A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5889 |
Resumo: | Aborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais. |
id |
UFRJ_ed5af6beeb6761ed091b758a811a33da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5889 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Thaís Juliana Silvahttp://lattes.cnpq.br/1475064160854139Tavora, Maria Luisa Luz2018-11-30T12:31:34Z2023-11-30T03:02:38Z2014PEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/5889Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2018-11-30T12:31:34Z No. of bitstreams: 1 TPereira.pdf: 1362582 bytes, checksum: 1173bbe77dd37cd327e7db89f994c0a8 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-30T12:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TPereira.pdf: 1362582 bytes, checksum: 1173bbe77dd37cd327e7db89f994c0a8 (MD5) Previous issue date: 2014Aborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEGravuraAbstracionismoOstrower, FaygaA forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrowerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5889/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALTPereira.pdfTPereira.pdfapplication/pdf1362582http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5889/1/TPereira.pdf1173bbe77dd37cd327e7db89f994c0a8MD5111422/58892023-11-30 00:02:38.181oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
spellingShingle |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower Pereira, Thaís Juliana Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Gravura Abstracionismo Ostrower, Fayga |
title_short |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title_full |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title_fullStr |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title_full_unstemmed |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
title_sort |
A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower |
author |
Pereira, Thaís Juliana Silva |
author_facet |
Pereira, Thaís Juliana Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1475064160854139 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Thaís Juliana Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tavora, Maria Luisa Luz |
contributor_str_mv |
Tavora, Maria Luisa Luz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Gravura Abstracionismo Ostrower, Fayga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gravura Abstracionismo Ostrower, Fayga |
description |
Aborda o entendimento da crítica carioca a respeito da obra informal da artista Fayga Ostrower, nos anos 1950 e 60, tendo como fonte as colunas de arte plásticas presentes em alguns periódicos da cidade. A pesquisa se inicia com um panorama da arte informal no exterior, destacando as experiências feitas nos Estados Unidos, no período pós-guerra. Dessa forma, é possível compreender como essa poética desenvolveu-se no território americano e como a mesma foi abordada em nosso país. No capítulo seguinte, a vida de Fayga Ostrower recebe breve tratamento, de forma que seja possível entender o modo como a sua arte se desdobrou, começando na figuração e chegando à abstração. O terceiro capítulo abarca a proposta do trabalho, utilizando características que os próprios críticos empregam ao tratar da obra de Fayga Ostrower. Rigor, forma, intuição, leveza, cor e transparência são os tópicos selecionados para uma imersão nas gravuras da artista. Todos os tópicos são trabalhados de acordo com o pensamento de cada crítico, levando em consideração seu posicionamento frente às experiências informais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-30T12:31:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5889 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Thaís Juliana Silva. A forma rigorosa de um artista: o entendimento da crítica carioca sobre a obra informal da gravadora Fayga Ostrower. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5889/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5889/1/TPereira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 1173bbe77dd37cd327e7db89f994c0a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097121190805504 |