Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3764 |
Resumo: | Analisa o conjunto de blogs e sites dedicados exclusivamente ao Hip-Hop e o papel desta “blogosfera” na criação de uma imprensa alternativa, voltada para este movimento cultural, que não costuma ter espaço de destaque na mídia tradicional. O texto mostra como os próprios fãs e artistas ligados ao gênero desenvolveram seus próprios canais de comunicação, de forma a proporcionar a troca de informações entre o público, sem precisar da intermediação dos grandes grupos de comunicação. Para isso, o autor aproveitou sua experiência como blogueiro durante três anos, à frente do blog Boom Bap, e também entrevistou pessoas ligadas a sites e blogs, de forma a analisar as características destes endereços e os pontos nos quais eles ainda podem melhorar para ter ainda mais relevância. Espera-se que este trabalho possa apontar, através do estudo da blogosfera do Hip-Hop, uma nova forma de se produzir conteúdo na internet, aproveitando as novas tecnologias disponíveis e sem precisar do apoio de grandes empresas. |
id |
UFRJ_e4785a46654daabb1fc3bab60cf78c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3764 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociaisHip hopIndústria culturalBlogsRedes sociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa o conjunto de blogs e sites dedicados exclusivamente ao Hip-Hop e o papel desta “blogosfera” na criação de uma imprensa alternativa, voltada para este movimento cultural, que não costuma ter espaço de destaque na mídia tradicional. O texto mostra como os próprios fãs e artistas ligados ao gênero desenvolveram seus próprios canais de comunicação, de forma a proporcionar a troca de informações entre o público, sem precisar da intermediação dos grandes grupos de comunicação. Para isso, o autor aproveitou sua experiência como blogueiro durante três anos, à frente do blog Boom Bap, e também entrevistou pessoas ligadas a sites e blogs, de forma a analisar as características destes endereços e os pontos nos quais eles ainda podem melhorar para ter ainda mais relevância. Espera-se que este trabalho possa apontar, através do estudo da blogosfera do Hip-Hop, uma nova forma de se produzir conteúdo na internet, aproveitando as novas tecnologias disponíveis e sem precisar do apoio de grandes empresas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJHerschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Sovik, Livhttp://lattes.cnpq.br/7709834262127600Gazir, AugustoAlmeida, Felipe Schmidt Mello2018-03-21T20:25:41Z2023-12-21T03:05:25Z2011-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisALMEIDA, Felipe Schmidt Mello. Noticiando o Hip-Hop brasileiro através de blogs e redes sociais. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/3764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:25Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3764Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociais |
title |
Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociais |
spellingShingle |
Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociais Almeida, Felipe Schmidt Mello Hip hop Indústria cultural Blogs Redes sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociais |
title_full |
Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociais |
title_fullStr |
Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociais |
title_full_unstemmed |
Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociais |
title_sort |
Noticiando o hip-hop brasileiro através de blogs e redes sociais |
author |
Almeida, Felipe Schmidt Mello |
author_facet |
Almeida, Felipe Schmidt Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Herschmann, Micael Maiolino http://lattes.cnpq.br/8285658527971096 Sovik, Liv http://lattes.cnpq.br/7709834262127600 Gazir, Augusto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Felipe Schmidt Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hip hop Indústria cultural Blogs Redes sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Hip hop Indústria cultural Blogs Redes sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Analisa o conjunto de blogs e sites dedicados exclusivamente ao Hip-Hop e o papel desta “blogosfera” na criação de uma imprensa alternativa, voltada para este movimento cultural, que não costuma ter espaço de destaque na mídia tradicional. O texto mostra como os próprios fãs e artistas ligados ao gênero desenvolveram seus próprios canais de comunicação, de forma a proporcionar a troca de informações entre o público, sem precisar da intermediação dos grandes grupos de comunicação. Para isso, o autor aproveitou sua experiência como blogueiro durante três anos, à frente do blog Boom Bap, e também entrevistou pessoas ligadas a sites e blogs, de forma a analisar as características destes endereços e os pontos nos quais eles ainda podem melhorar para ter ainda mais relevância. Espera-se que este trabalho possa apontar, através do estudo da blogosfera do Hip-Hop, uma nova forma de se produzir conteúdo na internet, aproveitando as novas tecnologias disponíveis e sem precisar do apoio de grandes empresas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-06 2018-03-21T20:25:41Z 2023-12-21T03:05:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Felipe Schmidt Mello. Noticiando o Hip-Hop brasileiro através de blogs e redes sociais. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://hdl.handle.net/11422/3764 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Felipe Schmidt Mello. Noticiando o Hip-Hop brasileiro através de blogs e redes sociais. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455960374706176 |