Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Thaís de Moraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7451
Resumo: O Brasil não possui metas obrigatórias de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), como o Protocolo de Quioto instituiu aos países desenvolvidos, porém o país estipulou suas próprias metas voluntárias de redução de emissões. O setor de transportes no Brasil possui grande potencial de redução de emissão de GEEs, por ter o modal rodoviário como o mais utilizado no transporte de cargas e pessoas, e por ser o maior consumidor de derivados de petróleo do país.Sendo assim, esse estudo analisou as metodologias do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para o setor de transportes que poderiam ser utilizadas para nortear projetos para reduzir as emissões de GEE no país. No Rio de Janeiro, por vir a sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olímpiadas de 2016, serão feitas algumas melhorias no sistema de transporte urbano da cidade para esses eventos. Dentre elas destaca-se a implantação de 3 sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que irão tornar o transporte urbano da cidade mais atrativo e diminuir a circulação de diversos ônibus convencionais e carros de passeio, diminuindo assim os congestionamentos e o consumo de combustível fóssil, e consequentemente diminuindo também a emissão de poluentes atmosféricos locais e globais.Nesse estudo, foi feita uma estimativa da redução de emissão de GEE que poderá ocorrer após a implantação desse novo sistema de transportes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos mostraram uma redução de emissão significativa que poderá ser obtida pelo projeto, podendo assim, contribuir para que as metas voluntárias de redução de emissão de GEE do país e da recente meta voluntária do município do Rio de Janeiro sejam atingidas.
id UFRJ_ed09f6039e40a7f80d35a0f01477f76b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7451
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de JaneiroTransporte e meio ambienteGases de Efeito estufaCNPQ::ENGENHARIASO Brasil não possui metas obrigatórias de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), como o Protocolo de Quioto instituiu aos países desenvolvidos, porém o país estipulou suas próprias metas voluntárias de redução de emissões. O setor de transportes no Brasil possui grande potencial de redução de emissão de GEEs, por ter o modal rodoviário como o mais utilizado no transporte de cargas e pessoas, e por ser o maior consumidor de derivados de petróleo do país.Sendo assim, esse estudo analisou as metodologias do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para o setor de transportes que poderiam ser utilizadas para nortear projetos para reduzir as emissões de GEE no país. No Rio de Janeiro, por vir a sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olímpiadas de 2016, serão feitas algumas melhorias no sistema de transporte urbano da cidade para esses eventos. Dentre elas destaca-se a implantação de 3 sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que irão tornar o transporte urbano da cidade mais atrativo e diminuir a circulação de diversos ônibus convencionais e carros de passeio, diminuindo assim os congestionamentos e o consumo de combustível fóssil, e consequentemente diminuindo também a emissão de poluentes atmosféricos locais e globais.Nesse estudo, foi feita uma estimativa da redução de emissão de GEE que poderá ocorrer após a implantação desse novo sistema de transportes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos mostraram uma redução de emissão significativa que poderá ser obtida pelo projeto, podendo assim, contribuir para que as metas voluntárias de redução de emissão de GEE do país e da recente meta voluntária do município do Rio de Janeiro sejam atingidas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJSchaeffer, RobertoRovere, Emílio Lèbre LaFirmo, Heloísa TeixeiraMattos, Thaís de Moraes2019-04-26T13:53:08Z2023-12-21T03:00:15Z2011-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/7451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7451Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro
title Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro
spellingShingle Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro
Mattos, Thaís de Moraes
Transporte e meio ambiente
Gases de Efeito estufa
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro
title_full Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro
title_fullStr Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro
title_sort Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro
author Mattos, Thaís de Moraes
author_facet Mattos, Thaís de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schaeffer, Roberto
Rovere, Emílio Lèbre La
Firmo, Heloísa Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Thaís de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte e meio ambiente
Gases de Efeito estufa
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Transporte e meio ambiente
Gases de Efeito estufa
CNPQ::ENGENHARIAS
description O Brasil não possui metas obrigatórias de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), como o Protocolo de Quioto instituiu aos países desenvolvidos, porém o país estipulou suas próprias metas voluntárias de redução de emissões. O setor de transportes no Brasil possui grande potencial de redução de emissão de GEEs, por ter o modal rodoviário como o mais utilizado no transporte de cargas e pessoas, e por ser o maior consumidor de derivados de petróleo do país.Sendo assim, esse estudo analisou as metodologias do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para o setor de transportes que poderiam ser utilizadas para nortear projetos para reduzir as emissões de GEE no país. No Rio de Janeiro, por vir a sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olímpiadas de 2016, serão feitas algumas melhorias no sistema de transporte urbano da cidade para esses eventos. Dentre elas destaca-se a implantação de 3 sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que irão tornar o transporte urbano da cidade mais atrativo e diminuir a circulação de diversos ônibus convencionais e carros de passeio, diminuindo assim os congestionamentos e o consumo de combustível fóssil, e consequentemente diminuindo também a emissão de poluentes atmosféricos locais e globais.Nesse estudo, foi feita uma estimativa da redução de emissão de GEE que poderá ocorrer após a implantação desse novo sistema de transportes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos mostraram uma redução de emissão significativa que poderá ser obtida pelo projeto, podendo assim, contribuir para que as metas voluntárias de redução de emissão de GEE do país e da recente meta voluntária do município do Rio de Janeiro sejam atingidas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02
2019-04-26T13:53:08Z
2023-12-21T03:00:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7451
url http://hdl.handle.net/11422/7451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455985764925440