Marcas intertextuais na canção lírica de Belchior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villa Verde, Manoela Mickosz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14513
Resumo: Esta monografia tem por objetivo identificar as marcas intertextuais presentes na canção lírica de Belchior. Para tanto, são aprofundadas as questões referentes às letras de suas canções e o consequente diálogo com outros conteúdos literários e musicais, que são introduzidos pelo compositor em sua obra. O corpus possui 42 das mais de 300 canções do poeta. A hipótese central do trabalho é de que em diversas canções de Belchior é possível encontrar a ocorrência de práticas de intertextualidade (como a citação, a alusão, a referência, a autocitação e a autodiscursividade), o que abre os textos para diálogos diretos com obras e autores que participaram da sua formação poética, como Dante Alighieri, Carlos Drummond de Andrade, os Beatles, Bob Dylan e movimentos como o Tropicalismo e a Bossa Nova. Pretende-se que esta pesquisa possa contribuir para a ampliação dos estudos sobre a produção literomusical de Belchior, considerando que seus textos poéticos, independentemente de lidos ou cantados, tornaram-se letras de canções que se imortalizaram por meio de gravações que unem poesia e música.
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