Livros de artistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Clara Amado
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4224
Resumo: Os critérios que podem determinar a seleção de um tema para uma pesquisa, giram em torno da importância do mesmo no contexto em que se inseriu. A escolha dos “Livros” de Lygia Pape, como objeto desta dissertação confirma esta condição. A importância vem da qualidade de seus trabalhos e de sua relevância no capítulo cultural nacional, pois enquanto integrante do Movimento Neoconcreto, na década de 50 (cinquenta), deixou como legado uma das mais importantes heranças da arte moderna brasileira. Ao todo, a artista produziu quatro “Livros”, entre os anos de 1957 e 1960. São eles os “Livros Poema”, o “Livro da Arquitetura” e o “Livro do Tempo”. O conhecimento destes livros levará ao entendimento de questões ligadas à Poesia Concreta e ao Manifesto Neoconcreto, que selou a ruptura definitiva entre os dois grupos que polarizam este momento cultural, o grupo concreto de São Paulo e o grupo concreto do Rio de Janeiro. O conhecimento dos “Livros” levou à percepção de que possuem uma relação bem definida de participação do espectador, no plano mental e no plano físico. Todos eles exigem o toque, a manipulação. Partindo dessa premissa, o processo de análise levou em consideração o entendimento de que a arte se completa na recepção. Por isso esta dissertação, está sustentada no campo teórico por pensadores que trabalham na ampliação do campo da percepção e na teoria da recepção, Merleau-Ponty e Mikel Dufrenne, e ainda de dois outros filósofos ligados ao campo da fenomenologia, Bergson e Bachelard. No decorrer da dissertação, tornou-se necessário traçar paralelos com obras de artistas do mesmo período, a fim de perceber a singularidade da obra de Lygia Pape, assim como estabelecer relações com outras obras suas, os "Tecelares" (1954/1959), o "Ballet" (1958) e o "Ovo" (1968). A metodologia definida para esta dissertação estabeleceu como prioridade para o processo de análise o contato direto com as obras, em sintonia com o pensamento de Pierre Francastel, que entende a obra como “pensamento plástico”, que deve ser buscado na própria obra e não fora dela.
id UFRJ_dc5c3115d057740c18ffd0e6780c6c95
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4224
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Martins, Maria Clara Amadohttp://lattes.cnpq.br/7215951323937810http://lattes.cnpq.br/1663095060935751Rodrigues, Antônio Edmilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/2656428185505030Tavora, Maria Luisa Luzhttp://lattes.cnpq.br/1475064160854139Trinta, Aluizio RamosMedeiros, Rogériohttp://lattes.cnpq.br/5263887934823569Pereira, Sonia Gomes2018-07-04T19:20:42Z2023-11-30T03:02:48Z1996-08http://hdl.handle.net/11422/4224Os critérios que podem determinar a seleção de um tema para uma pesquisa, giram em torno da importância do mesmo no contexto em que se inseriu. A escolha dos “Livros” de Lygia Pape, como objeto desta dissertação confirma esta condição. A importância vem da qualidade de seus trabalhos e de sua relevância no capítulo cultural nacional, pois enquanto integrante do Movimento Neoconcreto, na década de 50 (cinquenta), deixou como legado uma das mais importantes heranças da arte moderna brasileira. Ao todo, a artista produziu quatro “Livros”, entre os anos de 1957 e 1960. São eles os “Livros Poema”, o “Livro da Arquitetura” e o “Livro do Tempo”. O conhecimento destes livros levará ao entendimento de questões ligadas à Poesia Concreta e ao Manifesto Neoconcreto, que selou a ruptura definitiva entre os dois grupos que polarizam este momento cultural, o grupo concreto de São Paulo e o grupo concreto do Rio de Janeiro. O conhecimento dos “Livros” levou à percepção de que possuem uma relação bem definida de participação do espectador, no plano mental e no plano físico. Todos eles exigem o toque, a manipulação. Partindo dessa premissa, o processo de análise levou em consideração o entendimento de que a arte se completa na recepção. Por isso esta dissertação, está sustentada no campo teórico por pensadores que trabalham na ampliação do campo da percepção e na teoria da recepção, Merleau-Ponty e Mikel Dufrenne, e ainda de dois outros filósofos ligados ao campo da fenomenologia, Bergson e Bachelard. No decorrer da dissertação, tornou-se necessário traçar paralelos com obras de artistas do mesmo período, a fim de perceber a singularidade da obra de Lygia Pape, assim como estabelecer relações com outras obras suas, os "Tecelares" (1954/1959), o "Ballet" (1958) e o "Ovo" (1968). A metodologia definida para esta dissertação estabeleceu como prioridade para o processo de análise o contato direto com as obras, em sintonia com o pensamento de Pierre Francastel, que entende a obra como “pensamento plástico”, que deve ser buscado na própria obra e não fora dela.The criteria that may determinate the selection of a particular theme for a search are related to their importance within the subject. The choice of Lygia Pape’s "Livros", as such for this writing just confirms the above mentioned assertion. This importance comes from the quality and the proeminency of her works in the nation’s cultural chapter as a member of the Neoconcrete Movement during the 50’s which left one of the most important legaçy to the brazilian modern art. The artist’s "Livros" work were four, all written between 1957 and 1960. They are the “Livros Poema", the "Livros da Criação”, the "Livros da Arquitetura" and the "Livro do Tempo”. The knowledge of such books will leed to the understanding of questions related to Poesia Concreta and Manifesto Neoconcreto, which marked the rupture between the Rio São Paulo’s concrete groups that had stablished polarity. "Livros" hints that they have a well defined spectator’s relation in both mental and physical planes. They all require the touch, the manipulation. From this premise on the analysis process took into consideration the understanding that art gets complete at the reception. That’s why this essay is supported in theoretic ground by thinkers which endeavoured in enlarging the perseption field and the reception theory- Merleau-Ponty and Mikel Dufrenne-, and also two others philosophers phenomenology field connected, Bergson and Bachelard. During this essay it became necessary to relate to works of artists of the same period, in order to feel the unique character of Lygia Pape’s work as well as stablish relation to others works of her such the "tecelares" (1954-1959), the "Ballet" (1958), and the "Ovo" (1968). The chose method to the present essay have established as priority to the analysis process the direct contact to the works, in accordance to Pierre francastel’s thinking that understand the works as a “plastic thinking" that must be found within itself not outside.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2018-07-04T19:20:42Z No. of bitstreams: 1 532625.pdf: 23715556 bytes, checksum: a3403bdc39fa21ffca2b116cb2a61ec8 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-04T19:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 532625.pdf: 23715556 bytes, checksum: a3403bdc39fa21ffca2b116cb2a61ec8 (MD5) Previous issue date: 1996-08porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEArte modernaNeoconcretismoLivros de artistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL532625.pdf532625.pdfapplication/pdf12219346http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4224/3/532625.pdfd0e5d56a041240ff8ad8d0e111157f74MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4224/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/42242023-11-30 00:02:48.789oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livros de artistas
title Livros de artistas
spellingShingle Livros de artistas
Martins, Maria Clara Amado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Arte moderna
Neoconcretismo
title_short Livros de artistas
title_full Livros de artistas
title_fullStr Livros de artistas
title_full_unstemmed Livros de artistas
title_sort Livros de artistas
author Martins, Maria Clara Amado
author_facet Martins, Maria Clara Amado
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7215951323937810
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1663095060935751
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv Rodrigues, Antônio Edmilson Martins
dc.contributor.advisorCo1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2656428185505030
dc.contributor.advisorCo2.none.fl_str_mv Tavora, Maria Luisa Luz
dc.contributor.advisorCo2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1475064160854139
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Clara Amado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Trinta, Aluizio Ramos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Medeiros, Rogério
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5263887934823569
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Sonia Gomes
contributor_str_mv Trinta, Aluizio Ramos
Medeiros, Rogério
Pereira, Sonia Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Arte moderna
Neoconcretismo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte moderna
Neoconcretismo
description Os critérios que podem determinar a seleção de um tema para uma pesquisa, giram em torno da importância do mesmo no contexto em que se inseriu. A escolha dos “Livros” de Lygia Pape, como objeto desta dissertação confirma esta condição. A importância vem da qualidade de seus trabalhos e de sua relevância no capítulo cultural nacional, pois enquanto integrante do Movimento Neoconcreto, na década de 50 (cinquenta), deixou como legado uma das mais importantes heranças da arte moderna brasileira. Ao todo, a artista produziu quatro “Livros”, entre os anos de 1957 e 1960. São eles os “Livros Poema”, o “Livro da Arquitetura” e o “Livro do Tempo”. O conhecimento destes livros levará ao entendimento de questões ligadas à Poesia Concreta e ao Manifesto Neoconcreto, que selou a ruptura definitiva entre os dois grupos que polarizam este momento cultural, o grupo concreto de São Paulo e o grupo concreto do Rio de Janeiro. O conhecimento dos “Livros” levou à percepção de que possuem uma relação bem definida de participação do espectador, no plano mental e no plano físico. Todos eles exigem o toque, a manipulação. Partindo dessa premissa, o processo de análise levou em consideração o entendimento de que a arte se completa na recepção. Por isso esta dissertação, está sustentada no campo teórico por pensadores que trabalham na ampliação do campo da percepção e na teoria da recepção, Merleau-Ponty e Mikel Dufrenne, e ainda de dois outros filósofos ligados ao campo da fenomenologia, Bergson e Bachelard. No decorrer da dissertação, tornou-se necessário traçar paralelos com obras de artistas do mesmo período, a fim de perceber a singularidade da obra de Lygia Pape, assim como estabelecer relações com outras obras suas, os "Tecelares" (1954/1959), o "Ballet" (1958) e o "Ovo" (1968). A metodologia definida para esta dissertação estabeleceu como prioridade para o processo de análise o contato direto com as obras, em sintonia com o pensamento de Pierre Francastel, que entende a obra como “pensamento plástico”, que deve ser buscado na própria obra e não fora dela.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T19:20:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4224
url http://hdl.handle.net/11422/4224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4224/3/532625.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4224/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d0e5d56a041240ff8ad8d0e111157f74
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097111441145856