Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João Pedro Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21399
Resumo: As crescentes alterações climáticas e as metas de redução de poluição definidas pelos países trouxeram a necessidade de desenvolver tecnologias que possam servir de alternativas menos poluentes. Um dos principais contribuidores para a emissão de gases poluentes é o setor dos transportes. Apesar de melhorias marcantes na tecnologia dos motores de combustão interna, a poluição do ar na maioria das áreas urbanas ainda é medida em níveis considerados prejudiciais para a saúde humana. Ao longo da década de 1990 e além, a Califórnia escolheu melhorar a qualidade do ar por meio da inovação tecnológica, adotando uma legislação que promoveu veículos limpos, com destaque para os veículos elétricos (VEs). Do ponto de vista prático, o presente estudo visou mapear e analisar as ações institucionais e público-privadas realizadas a partir dos anos 1970, nos EUA e especificamente na Califórnia. Os Estados Unidos sediam grandes empresas com participação na indústria dos VEs e registram os níveis mais altos de difusão de VEs e de infraestrutura de carregamento. A injeção de recursos e a formação de um arcabouço institucional consolidado permite uma base de dados sólida quanto a esse tipo de avaliação. A Califórnia fez progressos significativos para reduzir a exposição a poluentes atmosféricos prejudiciais. Esse progresso é fruto de novas regulamentações e programas baseados em dados científicos sólidos. Essas conquistas refletem um esforço coletivo e bipartidário ao longo do último meio século que envolve o legislativo, distritos locais, indústrias regulamentadas e o público.
id UFRJ_e3722ca0787fe1688114fc2a2368f5c7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21399
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Gomes, João Pedro Silvahttp://lattes.cnpq.br/0312066190882972Rosental, Rubenshttp://lattes.cnpq.br/2345598461644207Alves, André Côrteshttp://lattes.cnpq.br/6909017022365585Castro, Nivalde José de2023-08-17T15:42:18Z2023-11-30T03:01:21Z2021-12-21GOMES, João Pedro Silva. Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/21399Submitted by Rayssa Craveiro (rayssasct@gmail.com) on 2023-04-11T01:45:53Z No. of bitstreams: 1 JPSGomes.pdf: 424726 bytes, checksum: 907293da62afeb7947534c1b41419a90 (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2023-08-17T15:42:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JPSGomes.pdf: 424726 bytes, checksum: 907293da62afeb7947534c1b41419a90 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-17T15:42:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JPSGomes.pdf: 424726 bytes, checksum: 907293da62afeb7947534c1b41419a90 (MD5) Previous issue date: 2021-12-21As crescentes alterações climáticas e as metas de redução de poluição definidas pelos países trouxeram a necessidade de desenvolver tecnologias que possam servir de alternativas menos poluentes. Um dos principais contribuidores para a emissão de gases poluentes é o setor dos transportes. Apesar de melhorias marcantes na tecnologia dos motores de combustão interna, a poluição do ar na maioria das áreas urbanas ainda é medida em níveis considerados prejudiciais para a saúde humana. Ao longo da década de 1990 e além, a Califórnia escolheu melhorar a qualidade do ar por meio da inovação tecnológica, adotando uma legislação que promoveu veículos limpos, com destaque para os veículos elétricos (VEs). Do ponto de vista prático, o presente estudo visou mapear e analisar as ações institucionais e público-privadas realizadas a partir dos anos 1970, nos EUA e especificamente na Califórnia. Os Estados Unidos sediam grandes empresas com participação na indústria dos VEs e registram os níveis mais altos de difusão de VEs e de infraestrutura de carregamento. A injeção de recursos e a formação de um arcabouço institucional consolidado permite uma base de dados sólida quanto a esse tipo de avaliação. A Califórnia fez progressos significativos para reduzir a exposição a poluentes atmosféricos prejudiciais. Esse progresso é fruto de novas regulamentações e programas baseados em dados científicos sólidos. Essas conquistas refletem um esforço coletivo e bipartidário ao longo do último meio século que envolve o legislativo, distritos locais, indústrias regulamentadas e o público.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAVeículos elétricosInovações tecnológicasGovernançaEstados UnidosIntrodução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21399/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALJPSGomes.pdfJPSGomes.pdfapplication/pdf424726http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21399/1/JPSGomes.pdf907293da62afeb7947534c1b41419a90MD5111422/213992023-11-30 00:01:21.206oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia
title Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia
spellingShingle Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia
Gomes, João Pedro Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Veículos elétricos
Inovações tecnológicas
Governança
Estados Unidos
title_short Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia
title_full Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia
title_fullStr Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia
title_full_unstemmed Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia
title_sort Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia
author Gomes, João Pedro Silva
author_facet Gomes, João Pedro Silva
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0312066190882972
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv Rosental, Rubens
dc.contributor.advisorCo1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2345598461644207
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João Pedro Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alves, André Côrtes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6909017022365585
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Nivalde José de
contributor_str_mv Alves, André Côrtes
Castro, Nivalde José de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Veículos elétricos
Inovações tecnológicas
Governança
Estados Unidos
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos elétricos
Inovações tecnológicas
Governança
Estados Unidos
description As crescentes alterações climáticas e as metas de redução de poluição definidas pelos países trouxeram a necessidade de desenvolver tecnologias que possam servir de alternativas menos poluentes. Um dos principais contribuidores para a emissão de gases poluentes é o setor dos transportes. Apesar de melhorias marcantes na tecnologia dos motores de combustão interna, a poluição do ar na maioria das áreas urbanas ainda é medida em níveis considerados prejudiciais para a saúde humana. Ao longo da década de 1990 e além, a Califórnia escolheu melhorar a qualidade do ar por meio da inovação tecnológica, adotando uma legislação que promoveu veículos limpos, com destaque para os veículos elétricos (VEs). Do ponto de vista prático, o presente estudo visou mapear e analisar as ações institucionais e público-privadas realizadas a partir dos anos 1970, nos EUA e especificamente na Califórnia. Os Estados Unidos sediam grandes empresas com participação na indústria dos VEs e registram os níveis mais altos de difusão de VEs e de infraestrutura de carregamento. A injeção de recursos e a formação de um arcabouço institucional consolidado permite uma base de dados sólida quanto a esse tipo de avaliação. A Califórnia fez progressos significativos para reduzir a exposição a poluentes atmosféricos prejudiciais. Esse progresso é fruto de novas regulamentações e programas baseados em dados científicos sólidos. Essas conquistas refletem um esforço coletivo e bipartidário ao longo do último meio século que envolve o legislativo, distritos locais, indústrias regulamentadas e o público.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T15:42:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, João Pedro Silva. Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/21399
identifier_str_mv GOMES, João Pedro Silva. Introdução e difusão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos: estudo de caso do estado da Califórnia. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/21399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21399/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21399/1/JPSGomes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
907293da62afeb7947534c1b41419a90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097286626738176