Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Clarice Guimarães Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13262
Resumo: The University Extension is one of the three pillars of the vocation of Universities that is composed of Teaching, Research and Extension. The Extension Course in Implant Dentistry of the Dental School of the Federal University of Rio de Janeiro is an example of this modality of education and training that promotes interaction between university and society through interdisciplinary educational processes. In recent years, the lack of investment in universities has negatively affected these types of courses, which, with limited resources, are forced to seek ways of management to maintain the supply of vacancies and the quality of education. It is essential, therefore, to evaluate the structures and management processes to enable both the continuity of teaching and training of students and the return to society. To do so, an approach was made to this study through the structuring of complex problems. The CHAP² methodology was applied for this structuring and a better understanding of the problem in order to arrive at satisfactory solutions that support the management of the extension course in Implantology. This methodology, in contrast with others that isolate the problem and move quickly to its solution, encompasses two levels: the perception of the problem and the intervention on the problem, in order to integrate the perspectives of the analysts and the agents involved. It is expected from this study a robust and holistic structuring of the critical points of the Extension Course in Implant Dentistry and the development and application of support tools for its management.
id UFRJ_e07c7ff5af64f12d3a12505fa8e7857f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13262
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de JaneiroAdministração da educaçãoCHAP2Extensão UniversitáriaImplantodontiaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALThe University Extension is one of the three pillars of the vocation of Universities that is composed of Teaching, Research and Extension. The Extension Course in Implant Dentistry of the Dental School of the Federal University of Rio de Janeiro is an example of this modality of education and training that promotes interaction between university and society through interdisciplinary educational processes. In recent years, the lack of investment in universities has negatively affected these types of courses, which, with limited resources, are forced to seek ways of management to maintain the supply of vacancies and the quality of education. It is essential, therefore, to evaluate the structures and management processes to enable both the continuity of teaching and training of students and the return to society. To do so, an approach was made to this study through the structuring of complex problems. The CHAP² methodology was applied for this structuring and a better understanding of the problem in order to arrive at satisfactory solutions that support the management of the extension course in Implantology. This methodology, in contrast with others that isolate the problem and move quickly to its solution, encompasses two levels: the perception of the problem and the intervention on the problem, in order to integrate the perspectives of the analysts and the agents involved. It is expected from this study a robust and holistic structuring of the critical points of the Extension Course in Implant Dentistry and the development and application of support tools for its management.A Extensão Universitária é um dos três pilares da vocação das Universidades que é composta pelo Ensino, Pesquisa e Extensão. O curso de Extensão em Implantodontia da Faculdade de Odontologia da UFRJ é um exemplo dessa modalidade de educação e capacitação que promove a interação entre universidade e sociedade através de processos interdisciplinares educativos. Nos últimos anos, a falta de investimentos nas universidades tem afetado negativamente esses tipos de curso, que com recursos limitados são forçados a buscar maneiras de gestão para manter suas vagas e a qualidade do ensino. Faz-se essencial, portanto, a avaliação das estruturas e processos de gestão para possibilitar tanto a continuidade do ensino e capacitação dos alunos como o retorno à sociedade. Para tanto, foi feita uma abordagem desse estudo através de uma estruturação de problemas complexos. Foi feita aplicação da metodologia CHAP2 para essa estruturação e melhor compreensão do problema com o objetivo de chegar a soluções satisfatórias que apoiem a gestão do curso de extensão em implantodontia. Essa metodologia, ao contrário de outras que isolam o problema e passam rapidamente para a sua solução, engloba dois níveis: a percepção do problema e a intervenção sobre o problema, visando integrar as perspectivas dos analistas e dos agentes envolvidos. Espera-se com esse estudo, portanto, uma estruturação robusta e holística dos pontos críticos do Curso de Extensão em Implantodontia e o desenvolvimento e aplicação de ferramental de apoio para a gestão do mesmo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRJLins, Marcos Pereira Estellitahttp://lattes.cnpq.br/2241425930197153http://lattes.cnpq.br/2957464538833098Spyrides, Silvana Marques Mirandahttp://lattes.cnpq.br/2705581837861566Mello, Elson Braga deVidal, Mario Cesar RodriguezMartins, Clarice Guimarães Barros2020-10-18T20:52:46Z2023-12-21T03:02:22Z2019-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/13262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/13262Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
spellingShingle Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Martins, Clarice Guimarães Barros
Administração da educação
CHAP2
Extensão Universitária
Implantodontia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL
title_short Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_fullStr Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_sort Análise e apoio à gestão de curso de extensão universitária: estudo de caso do curso de extensão em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
author Martins, Clarice Guimarães Barros
author_facet Martins, Clarice Guimarães Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Marcos Pereira Estellita
http://lattes.cnpq.br/2241425930197153
http://lattes.cnpq.br/2957464538833098
Spyrides, Silvana Marques Miranda
http://lattes.cnpq.br/2705581837861566
Mello, Elson Braga de
Vidal, Mario Cesar Rodriguez
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Clarice Guimarães Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Administração da educação
CHAP2
Extensão Universitária
Implantodontia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL
topic Administração da educação
CHAP2
Extensão Universitária
Implantodontia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL
description The University Extension is one of the three pillars of the vocation of Universities that is composed of Teaching, Research and Extension. The Extension Course in Implant Dentistry of the Dental School of the Federal University of Rio de Janeiro is an example of this modality of education and training that promotes interaction between university and society through interdisciplinary educational processes. In recent years, the lack of investment in universities has negatively affected these types of courses, which, with limited resources, are forced to seek ways of management to maintain the supply of vacancies and the quality of education. It is essential, therefore, to evaluate the structures and management processes to enable both the continuity of teaching and training of students and the return to society. To do so, an approach was made to this study through the structuring of complex problems. The CHAP² methodology was applied for this structuring and a better understanding of the problem in order to arrive at satisfactory solutions that support the management of the extension course in Implantology. This methodology, in contrast with others that isolate the problem and move quickly to its solution, encompasses two levels: the perception of the problem and the intervention on the problem, in order to integrate the perspectives of the analysts and the agents involved. It is expected from this study a robust and holistic structuring of the critical points of the Extension Course in Implant Dentistry and the development and application of support tools for its management.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03
2020-10-18T20:52:46Z
2023-12-21T03:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13262
url http://hdl.handle.net/11422/13262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456010644488192