Projeto de um variador de velocidades escalonado sequencial de quatro marchas para aplicação no projeto Baja SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Antonio Victor Miragaia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9557
Resumo: Este trabalho propõe o projeto de um variador como uma alternativa ao atual sistema de transmissão do protótipo da equipe Minerva Baja da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente utiliza-se um combinação de um variador contínuo (CVT) seguido de duas reduções fixas por corrente, o que por sua vez tem trazido algumas complicações à equipe no que diz respeito à correta modelagem dinâmica do comportamento do CVT e problemas inerentes aos projetos que utilizam correntes, como por exemplo alinhamento, espaço disponível reduzido, baixa confiabilidade, etc. O variador proposto será do tipo escalonado e terá quatro velocidades, ou marchas, sendo três à frente e uma à ré. Ele será operado de forma sequencial, como na maioria dos veículos de competição. O dimensionamento das engrenagens seguirá as fórmulas propostas pela ANSI/AGMA 2001-D04 e o dos eixos seguirá um dos quatro critérios de energia de distorção (Soderberg) pois este é relativamente mais rigoroso. Após o dimensionamento será apresentado o projeto em si, contendo o desenho técnico de todas as peças que deverão ser fabricadas bem como a especificação dos itens comerciais, como rolamentos, parafusos, anéis de retenção, etc. Por fim será feita uma conclusão de custo/benefício do projeto.
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Atualmente utiliza-se um combinação de um variador contínuo (CVT) seguido de duas reduções fixas por corrente, o que por sua vez tem trazido algumas complicações à equipe no que diz respeito à correta modelagem dinâmica do comportamento do CVT e problemas inerentes aos projetos que utilizam correntes, como por exemplo alinhamento, espaço disponível reduzido, baixa confiabilidade, etc. O variador proposto será do tipo escalonado e terá quatro velocidades, ou marchas, sendo três à frente e uma à ré. Ele será operado de forma sequencial, como na maioria dos veículos de competição. O dimensionamento das engrenagens seguirá as fórmulas propostas pela ANSI/AGMA 2001-D04 e o dos eixos seguirá um dos quatro critérios de energia de distorção (Soderberg) pois este é relativamente mais rigoroso. 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