O cano d’água – um curta em animação 2D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11038 |
Resumo: | O trabalho a seguir descreve os métodos utilizados no processo de produção do curta-metragem em animação bidimensional intitulado “O Cano d’Água”. Desde o design e origem dos personagens até o desenvolvimento do enredo, animação e criação de efeitos sonoros através de técnicas tanto físicas quanto digitais. A metodologia empregada em cada aspecto do projeto utilizando papel, lápis e softwares de pintura e animação é comentada ao longo de cada capítulo, com o resultado final podendo ser observado no filme desenvolvido. O texto apresenta também um resumo em relação à história da arte sequencial e subsequentemente da animação. Além de um pouco da história do próprio autor e os 12 princípios básicos da animação, exemplificados com cenas do próprio curta. O presente trabalho se propõe a servir como objeto de referência para outros animadores iniciantes e estudantes que, assim como o autor, gostariam de criar seus próprios filmes de forma simples e original. |
id |
UFRJ_eca7b80e44c727932ba7b42577ad9dd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11038 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Luiz, Fernando Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/2482165660271239Jacob, Elizabeth Motta2020-01-15T14:06:22Z2023-11-30T03:03:45Z2019LUIZ, Fernando Sampaio. O cano d’água – um curta em animação 2D. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/11038Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2020-01-15T14:06:22Z No. of bitstreams: 1 FSLuiz.pdf: 2696482 bytes, checksum: 03b550ed37e43fc7fdf61a2bbe105fc7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-15T14:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FSLuiz.pdf: 2696482 bytes, checksum: 03b550ed37e43fc7fdf61a2bbe105fc7 (MD5) Previous issue date: 2019O trabalho a seguir descreve os métodos utilizados no processo de produção do curta-metragem em animação bidimensional intitulado “O Cano d’Água”. Desde o design e origem dos personagens até o desenvolvimento do enredo, animação e criação de efeitos sonoros através de técnicas tanto físicas quanto digitais. A metodologia empregada em cada aspecto do projeto utilizando papel, lápis e softwares de pintura e animação é comentada ao longo de cada capítulo, com o resultado final podendo ser observado no filme desenvolvido. O texto apresenta também um resumo em relação à história da arte sequencial e subsequentemente da animação. Além de um pouco da história do próprio autor e os 12 princípios básicos da animação, exemplificados com cenas do próprio curta. O presente trabalho se propõe a servir como objeto de referência para outros animadores iniciantes e estudantes que, assim como o autor, gostariam de criar seus próprios filmes de forma simples e original.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES:: COMUNICAÇÃO VISUAL :: DESIGNAnimação bidimensionalComunicação visual designO cano d’água – um curta em animação 2Dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFSLuiz.pdfFSLuiz.pdfapplication/pdf2696482http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11038/1/FSLuiz.pdf03b550ed37e43fc7fdf61a2bbe105fc7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11038/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/110382023-11-30 00:03:45.467oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cano d’água – um curta em animação 2D |
title |
O cano d’água – um curta em animação 2D |
spellingShingle |
O cano d’água – um curta em animação 2D Luiz, Fernando Sampaio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES:: COMUNICAÇÃO VISUAL :: DESIGN Animação bidimensional Comunicação visual design |
title_short |
O cano d’água – um curta em animação 2D |
title_full |
O cano d’água – um curta em animação 2D |
title_fullStr |
O cano d’água – um curta em animação 2D |
title_full_unstemmed |
O cano d’água – um curta em animação 2D |
title_sort |
O cano d’água – um curta em animação 2D |
author |
Luiz, Fernando Sampaio |
author_facet |
Luiz, Fernando Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2482165660271239 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz, Fernando Sampaio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacob, Elizabeth Motta |
contributor_str_mv |
Jacob, Elizabeth Motta |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES:: COMUNICAÇÃO VISUAL :: DESIGN |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES:: COMUNICAÇÃO VISUAL :: DESIGN Animação bidimensional Comunicação visual design |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação bidimensional Comunicação visual design |
description |
O trabalho a seguir descreve os métodos utilizados no processo de produção do curta-metragem em animação bidimensional intitulado “O Cano d’Água”. Desde o design e origem dos personagens até o desenvolvimento do enredo, animação e criação de efeitos sonoros através de técnicas tanto físicas quanto digitais. A metodologia empregada em cada aspecto do projeto utilizando papel, lápis e softwares de pintura e animação é comentada ao longo de cada capítulo, com o resultado final podendo ser observado no filme desenvolvido. O texto apresenta também um resumo em relação à história da arte sequencial e subsequentemente da animação. Além de um pouco da história do próprio autor e os 12 princípios básicos da animação, exemplificados com cenas do próprio curta. O presente trabalho se propõe a servir como objeto de referência para outros animadores iniciantes e estudantes que, assim como o autor, gostariam de criar seus próprios filmes de forma simples e original. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-15T14:06:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUIZ, Fernando Sampaio. O cano d’água – um curta em animação 2D. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11038 |
identifier_str_mv |
LUIZ, Fernando Sampaio. O cano d’água – um curta em animação 2D. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11038/1/FSLuiz.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11038/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03b550ed37e43fc7fdf61a2bbe105fc7 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097173534670848 |