Marcas intertextuais na canção lírica de Belchior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14513 |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo identificar as marcas intertextuais presentes na canção lírica de Belchior. Para tanto, são aprofundadas as questões referentes às letras de suas canções e o consequente diálogo com outros conteúdos literários e musicais, que são introduzidos pelo compositor em sua obra. O corpus possui 42 das mais de 300 canções do poeta. A hipótese central do trabalho é de que em diversas canções de Belchior é possível encontrar a ocorrência de práticas de intertextualidade (como a citação, a alusão, a referência, a autocitação e a autodiscursividade), o que abre os textos para diálogos diretos com obras e autores que participaram da sua formação poética, como Dante Alighieri, Carlos Drummond de Andrade, os Beatles, Bob Dylan e movimentos como o Tropicalismo e a Bossa Nova. Pretende-se que esta pesquisa possa contribuir para a ampliação dos estudos sobre a produção literomusical de Belchior, considerando que seus textos poéticos, independentemente de lidos ou cantados, tornaram-se letras de canções que se imortalizaram por meio de gravações que unem poesia e música. |
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Marcas intertextuais na canção lírica de BelchiorAnálise musicalIntertextualidadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAEsta monografia tem por objetivo identificar as marcas intertextuais presentes na canção lírica de Belchior. Para tanto, são aprofundadas as questões referentes às letras de suas canções e o consequente diálogo com outros conteúdos literários e musicais, que são introduzidos pelo compositor em sua obra. O corpus possui 42 das mais de 300 canções do poeta. A hipótese central do trabalho é de que em diversas canções de Belchior é possível encontrar a ocorrência de práticas de intertextualidade (como a citação, a alusão, a referência, a autocitação e a autodiscursividade), o que abre os textos para diálogos diretos com obras e autores que participaram da sua formação poética, como Dante Alighieri, Carlos Drummond de Andrade, os Beatles, Bob Dylan e movimentos como o Tropicalismo e a Bossa Nova. Pretende-se que esta pesquisa possa contribuir para a ampliação dos estudos sobre a produção literomusical de Belchior, considerando que seus textos poéticos, independentemente de lidos ou cantados, tornaram-se letras de canções que se imortalizaram por meio de gravações que unem poesia e música.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJSalgado, Marcus Rogerio Tavares Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/1820387030952541Villa Verde, Manoela Mickosz2021-07-14T13:29:30Z2023-12-21T03:07:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/14513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14513Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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