Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7451 |
Resumo: | O Brasil não possui metas obrigatórias de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), como o Protocolo de Quioto instituiu aos países desenvolvidos, porém o país estipulou suas próprias metas voluntárias de redução de emissões. O setor de transportes no Brasil possui grande potencial de redução de emissão de GEEs, por ter o modal rodoviário como o mais utilizado no transporte de cargas e pessoas, e por ser o maior consumidor de derivados de petróleo do país.Sendo assim, esse estudo analisou as metodologias do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para o setor de transportes que poderiam ser utilizadas para nortear projetos para reduzir as emissões de GEE no país. No Rio de Janeiro, por vir a sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olímpiadas de 2016, serão feitas algumas melhorias no sistema de transporte urbano da cidade para esses eventos. Dentre elas destaca-se a implantação de 3 sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que irão tornar o transporte urbano da cidade mais atrativo e diminuir a circulação de diversos ônibus convencionais e carros de passeio, diminuindo assim os congestionamentos e o consumo de combustível fóssil, e consequentemente diminuindo também a emissão de poluentes atmosféricos locais e globais.Nesse estudo, foi feita uma estimativa da redução de emissão de GEE que poderá ocorrer após a implantação desse novo sistema de transportes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos mostraram uma redução de emissão significativa que poderá ser obtida pelo projeto, podendo assim, contribuir para que as metas voluntárias de redução de emissão de GEE do país e da recente meta voluntária do município do Rio de Janeiro sejam atingidas. |
id |
UFRJ_ed09f6039e40a7f80d35a0f01477f76b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/7451 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de JaneiroTransporte e meio ambienteGases de Efeito estufaCNPQ::ENGENHARIASO Brasil não possui metas obrigatórias de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), como o Protocolo de Quioto instituiu aos países desenvolvidos, porém o país estipulou suas próprias metas voluntárias de redução de emissões. O setor de transportes no Brasil possui grande potencial de redução de emissão de GEEs, por ter o modal rodoviário como o mais utilizado no transporte de cargas e pessoas, e por ser o maior consumidor de derivados de petróleo do país.Sendo assim, esse estudo analisou as metodologias do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para o setor de transportes que poderiam ser utilizadas para nortear projetos para reduzir as emissões de GEE no país. No Rio de Janeiro, por vir a sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olímpiadas de 2016, serão feitas algumas melhorias no sistema de transporte urbano da cidade para esses eventos. Dentre elas destaca-se a implantação de 3 sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que irão tornar o transporte urbano da cidade mais atrativo e diminuir a circulação de diversos ônibus convencionais e carros de passeio, diminuindo assim os congestionamentos e o consumo de combustível fóssil, e consequentemente diminuindo também a emissão de poluentes atmosféricos locais e globais.Nesse estudo, foi feita uma estimativa da redução de emissão de GEE que poderá ocorrer após a implantação desse novo sistema de transportes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos mostraram uma redução de emissão significativa que poderá ser obtida pelo projeto, podendo assim, contribuir para que as metas voluntárias de redução de emissão de GEE do país e da recente meta voluntária do município do Rio de Janeiro sejam atingidas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJSchaeffer, RobertoRovere, Emílio Lèbre LaFirmo, Heloísa TeixeiraMattos, Thaís de Moraes2019-04-26T13:53:08Z2023-12-21T03:00:15Z2011-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/7451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7451Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro |
title |
Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro Mattos, Thaís de Moraes Transporte e meio ambiente Gases de Efeito estufa CNPQ::ENGENHARIAS |
title_short |
Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro |
title_full |
Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro |
title_sort |
Análise de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes – estudo de caso dos BRTS no Rio de Janeiro |
author |
Mattos, Thaís de Moraes |
author_facet |
Mattos, Thaís de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schaeffer, Roberto Rovere, Emílio Lèbre La Firmo, Heloísa Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Thaís de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte e meio ambiente Gases de Efeito estufa CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
Transporte e meio ambiente Gases de Efeito estufa CNPQ::ENGENHARIAS |
description |
O Brasil não possui metas obrigatórias de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), como o Protocolo de Quioto instituiu aos países desenvolvidos, porém o país estipulou suas próprias metas voluntárias de redução de emissões. O setor de transportes no Brasil possui grande potencial de redução de emissão de GEEs, por ter o modal rodoviário como o mais utilizado no transporte de cargas e pessoas, e por ser o maior consumidor de derivados de petróleo do país.Sendo assim, esse estudo analisou as metodologias do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para o setor de transportes que poderiam ser utilizadas para nortear projetos para reduzir as emissões de GEE no país. No Rio de Janeiro, por vir a sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olímpiadas de 2016, serão feitas algumas melhorias no sistema de transporte urbano da cidade para esses eventos. Dentre elas destaca-se a implantação de 3 sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que irão tornar o transporte urbano da cidade mais atrativo e diminuir a circulação de diversos ônibus convencionais e carros de passeio, diminuindo assim os congestionamentos e o consumo de combustível fóssil, e consequentemente diminuindo também a emissão de poluentes atmosféricos locais e globais.Nesse estudo, foi feita uma estimativa da redução de emissão de GEE que poderá ocorrer após a implantação desse novo sistema de transportes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos mostraram uma redução de emissão significativa que poderá ser obtida pelo projeto, podendo assim, contribuir para que as metas voluntárias de redução de emissão de GEE do país e da recente meta voluntária do município do Rio de Janeiro sejam atingidas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02 2019-04-26T13:53:08Z 2023-12-21T03:00:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/7451 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/7451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola Politécnica UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola Politécnica UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455985764925440 |