Ensaio crítico sobre as experiências de indivíduos surdos: do uso das línguas de sinais ao das linguagens visuais das novas tecnologias da comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16927 |
Resumo: | O crescente interesse pelo campo dos “estudos surdos” tem motivado interessantes publicações principalmente nas áreas da educação e linguística. Muitos autores reproduzem uma narrativa simplista na qual a “história dos surdos” se resume a períodos em que eles eram desprezados por milênios, valorizados num segundo momento tido como glorioso, novamente oprimidos obrigados a oralizar, e, finalmente, são “resgatados” em tempos recentes quando as línguas de sinais foram reconhecidas e se tornaram objetos de estudo. Este trabalho aponta algumas incoerências e anacronismos dessa narrativa tradicional, apresenta uma abordagem crítica sobre a experiência de pessoas surdas enquanto sujeitos sociais ativos, e tenta relacionar tais experiências aos períodos históricos em que ocorreram. Para isso relata depoimentos de três pessoas surdas cariocas usuárias de tecnologias da comunicação e analisa, a partir disso, como o rápido desenvolvimento tecnológico da virada do século XX para o XXI foi recebido por elas. Na sua análise discute os conceitos de “povo surdo” e de “identidade surda” baseado nas obras de Strobel (2016) e Hall (2001). Conclui que a partir da valorização das línguas de sinais e do desenvolvimento das tecnologias da comunicação pessoas surdas puderam complexificar suas relações sociais e aumentar o alcance de ideias antes restritas a poucas pessoas usuárias de Libras. |
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