Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/692 |
Resumo: | Examina a trajetória percorrida pela identidade social masculina, buscando traçar um panorama de como ela se modificou ao longo do tempo, desde as sociedades tradicionais até as sociedades contemporâneas, a fim de pontuar a relação existente entre cultura, representação e erotização na comunicação publicitária brasileira. Inicialmente será realizada uma análise acerca da cultura e identidade na pós-modernidade, particularmente sobre as transformações referentes à noção de identidade do indivíduo do sexo masculino, pensado através do viés do individualismo que pode ser visto como um dos principais aspectos da contemporaneidade. Em seguida demonstraremos como a publicidade se apropria dos discursos referentes a representação do que constitui a masculinidade através da análise de discurso da campanha “Sim Senhora” da marca Vanish. |
id |
UFRJ_e9add9413429813cc3538c7850616226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/692 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Fábio Castellan Canedohttp://lattes.cnpq.br/7806093153450971Tucherman, Iedahttp://lattes.cnpq.br/2710906080404292Ortiz, Anderson de Almeida Canohttp://lattes.cnpq.br/3338372078427869Nolasco, Sócrates Alvares2016-07-29T18:43:41Z2023-11-30T03:01:09Z2014-05-26MEDEIROS, Fábio Castellan Canedo. Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/692Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-20T13:31:36Z No. of bitstreams: 1 FMedeiros.pdf: 2081369 bytes, checksum: fef9da95ffda54399faa58b9bed7fb08 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-29T18:43:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FMedeiros.pdf: 2081369 bytes, checksum: fef9da95ffda54399faa58b9bed7fb08 (MD5) Previous issue date: 2014-05-26Examina a trajetória percorrida pela identidade social masculina, buscando traçar um panorama de como ela se modificou ao longo do tempo, desde as sociedades tradicionais até as sociedades contemporâneas, a fim de pontuar a relação existente entre cultura, representação e erotização na comunicação publicitária brasileira. Inicialmente será realizada uma análise acerca da cultura e identidade na pós-modernidade, particularmente sobre as transformações referentes à noção de identidade do indivíduo do sexo masculino, pensado através do viés do individualismo que pode ser visto como um dos principais aspectos da contemporaneidade. Em seguida demonstraremos como a publicidade se apropria dos discursos referentes a representação do que constitui a masculinidade através da análise de discurso da campanha “Sim Senhora” da marca Vanish.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAIdentidadeGêneroIndividualismoMasculinidadeIdentidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanishinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFMedeiros.pdfFMedeiros.pdfapplication/pdf2081369http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/692/1/FMedeiros.pdffef9da95ffda54399faa58b9bed7fb08MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/692/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTFMedeiros.pdf.txtFMedeiros.pdf.txtExtracted texttext/plain89898http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/692/3/FMedeiros.pdf.txt4e536d30327b592ee4a6a823b9d34c2bMD5311422/6922023-11-30 00:01:09.911oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish |
title |
Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish |
spellingShingle |
Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish Medeiros, Fábio Castellan Canedo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Identidade Gênero Individualismo Masculinidade |
title_short |
Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish |
title_full |
Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish |
title_fullStr |
Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish |
title_full_unstemmed |
Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish |
title_sort |
Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish |
author |
Medeiros, Fábio Castellan Canedo |
author_facet |
Medeiros, Fábio Castellan Canedo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7806093153450971 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Fábio Castellan Canedo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tucherman, Ieda |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2710906080404292 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ortiz, Anderson de Almeida Cano |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3338372078427869 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nolasco, Sócrates Alvares |
contributor_str_mv |
Tucherman, Ieda Ortiz, Anderson de Almeida Cano Nolasco, Sócrates Alvares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Identidade Gênero Individualismo Masculinidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Gênero Individualismo Masculinidade |
description |
Examina a trajetória percorrida pela identidade social masculina, buscando traçar um panorama de como ela se modificou ao longo do tempo, desde as sociedades tradicionais até as sociedades contemporâneas, a fim de pontuar a relação existente entre cultura, representação e erotização na comunicação publicitária brasileira. Inicialmente será realizada uma análise acerca da cultura e identidade na pós-modernidade, particularmente sobre as transformações referentes à noção de identidade do indivíduo do sexo masculino, pensado através do viés do individualismo que pode ser visto como um dos principais aspectos da contemporaneidade. Em seguida demonstraremos como a publicidade se apropria dos discursos referentes a representação do que constitui a masculinidade através da análise de discurso da campanha “Sim Senhora” da marca Vanish. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-29T18:43:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Fábio Castellan Canedo. Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/692 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Fábio Castellan Canedo. Identidade e representação masculina: uma análise da campanha Sim Senhora de Vanish. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/692/1/FMedeiros.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/692/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/692/3/FMedeiros.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fef9da95ffda54399faa58b9bed7fb08 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 4e536d30327b592ee4a6a823b9d34c2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097068228280320 |