Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thainá Targino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/784
Resumo: A convergência de mídias representa uma mudança de paradigmas, de consumo e interação também entre os consumidores e os produtores de mídia. Perante essas modificações nas relações, compreender o que está acontecendo e como cada agente deve se posicionar é uma forma de se preparar para as tendências e para atuar dentro da cultura participativa vigente. O Fandom representa uma vertente que não apenas se populariza, mas vem se tornando ainda mais importante para a compreensão do cenário e também para a indústria do entretenimento. Pensando nisso, o presente estudo procura analisar os conceitos mais significativos para o consumo e a produção de conteúdo na atualidade, refletindo acerca das consequências, as práticas e o poder da cultura dos fãs. Portanto, utilizamos como objeto de estudo a série da HBO, Game of Thrones, para observar como os fãs se posicionam e podem influenciar a produção e o consumo da série.
id UFRJ_e22dfeda8e1c7809293e3bd4d8612b23
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/784
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silva, Thainá Targinohttp://lattes.cnpq.br/1284922248505888Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Ortiz, Anderson de Almeida Canohttp://lattes.cnpq.br/3338372078427869Pereira, Camila Augusta Alves2016-09-15T20:14:48Z2023-11-30T03:02:04Z2014-12-01SILVA, Thainá Targino. Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/784Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-26T18:25:01Z No. of bitstreams: 1 TSilva.pdf: 2544743 bytes, checksum: b41f39a0ddd3660e7ef6a4ae507647d6 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-15T20:14:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TSilva.pdf: 2544743 bytes, checksum: b41f39a0ddd3660e7ef6a4ae507647d6 (MD5) Previous issue date: 2014-12-01A convergência de mídias representa uma mudança de paradigmas, de consumo e interação também entre os consumidores e os produtores de mídia. Perante essas modificações nas relações, compreender o que está acontecendo e como cada agente deve se posicionar é uma forma de se preparar para as tendências e para atuar dentro da cultura participativa vigente. O Fandom representa uma vertente que não apenas se populariza, mas vem se tornando ainda mais importante para a compreensão do cenário e também para a indústria do entretenimento. Pensando nisso, o presente estudo procura analisar os conceitos mais significativos para o consumo e a produção de conteúdo na atualidade, refletindo acerca das consequências, as práticas e o poder da cultura dos fãs. Portanto, utilizamos como objeto de estudo a série da HBO, Game of Thrones, para observar como os fãs se posicionam e podem influenciar a produção e o consumo da série.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAFandomFãMídias sociaisGame of ThronesGame of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTTSilva.pdfTTSilva.pdfapplication/pdf1597020http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/784/3/TTSilva.pdf09274435150a2052f886b8ce5871883eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/784/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTTTSilva.pdf.txtTTSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain193140http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/784/4/TTSilva.pdf.txt7d789ec6f35515546eb5161ab6ad3579MD5411422/7842023-11-30 00:02:04.461oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento
title Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento
spellingShingle Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento
Silva, Thainá Targino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Fandom

Mídias sociais
Game of Thrones
title_short Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento
title_full Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento
title_fullStr Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento
title_full_unstemmed Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento
title_sort Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento
author Silva, Thainá Targino
author_facet Silva, Thainá Targino
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1284922248505888
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thainá Targino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rett, Lucimara
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ortiz, Anderson de Almeida Cano
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3338372078427869
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Camila Augusta Alves
contributor_str_mv Rett, Lucimara
Ortiz, Anderson de Almeida Cano
Pereira, Camila Augusta Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Fandom

Mídias sociais
Game of Thrones
dc.subject.por.fl_str_mv Fandom

Mídias sociais
Game of Thrones
description A convergência de mídias representa uma mudança de paradigmas, de consumo e interação também entre os consumidores e os produtores de mídia. Perante essas modificações nas relações, compreender o que está acontecendo e como cada agente deve se posicionar é uma forma de se preparar para as tendências e para atuar dentro da cultura participativa vigente. O Fandom representa uma vertente que não apenas se populariza, mas vem se tornando ainda mais importante para a compreensão do cenário e também para a indústria do entretenimento. Pensando nisso, o presente estudo procura analisar os conceitos mais significativos para o consumo e a produção de conteúdo na atualidade, refletindo acerca das consequências, as práticas e o poder da cultura dos fãs. Portanto, utilizamos como objeto de estudo a série da HBO, Game of Thrones, para observar como os fãs se posicionam e podem influenciar a produção e o consumo da série.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-15T20:14:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Thainá Targino. Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/784
identifier_str_mv SILVA, Thainá Targino. Game of Thrones e o fandom: o papel do fã na indústria do entretenimento. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/784/3/TTSilva.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/784/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/784/4/TTSilva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 09274435150a2052f886b8ce5871883e
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
7d789ec6f35515546eb5161ab6ad3579
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097068474695680