Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/24240
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva que tem por objetivo apresentar o status quo da pesquisa internacional sobre a divulgação de informações sobre ações de Responsabilidade Social Corporativa nas principais Redes Sociais. O trabalho baseia-se em um levantamento bibliográfico das publicações dos principais periódicos internacionais listados na base de dados Scopus, onde utilizou-se a Bibiometria como instrumento de análise, resultando em 171 documentos publicados em 98 periódicos, onde, de acordo com a Lei de Brandford, constatou-se que os seis periódicos que são base do núcleo da pesquisa. Verificou-se que o campo de estudo ainda está em desenvolvimento, visto que as redes sociais citadas na pesquisa foram o Twitter, o Facebook, o Youtube e o Instagram, por conseguinte, existem novos nichos de comunicação que podem ser utilizadas pelas empresas, seja pela conscientização dos stakeholders sobre as ações das empresas nos mais diversos setores da economia e pela busca constante de uma reputação corporativa alinhada aos pressupostos de responsabilidade social.
id UFRJ_da1c04a9be2a54cf3d6b2713819b195e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/24240
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométricaResponsabilidade social da empresaMídias sociaisBibliometriaSocial MediaBibliometricsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO presente trabalho consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva que tem por objetivo apresentar o status quo da pesquisa internacional sobre a divulgação de informações sobre ações de Responsabilidade Social Corporativa nas principais Redes Sociais. O trabalho baseia-se em um levantamento bibliográfico das publicações dos principais periódicos internacionais listados na base de dados Scopus, onde utilizou-se a Bibiometria como instrumento de análise, resultando em 171 documentos publicados em 98 periódicos, onde, de acordo com a Lei de Brandford, constatou-se que os seis periódicos que são base do núcleo da pesquisa. Verificou-se que o campo de estudo ainda está em desenvolvimento, visto que as redes sociais citadas na pesquisa foram o Twitter, o Facebook, o Youtube e o Instagram, por conseguinte, existem novos nichos de comunicação que podem ser utilizadas pelas empresas, seja pela conscientização dos stakeholders sobre as ações das empresas nos mais diversos setores da economia e pela busca constante de uma reputação corporativa alinhada aos pressupostos de responsabilidade social.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJPereira, Eliane Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/1256434444662328Mafra, José Roberto Douradohttp://lattes.cnpq.br/5517225054392431Chaves, Maria Cecília de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/3676460678210251Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves2024-11-07T18:48:43Z2024-11-09T03:00:12Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCERQUEIRA, Antonio Cezar de Faria Alves. Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/24240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-11-09T03:00:12Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/24240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-09T03:00:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica
title Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica
spellingShingle Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica
Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves
Responsabilidade social da empresa
Mídias sociais
Bibliometria
Social Media
Bibliometrics
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica
title_full Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica
title_fullStr Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica
title_full_unstemmed Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica
title_sort Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica
author Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves
author_facet Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Eliane Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/1256434444662328
Mafra, José Roberto Dourado
http://lattes.cnpq.br/5517225054392431
Chaves, Maria Cecília de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/3676460678210251
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Antonio Cezar de Farias Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa
Mídias sociais
Bibliometria
Social Media
Bibliometrics
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Responsabilidade social da empresa
Mídias sociais
Bibliometria
Social Media
Bibliometrics
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description O presente trabalho consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva que tem por objetivo apresentar o status quo da pesquisa internacional sobre a divulgação de informações sobre ações de Responsabilidade Social Corporativa nas principais Redes Sociais. O trabalho baseia-se em um levantamento bibliográfico das publicações dos principais periódicos internacionais listados na base de dados Scopus, onde utilizou-se a Bibiometria como instrumento de análise, resultando em 171 documentos publicados em 98 periódicos, onde, de acordo com a Lei de Brandford, constatou-se que os seis periódicos que são base do núcleo da pesquisa. Verificou-se que o campo de estudo ainda está em desenvolvimento, visto que as redes sociais citadas na pesquisa foram o Twitter, o Facebook, o Youtube e o Instagram, por conseguinte, existem novos nichos de comunicação que podem ser utilizadas pelas empresas, seja pela conscientização dos stakeholders sobre as ações das empresas nos mais diversos setores da economia e pela busca constante de uma reputação corporativa alinhada aos pressupostos de responsabilidade social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-11-07T18:48:43Z
2024-11-09T03:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CERQUEIRA, Antonio Cezar de Faria Alves. Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/24240
identifier_str_mv CERQUEIRA, Antonio Cezar de Faria Alves. Publicações internacionais de responsabilidade social corporativa: uma análise bibliométrica. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/24240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456049083187200