A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5889 |
Resumo: | Aborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais. |
id |
UFRJ_ed5af6beeb6761ed091b758a811a33da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5889 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga OstrowerGravuraAbstracionismoOstrower, FaygaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEAborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJTavora, Maria Luisa Luzhttp://lattes.cnpq.br/1475064160854139Pereira, Thaís Juliana Silva2018-11-30T12:31:34Z2023-12-21T03:04:14Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/5889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5889Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
spellingShingle |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower Pereira, Thaís Juliana Silva Gravura Abstracionismo Ostrower, Fayga CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
title_short |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title_full |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title_fullStr |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title_full_unstemmed |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title_sort |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
author |
Pereira, Thaís Juliana Silva |
author_facet |
Pereira, Thaís Juliana Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavora, Maria Luisa Luz http://lattes.cnpq.br/1475064160854139 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Thaís Juliana Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gravura Abstracionismo Ostrower, Fayga CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
Gravura Abstracionismo Ostrower, Fayga CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
description |
Aborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-11-30T12:31:34Z 2023-12-21T03:04:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. http://hdl.handle.net/11422/5889 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455979043553280 |