Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schildt, Letícia Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11789
Resumo: O presente trabalho é um estudo exploratório, com levantamento bibliográfico e pesquisa com levantamento, dentro do contexto do empreendedorismo no Brasil com foco nas startups criativas, o que são e quais são os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento no cenário nacional e internacional. Para isso, primeiramente, foram analisados alguns aspectos importantes quanto ao desenvolvimento e características das startups e iniciativas nacionais que visam fomentar essa nova modalidade de empreendimento. Em seguida são apresentadas as teorias sobre Economia Criativa que unidas as anteriores funcionamcomo motor da economia através de inovação. A monografia é concluída com os resultados da pesquisa por levantamento que expõe que o excesso de burocracia, impostos e carga tributária são um dos principais desafios para as startups criativas. Além do baixo investimento público e privado na área se comparado as outras áreas, a pouca exposição dos dados da área e uma possível falta de profissionais. Apesar das barreiras, a pesquisa demonstrou que dentre os maiores estímulos estão: a alta escalabilidade das startups criativas ajuda a redução dos custos e a média salarial da área é maior que a média geral do mercado.
id UFRJ_dc8c01712a26223cee2feb53222a9d1b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11789
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no BrasilStartupsEconomia criativaInovaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAO presente trabalho é um estudo exploratório, com levantamento bibliográfico e pesquisa com levantamento, dentro do contexto do empreendedorismo no Brasil com foco nas startups criativas, o que são e quais são os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento no cenário nacional e internacional. Para isso, primeiramente, foram analisados alguns aspectos importantes quanto ao desenvolvimento e características das startups e iniciativas nacionais que visam fomentar essa nova modalidade de empreendimento. Em seguida são apresentadas as teorias sobre Economia Criativa que unidas as anteriores funcionamcomo motor da economia através de inovação. A monografia é concluída com os resultados da pesquisa por levantamento que expõe que o excesso de burocracia, impostos e carga tributária são um dos principais desafios para as startups criativas. Além do baixo investimento público e privado na área se comparado as outras áreas, a pouca exposição dos dados da área e uma possível falta de profissionais. Apesar das barreiras, a pesquisa demonstrou que dentre os maiores estímulos estão: a alta escalabilidade das startups criativas ajuda a redução dos custos e a média salarial da área é maior que a média geral do mercado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJMatos, Marcelo Gerson Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/4107845843373306Schildt, Letícia Martins2020-04-14T14:46:25Z2023-12-21T03:07:01Z2019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11789Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
title Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
spellingShingle Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
Schildt, Letícia Martins
Startups
Economia criativa
Inovação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
title_full Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
title_fullStr Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
title_full_unstemmed Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
title_sort Os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento de startups na área criativa no Brasil
author Schildt, Letícia Martins
author_facet Schildt, Letícia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Marcelo Gerson Pessoa de
http://lattes.cnpq.br/4107845843373306
dc.contributor.author.fl_str_mv Schildt, Letícia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Startups
Economia criativa
Inovação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Startups
Economia criativa
Inovação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description O presente trabalho é um estudo exploratório, com levantamento bibliográfico e pesquisa com levantamento, dentro do contexto do empreendedorismo no Brasil com foco nas startups criativas, o que são e quais são os estímulos e desafios para a constituição e desenvolvimento no cenário nacional e internacional. Para isso, primeiramente, foram analisados alguns aspectos importantes quanto ao desenvolvimento e características das startups e iniciativas nacionais que visam fomentar essa nova modalidade de empreendimento. Em seguida são apresentadas as teorias sobre Economia Criativa que unidas as anteriores funcionamcomo motor da economia através de inovação. A monografia é concluída com os resultados da pesquisa por levantamento que expõe que o excesso de burocracia, impostos e carga tributária são um dos principais desafios para as startups criativas. Além do baixo investimento público e privado na área se comparado as outras áreas, a pouca exposição dos dados da área e uma possível falta de profissionais. Apesar das barreiras, a pesquisa demonstrou que dentre os maiores estímulos estão: a alta escalabilidade das startups criativas ajuda a redução dos custos e a média salarial da área é maior que a média geral do mercado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09
2020-04-14T14:46:25Z
2023-12-21T03:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11789
url http://hdl.handle.net/11422/11789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456001659240448