Utilização da ferramenta PAMVEC para modelagem de caminhões de coleta de lixo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11524 |
Resumo: | Estuda a viabilidade de mudança de combustível e do sistema de propulsão em caminhões de coleta de lixo doméstico. O diesel de origem mineral, combustível tradicionalmente usado neste tipo de veículo, foi substituído, total ou parcialmente, por biogás e eletricidade. Adicionalmente, foram simuladas novas arquiteturas veiculares para o sistema propulsor: veículo elétrico à bateria, híbrido elétrico em série, plug-in em série e veículos com motor de combustão interna, utilizando um compactador plug-in. A utilização da energia elétrica visa, sobretudo,à diminuição do ruído do caminhão, principalmente no compactador, enquanto o uso do biogás foi proposto com o objetivo de utilizar energia gerada a partir de resíduos. O biogás disponibilizado para essa substituição seria gerado por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Calculou-se a relação entre o número de caminhões que podem ser alterados e a percentagem de biogás disponibilizada, levando em conta as particularidades de cada estrutura veicular estudada. Para analisar o desempenho do veículo, utilizou-se a ferramenta PAMVEC (Parametric Analytical Model of Vehicle Energy Consumption), que permite gerar indicadores energéticos, como consumo de energia e combustível, a partir de características do ciclo de direção e das propriedades dos componentes veiculares. Para análise de viabilidade, foram usados critérios financeiros e ambientais. Avaliaram-se o consumo de combustível e o custo das alterações feitas na ETE para gerar energia elétrica a partir do biogás. Já para os critérios ambientais, foram levadas em consideração a diminuição de emissão de gases poluentes e a redução do ruído causado pelo caminhão de coleta. |
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Castro, Flávio Assumpção deAlmeida, Silvio Carlos Anibal dePinto, Fernando Augusto de Noronha CastroOliveira, Luciano BastoSzklo, Alexandre Salem2020-03-13T13:22:19Z2023-11-30T03:03:52Z2013-11http://hdl.handle.net/11422/11524Submitted by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2019-10-10T19:14:28Z No. of bitstreams: 1 monopoli10008894.pdf: 2056146 bytes, checksum: af644bc82e3a8a6d68e3f0c20435a86b (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2020-03-13T13:22:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monopoli10008894.pdf: 2056146 bytes, checksum: af644bc82e3a8a6d68e3f0c20435a86b (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-13T13:22:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monopoli10008894.pdf: 2056146 bytes, checksum: af644bc82e3a8a6d68e3f0c20435a86b (MD5) Previous issue date: 2013-11Estuda a viabilidade de mudança de combustível e do sistema de propulsão em caminhões de coleta de lixo doméstico. O diesel de origem mineral, combustível tradicionalmente usado neste tipo de veículo, foi substituído, total ou parcialmente, por biogás e eletricidade. Adicionalmente, foram simuladas novas arquiteturas veiculares para o sistema propulsor: veículo elétrico à bateria, híbrido elétrico em série, plug-in em série e veículos com motor de combustão interna, utilizando um compactador plug-in. A utilização da energia elétrica visa, sobretudo,à diminuição do ruído do caminhão, principalmente no compactador, enquanto o uso do biogás foi proposto com o objetivo de utilizar energia gerada a partir de resíduos. O biogás disponibilizado para essa substituição seria gerado por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Calculou-se a relação entre o número de caminhões que podem ser alterados e a percentagem de biogás disponibilizada, levando em conta as particularidades de cada estrutura veicular estudada. 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Já para os critérios ambientais, foram levadas em consideração a diminuição de emissão de gases poluentes e a redução do ruído causado pelo caminhão de coleta.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola PolitécnicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEModelos analíticosVeículosColeta de resíduos urbanosTratamento de águaBiogásUtilização da ferramenta PAMVEC para modelagem de caminhões de coleta de lixoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALmonopoli10008894.pdfmonopoli10008894.pdfapplication/pdf2056146http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11524/1/monopoli10008894.pdfaf644bc82e3a8a6d68e3f0c20435a86bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11524/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/115242023-11-30 00:03:52.073oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:52Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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Estuda a viabilidade de mudança de combustível e do sistema de propulsão em caminhões de coleta de lixo doméstico. O diesel de origem mineral, combustível tradicionalmente usado neste tipo de veículo, foi substituído, total ou parcialmente, por biogás e eletricidade. Adicionalmente, foram simuladas novas arquiteturas veiculares para o sistema propulsor: veículo elétrico à bateria, híbrido elétrico em série, plug-in em série e veículos com motor de combustão interna, utilizando um compactador plug-in. A utilização da energia elétrica visa, sobretudo,à diminuição do ruído do caminhão, principalmente no compactador, enquanto o uso do biogás foi proposto com o objetivo de utilizar energia gerada a partir de resíduos. O biogás disponibilizado para essa substituição seria gerado por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Calculou-se a relação entre o número de caminhões que podem ser alterados e a percentagem de biogás disponibilizada, levando em conta as particularidades de cada estrutura veicular estudada. Para analisar o desempenho do veículo, utilizou-se a ferramenta PAMVEC (Parametric Analytical Model of Vehicle Energy Consumption), que permite gerar indicadores energéticos, como consumo de energia e combustível, a partir de características do ciclo de direção e das propriedades dos componentes veiculares. Para análise de viabilidade, foram usados critérios financeiros e ambientais. Avaliaram-se o consumo de combustível e o custo das alterações feitas na ETE para gerar energia elétrica a partir do biogás. Já para os critérios ambientais, foram levadas em consideração a diminuição de emissão de gases poluentes e a redução do ruído causado pelo caminhão de coleta. |
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