Proposta de um processo de avaliação da qualidade do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10194 |
Resumo: | A avaliação da qualidade do conhecimento é um tema pouco discutido na literatura de gestão do conhecimento. Talvez se possa atribuir essa lacuna à dificuldade da tarefa em questão, sendo o conhecimento tácito um tipo de conhecimento difícil de medir, o que contribui para a dificuldade de avaliar sua qualidade. Com base neste contexto desenvolvemos uma proposta de um processo de avaliação da qualidade do conhecimento, que consiste na elaboração de etapas e atividades para a avaliação da qualidade do conhecimento, com base na distribuição de tarefas de análise de cenário. Também introduzimos um novo conceito de tipo de conhecimento, o conhecimento para uso, que é definido como sendo a combinação do conhecimento tácito, do conhecimento explícito e de todos os tipos de conhecimento adquiridos por um indivíduo ao longo de sua vida. E apresentamos uma visão de estado da arte da área de qualidade do conhecimento. Para a consolidação do processo de avaliação foi realizado um estudo de caso exploratório, de modo que os participantes responderam a tarefa de análise do cenário. Onde foi possível avaliar a qualidade do conhecimento para uso e realizar a intercessão entre conhecimentos. Portanto, desenhamos uma metodologia de avaliação que pode ser aplicada ao contexto de avaliação da qualidade do conhecimento. Ao mesmo tempo que pode ser utilizada para avaliar a qualidade de diferentes tipos de conhecimento, dependendo do contexto desejado. |
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Ferreira, Daiane Evangelistahttp://lattes.cnpq.br/8835754059284327Xexéo, Geraldo BonorinoCavalcanti, Marcos do Couto BezerraSouza, Jano Moreira de2019-10-22T16:36:18Z2023-11-30T03:01:16Z2017-03http://hdl.handle.net/11422/10194A avaliação da qualidade do conhecimento é um tema pouco discutido na literatura de gestão do conhecimento. Talvez se possa atribuir essa lacuna à dificuldade da tarefa em questão, sendo o conhecimento tácito um tipo de conhecimento difícil de medir, o que contribui para a dificuldade de avaliar sua qualidade. Com base neste contexto desenvolvemos uma proposta de um processo de avaliação da qualidade do conhecimento, que consiste na elaboração de etapas e atividades para a avaliação da qualidade do conhecimento, com base na distribuição de tarefas de análise de cenário. Também introduzimos um novo conceito de tipo de conhecimento, o conhecimento para uso, que é definido como sendo a combinação do conhecimento tácito, do conhecimento explícito e de todos os tipos de conhecimento adquiridos por um indivíduo ao longo de sua vida. E apresentamos uma visão de estado da arte da área de qualidade do conhecimento. Para a consolidação do processo de avaliação foi realizado um estudo de caso exploratório, de modo que os participantes responderam a tarefa de análise do cenário. Onde foi possível avaliar a qualidade do conhecimento para uso e realizar a intercessão entre conhecimentos. Portanto, desenhamos uma metodologia de avaliação que pode ser aplicada ao contexto de avaliação da qualidade do conhecimento. Ao mesmo tempo que pode ser utilizada para avaliar a qualidade de diferentes tipos de conhecimento, dependendo do contexto desejado.The evaluation of knowledge quality is a subject rarely discussed in the knowledge management literature. Perhaps this gap can be attributed to the difficulty of the task in question, and tacit knowledge is a type of knowledge difficult to measure, which contributes to the difficulty of assessing its quality. Based on this context, we have developed a proposal of an evaluation process of the knowledge quality, which consists in the elaboration of steps and activities for the evaluation of the knowledge quality, based on the distribution of scenario analysis tasks. We also introduce a new concept of knowledge type, knowledge for use, which is defined as the combination of tacit knowledge, explicit knowledge and all kinds of knowledge acquired by an individual throughout his or her life. And we present a view of the state of the art of the knowledge quality area. For the consolidation of the evaluation process an exploratory case study was carried out, so that the participants answered the scenario analysis tasks. Where it was possible to evaluate the quality of knowledge for use and to make the intercession between knowledge. Therefore, we design an evaluation methodology that can be applied to the context of knowledge quality evaluation. At the same time, it can be used to evaluate the quality of different types of knowledge, depending on the desired context.Submitted by Aglair Aguiar (aglair@ct.ufrj.br) on 2019-10-22T16:36:18Z No. of bitstreams: 1 878094.pdf: 3427651 bytes, checksum: 882b8b36e7bb330a0ed918d6b926811e (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-22T16:36:18Z (GMT). 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