Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/24240 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva que tem por objetivo apresentar o status quo da pesquisa internacional sobre a divulgação de informações sobre ações de Responsabilidade Social Corporativa nas principais Redes Sociais. O trabalho baseia-se em um levantamento bibliográfico das publicações dos principais periódicos internacionais listados na base de dados Scopus, onde utilizou-se a Bibiometria como instrumento de análise, resultando em 171 documentos publicados em 98 periódicos, onde, de acordo com a Lei de Brandford, constatou-se que os seis periódicos que são base do núcleo da pesquisa. Verificou-se que o campo de estudo ainda está em desenvolvimento, visto que as redes sociais citadas na pesquisa foram o Twitter, o Facebook, o Youtube e o Instagram, por conseguinte, existem novos nichos de comunicação que podem ser utilizadas pelas empresas, seja pela conscientização dos stakeholders sobre as ações das empresas nos mais diversos setores da economia e pela busca constante de uma reputação corporativa alinhada aos pressupostos de responsabilidade social. |
id |
UFRJ_da1c04a9be2a54cf3d6b2713819b195e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/24240 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométricaResponsabilidade social da empresaMídias sociaisBibliometriaSocial MediaBibliometricsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO presente trabalho consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva que tem por objetivo apresentar o status quo da pesquisa internacional sobre a divulgação de informações sobre ações de Responsabilidade Social Corporativa nas principais Redes Sociais. O trabalho baseia-se em um levantamento bibliográfico das publicações dos principais periódicos internacionais listados na base de dados Scopus, onde utilizou-se a Bibiometria como instrumento de análise, resultando em 171 documentos publicados em 98 periódicos, onde, de acordo com a Lei de Brandford, constatou-se que os seis periódicos que são base do núcleo da pesquisa. Verificou-se que o campo de estudo ainda está em desenvolvimento, visto que as redes sociais citadas na pesquisa foram o Twitter, o Facebook, o Youtube e o Instagram, por conseguinte, existem novos nichos de comunicação que podem ser utilizadas pelas empresas, seja pela conscientização dos stakeholders sobre as ações das empresas nos mais diversos setores da economia e pela busca constante de uma reputação corporativa alinhada aos pressupostos de responsabilidade social.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJPereira, Eliane Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/1256434444662328Mafra, José Roberto Douradohttp://lattes.cnpq.br/5517225054392431Chaves, Maria Cecília de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/3676460678210251Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves2024-11-07T18:48:43Z2024-11-09T03:00:12Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCERQUEIRA, Antonio Cezar de Faria Alves. Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/24240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-11-09T03:00:12Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/24240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-09T03:00:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica |
title |
Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica |
spellingShingle |
Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves Responsabilidade social da empresa Mídias sociais Bibliometria Social Media Bibliometrics CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica |
title_full |
Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica |
title_fullStr |
Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica |
title_full_unstemmed |
Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica |
title_sort |
Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica |
author |
Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves |
author_facet |
Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Eliane Ribeiro http://lattes.cnpq.br/1256434444662328 Mafra, José Roberto Dourado http://lattes.cnpq.br/5517225054392431 Chaves, Maria Cecília de Carvalho http://lattes.cnpq.br/3676460678210251 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social da empresa Mídias sociais Bibliometria Social Media Bibliometrics CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Responsabilidade social da empresa Mídias sociais Bibliometria Social Media Bibliometrics CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
O presente trabalho consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva que tem por objetivo apresentar o status quo da pesquisa internacional sobre a divulgação de informações sobre ações de Responsabilidade Social Corporativa nas principais Redes Sociais. O trabalho baseia-se em um levantamento bibliográfico das publicações dos principais periódicos internacionais listados na base de dados Scopus, onde utilizou-se a Bibiometria como instrumento de análise, resultando em 171 documentos publicados em 98 periódicos, onde, de acordo com a Lei de Brandford, constatou-se que os seis periódicos que são base do núcleo da pesquisa. Verificou-se que o campo de estudo ainda está em desenvolvimento, visto que as redes sociais citadas na pesquisa foram o Twitter, o Facebook, o Youtube e o Instagram, por conseguinte, existem novos nichos de comunicação que podem ser utilizadas pelas empresas, seja pela conscientização dos stakeholders sobre as ações das empresas nos mais diversos setores da economia e pela busca constante de uma reputação corporativa alinhada aos pressupostos de responsabilidade social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-11-07T18:48:43Z 2024-11-09T03:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CERQUEIRA, Antonio Cezar de Faria Alves. Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/24240 |
identifier_str_mv |
CERQUEIRA, Antonio Cezar de Faria Alves. Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/24240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456049083187200 |