are constructions that can be re-read and disassembled. In this first section, we investigated Diller+Scofidio sceneries for Moving Target (1996) and EJM 1 and 2 (1998) Frédéric Flamand´s choreographies; and Herzog&DeMeuron sceneries for Tristan und Isolde (Berlin Opera House, 2006) and Attila (Metropolitan Opera House, 2010). Crossing theorist’s thoughts on art, theater and architecture, as Hal Foster, Rafael Moneo and RoseLee Goldberg, the investigation seeks to baste the scenography and architecture projects in the same research field claimed by each of the architects. In the work of Diller+Scofidio, stands out the thought about real and mediated images and the new dimensions of space. For Herzog&DeMeuron, the screen and the texture materials power up the light design, starting questions about volume and planarity, as well as theatricality and reality. The works studied reflect in these artistic fields the contemporary notions of space-and-time, hybridity and virtual processing. They show how the nature of the spectacle has taken architecture, launching it into a research on illusion, space-time and movement or, for Tschumi, the replacement of "utilitas" or "function" by the "event".Submitted by Niuxa Drago (niuxadrago@fau.ufrj.br) on 2021-01-11T23:28:50Z No. of bitstreams: 1 Drago-IFTR-2017.pdf: 1443294 bytes, checksum: fdf323bcb62083c1804c42f6894867c9 (MD5)Rejected by Maria Luiza Jardim (luiza@sibi.ufrj.br), reason: Boa tarde, Profa. Niuxa. Validando a sua postagem, tive a impressão de que o texto não se trata apenas de um resumo expandido, mas o texto completo do trabalho que foi apresentado na IFTR Conference em 2017. Nesse caso deverá ser alterado para o tipo de documento: Trabalho publicado em evento Caso concorde, faça a alteração e reenvie no Pantheon. Observe que já fiz algumas alterações em dados inseridos originalmente em alguns campos. Peço não modificá-los. Grata Maria Luiza on 2021-01-13T17:02:03Z (GMT)Submitted by Niuxa Drago (niuxadrago@fau.ufrj.br) on 2021-01-14T19:38:06Z No. of bitstreams: 1 Drago-IFTR-2017.pdf: 1443294 bytes, checksum: fdf323bcb62083c1804c42f6894867c9 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Luiza Jardim (luiza@sibi.ufrj.br) on 2021-01-14T20:08:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Drago-IFTR-2017.pdf: 1443294 bytes, checksum: fdf323bcb62083c1804c42f6894867c9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-14T20:08:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Drago-IFTR-2017.pdf: 1443294 bytes, checksum: fdf323bcb62083c1804c42f6894867c9 (MD5) Previous issue date: 2017-07-10engInternational Federation for Theater Research Conference (IFTR 2017)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::TEORIA DA ARQUITETURACenografiaArquiteturaArchitectureHerzog & de MeuronDiller+ScofidioScenographyScenography as architectural experimentationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2017abertoBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALDrago-IFTR-2017.pdfDrago-IFTR-2017.pdfapplication/pdf1443294http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13514/1/Drago-IFTR-2017.pdffdf323bcb62083c1804c42f6894867c9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13514/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/135142023-11-30 00:04:06.148oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Scenography as architectural experimentation |
title |
Scenography as architectural experimentation |
spellingShingle |
Scenography as architectural experimentation Drago, Niuxa Dias CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::TEORIA DA ARQUITETURA Cenografia Arquitetura Architecture Herzog & de Meuron Diller+Scofidio Scenography |
title_short |
Scenography as architectural experimentation |
title_full |
Scenography as architectural experimentation |
title_fullStr |
Scenography as architectural experimentation |
title_full_unstemmed |
Scenography as architectural experimentation |
title_sort |
Scenography as architectural experimentation |
author |
Drago, Niuxa Dias |
author_facet |
Drago, Niuxa Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drago, Niuxa Dias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::TEORIA DA ARQUITETURA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::TEORIA DA ARQUITETURA Cenografia Arquitetura Architecture Herzog & de Meuron Diller+Scofidio Scenography |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cenografia Arquitetura Architecture Herzog & de Meuron |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Diller+Scofidio Scenography |
description |
A arquitetura e a cenografia têm compartilhado, historicamente, pesquisas sobre o conceito de espaço, dimensões de tempo, ilusão e realidade. Sempre que a ciência e a tecnologia propõem novas dimensões é a arte que tenta experimentá-las e lembrar que o espaço e o tempo são construções que podem ser relidas e desmontadas. Nesta primeira seção, investigamos os conjuntos de Diller + Scofidio para Moving Target (1996) e EJM 1 e 2 (1998) para as coreografias de Frédéric Flamand; e os sets de Herzog e De Meuron para Tristan und Isolde (Berlin Opera House, 2006) e Attila (Metropolitan Opera House, 2010). Cruzando reflexões de teóricos da arte, do teatro e da arquitetura, como Hal Foster, Rafael Moneo e RoseLee Goldberg, a investigação busca inserir os projetos de cenografia e arquitetura num mesmo campo de pesquisa reivindicado por cada um dos arquitetos. Na obra de Diller + Scofidio, destaca-se o pensamento sobre as imagens reais e mediadas e as novas dimensões do espaço. Para Herzog & De Meuron, a tela e os materiais de textura potencializam o design da luz, lançam questões sobre volume e planura, bem como teatralidade e realidade. As obras estudadas refletem nestes campos artísticos as noções contemporâneas de espaço-tempo, hibridez e processamento virtual. Eles mostram como a natureza do espetáculo tomou a arquitetura, lançando-a em uma pesquisa sobre ilusão, espaço-tempo e movimento ou, para Tschumi, a substituição de "utilitas" ou "função" pelo "acontecimento". |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-14T20:08:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DRAGO, Niuxa Dias. Scenography as architectural experimentation. 15 p. Trabalho apresentado ao International Federation of Theater Research Conference, 2017, São Paulo, SP. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/13514 |
identifier_str_mv |
DRAGO, Niuxa Dias. Scenography as architectural experimentation. 15 p. Trabalho apresentado ao International Federation of Theater Research Conference, 2017, São Paulo, SP. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/13514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
International Federation for Theater Research Conference (IFTR 2017) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13514/1/Drago-IFTR-2017.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13514/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fdf323bcb62083c1804c42f6894867c9 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097192106000384 |