A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thaís Juliana Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5889
Resumo: Aborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais.
id UFRJ_ed5af6beeb6761ed091b758a811a33da
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5889
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga OstrowerGravuraAbstracionismoOstrower, FaygaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEAborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJTavora, Maria Luisa Luzhttp://lattes.cnpq.br/1475064160854139Pereira, Thaís Juliana Silva2018-11-30T12:31:34Z2023-12-21T03:04:14Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/5889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5889Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
title A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
spellingShingle A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
Pereira, Thaís Juliana Silva
Gravura
Abstracionismo
Ostrower, Fayga
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
title_short A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
title_full A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
title_fullStr A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
title_full_unstemmed A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
title_sort A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
author Pereira, Thaís Juliana Silva
author_facet Pereira, Thaís Juliana Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavora, Maria Luisa Luz
http://lattes.cnpq.br/1475064160854139
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Thaís Juliana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gravura
Abstracionismo
Ostrower, Fayga
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic Gravura
Abstracionismo
Ostrower, Fayga
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
description Aborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-11-30T12:31:34Z
2023-12-21T03:04:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
http://hdl.handle.net/11422/5889
identifier_str_mv PEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/5889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455979043553280