Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11789 |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo exploratório, com levantamento bibliográfico e pesquisa com levantamento, dentro do contexto do empreendedorismo no Brasil com foco nas startups criativas, o que são e quais são os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento no cenário nacional e internacional. Para isso, primeiramente, foram analisados alguns aspectos importantes quanto ao desenvolvimento e características das startups e iniciativas nacionais que visam fomentar essa nova modalidade de empreendimento. Em seguida são apresentadas as teorias sobre Economia Criativa que unidas as anteriores funcionamcomo motor da economia através de inovação. A monografia é concluída com os resultados da pesquisa por levantamento que expõe que o excesso de burocracia, impostos e carga tributária são um dos principais desafios para as startups criativas. Além do baixo investimento público e privado na área se comparado as outras áreas, a pouca exposição dos dados da área e uma possível falta de profissionais. Apesar das barreiras, a pesquisa demonstrou que dentre os maiores estímulos estão: a alta escalabilidade das startups criativas ajuda a redução dos custos e a média salarial da área é maior que a média geral do mercado. |
id |
UFRJ_dc8c01712a26223cee2feb53222a9d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11789 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no BrasilStartupsEconomia criativaInovaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAO presente trabalho é um estudo exploratório, com levantamento bibliográfico e pesquisa com levantamento, dentro do contexto do empreendedorismo no Brasil com foco nas startups criativas, o que são e quais são os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento no cenário nacional e internacional. Para isso, primeiramente, foram analisados alguns aspectos importantes quanto ao desenvolvimento e características das startups e iniciativas nacionais que visam fomentar essa nova modalidade de empreendimento. Em seguida são apresentadas as teorias sobre Economia Criativa que unidas as anteriores funcionamcomo motor da economia através de inovação. A monografia é concluída com os resultados da pesquisa por levantamento que expõe que o excesso de burocracia, impostos e carga tributária são um dos principais desafios para as startups criativas. Além do baixo investimento público e privado na área se comparado as outras áreas, a pouca exposição dos dados da área e uma possível falta de profissionais. Apesar das barreiras, a pesquisa demonstrou que dentre os maiores estímulos estão: a alta escalabilidade das startups criativas ajuda a redução dos custos e a média salarial da área é maior que a média geral do mercado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJMatos, Marcelo Gerson Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/4107845843373306Schildt, Letícia Martins2020-04-14T14:46:25Z2023-12-21T03:07:01Z2019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11789Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil |
title |
Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil |
spellingShingle |
Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil Schildt, Letícia Martins Startups Economia criativa Inovação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil |
title_full |
Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil |
title_fullStr |
Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil |
title_full_unstemmed |
Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil |
title_sort |
Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil |
author |
Schildt, Letícia Martins |
author_facet |
Schildt, Letícia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Marcelo Gerson Pessoa de http://lattes.cnpq.br/4107845843373306 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schildt, Letícia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Startups Economia criativa Inovação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
Startups Economia criativa Inovação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
O presente trabalho é um estudo exploratório, com levantamento bibliográfico e pesquisa com levantamento, dentro do contexto do empreendedorismo no Brasil com foco nas startups criativas, o que são e quais são os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento no cenário nacional e internacional. Para isso, primeiramente, foram analisados alguns aspectos importantes quanto ao desenvolvimento e características das startups e iniciativas nacionais que visam fomentar essa nova modalidade de empreendimento. Em seguida são apresentadas as teorias sobre Economia Criativa que unidas as anteriores funcionamcomo motor da economia através de inovação. A monografia é concluída com os resultados da pesquisa por levantamento que expõe que o excesso de burocracia, impostos e carga tributária são um dos principais desafios para as startups criativas. Além do baixo investimento público e privado na área se comparado as outras áreas, a pouca exposição dos dados da área e uma possível falta de profissionais. Apesar das barreiras, a pesquisa demonstrou que dentre os maiores estímulos estão: a alta escalabilidade das startups criativas ajuda a redução dos custos e a média salarial da área é maior que a média geral do mercado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09 2020-04-14T14:46:25Z 2023-12-21T03:07:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11789 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456001659240448 |