Aterros sobre solos compressíveis - cálculo automático da sua construção por etapas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1977 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2874 |
Resumo: | Apresentação de um programa automático que permite dimensionar e analisar aterros construídos sobre solos compressíveis e de baixa resistência ao cisalhamento. O programa considera a construção por etapas deste aterro e otimiza a velocidade de sua construção a partir dos dados fornecidos e da estabilidade requerida. São computados pelo programa a velocidade de dissipação de pressão neutra, a evolução dos recalques e do fator de segurança à ruptura e o dimensionamento de drenos. A previsão do comportamento do aterro é obtida pela execução de dois programas principais, assessorados nos cálculos matemáticos por vinte e quatro sub-rotinas. Inicialmente é apresentada uma revisão da literatura, na qual é dado um enfoque especial ao estudo das teorias empregadas na previsão do comportamento do aterro. A seguir são tecidas considerações sobre os fundamentos teóricos inseridos nos programas de computador, apresentados sob forma de atividades executadas em cada programa principal e em cada sub-rotina. Posteriormente é apresentado um manual a ser utilizado pelos usuários que se interessem em estudar o comportamento de aterros sobre solos compressíveis. Finalmente são estudados exemplos de aplicação dos programas, entre eles o do aterro experimental do IPR a ser construído na baixada fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Consideramos que este programa será exaustivamente utilizado pelos engenheiros dos órgãos rodoviários (DNER e DERs) e por firmas projetistas envolvidas com estes problemas. |
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Ferreira, Ronaldo da SilvaSoares, Márcio Miranda2017-09-20T18:30:02Z2023-11-30T03:00:32Z1977-09http://hdl.handle.net/11422/2874Apresentação de um programa automático que permite dimensionar e analisar aterros construídos sobre solos compressíveis e de baixa resistência ao cisalhamento. O programa considera a construção por etapas deste aterro e otimiza a velocidade de sua construção a partir dos dados fornecidos e da estabilidade requerida. São computados pelo programa a velocidade de dissipação de pressão neutra, a evolução dos recalques e do fator de segurança à ruptura e o dimensionamento de drenos. A previsão do comportamento do aterro é obtida pela execução de dois programas principais, assessorados nos cálculos matemáticos por vinte e quatro sub-rotinas. Inicialmente é apresentada uma revisão da literatura, na qual é dado um enfoque especial ao estudo das teorias empregadas na previsão do comportamento do aterro. A seguir são tecidas considerações sobre os fundamentos teóricos inseridos nos programas de computador, apresentados sob forma de atividades executadas em cada programa principal e em cada sub-rotina. Posteriormente é apresentado um manual a ser utilizado pelos usuários que se interessem em estudar o comportamento de aterros sobre solos compressíveis. Finalmente são estudados exemplos de aplicação dos programas, entre eles o do aterro experimental do IPR a ser construído na baixada fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Consideramos que este programa será exaustivamente utilizado pelos engenheiros dos órgãos rodoviários (DNER e DERs) e por firmas projetistas envolvidas com estes problemas.Present an automatic programme wich permits design and analysis of embankments built on compressible and low strengh soils. The programme deals with the step-by-step construction of the embankment and optimizes the rate of construction from the given data and required stability. The programme computes the rate of neutral pressure dissipation, the evolution of settlements and safety factor against rupture, and the size of the drains. The forecast of embankment behaviour is obtained by the execution of two main programmes, and mathematical calculations are performed by twenty-four sub-routines. At the outset there is a review of the pertinent literature in this field with special attention given to the study of the theories applied to the forecast of embankment behaviour. Considerations follow treating of the theoretical fundamentals inserted in the computer programmes presented under the form of activities executed in each of the principal programmes and each sub-routine. Later on, a user manual is presented for those who are interested in studying the behaviour of embankments on compressible soils. Finally, examples of programme appiication are studied with special reference to the experimental embankment of the IPR (Road Research Institute) to be constructed in the lowland areas in the state of Rio de Janeiro. We hope that this programme will be much useful for the engineers of the highway departments (DNER e DERs) and consulting firms dealing with such soil problems.Submitted by Fatima Fonseca (fatima.fonseca@sibi.ufrj.br) on 2017-09-20T18:30:02Z No. of bitstreams: 1 146278.pdf: 6572337 bytes, checksum: ea0839ca3a629551540b5309e57e61a9 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-20T18:30:02Z (GMT). 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