A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Guilherme Diniz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5288
Resumo: A literatura infanto-juvenil é um indicador da imagem que uma sociedade tem de seus membros classificados como crianças. Ela é influenciada por aspectos culturais, sociais, históricos e institucionais. O primeiro contato com a literatura geralmente acontece na chamada primeira infância, através da oralidade e por intermédio dos pais ou de um agente cuidador, de modo que, mesmo que a criança não leia o que está escrito, ela ainda está submetida à linguagem e aos temas do livro, assim como à imagem dele, de sua formatação e de suas ilustrações. Podemos dizer, assim, que livros participam dos processos de socialização de crianças. Considerando esses processos, a proposta desta pesquisa é investigar como livros infantojuvenis constroem a noção de infância e que “lições sociais” projetam. Para tal, analiso os livros da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket, acompanhando o crescimento de um grupo de crianças órfãs – os Baudelaire – cuja trajetória é atravessada por adversidades e sofrimentos de toda sorte.
id UFRJ_effd320474b02febcba6946fd6d0f18d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5288
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em sérieLiteratura infanto-juvenilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASA literatura infanto-juvenil é um indicador da imagem que uma sociedade tem de seus membros classificados como crianças. Ela é influenciada por aspectos culturais, sociais, históricos e institucionais. O primeiro contato com a literatura geralmente acontece na chamada primeira infância, através da oralidade e por intermédio dos pais ou de um agente cuidador, de modo que, mesmo que a criança não leia o que está escrito, ela ainda está submetida à linguagem e aos temas do livro, assim como à imagem dele, de sua formatação e de suas ilustrações. Podemos dizer, assim, que livros participam dos processos de socialização de crianças. Considerando esses processos, a proposta desta pesquisa é investigar como livros infantojuvenis constroem a noção de infância e que “lições sociais” projetam. Para tal, analiso os livros da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket, acompanhando o crescimento de um grupo de crianças órfãs – os Baudelaire – cuja trajetória é atravessada por adversidades e sofrimentos de toda sorte.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJFabrício, Branca Falabellahttp://lattes.cnpq.br/6686961506243048Machado, Guilherme Diniz2018-10-08T13:50:44Z2023-12-21T03:04:10Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/5288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5288Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série
title A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série
spellingShingle A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série
Machado, Guilherme Diniz
Literatura infanto-juvenil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série
title_full A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série
title_fullStr A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série
title_full_unstemmed A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série
title_sort A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série
author Machado, Guilherme Diniz
author_facet Machado, Guilherme Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fabrício, Branca Falabella
http://lattes.cnpq.br/6686961506243048
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Guilherme Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infanto-juvenil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic Literatura infanto-juvenil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description A literatura infanto-juvenil é um indicador da imagem que uma sociedade tem de seus membros classificados como crianças. Ela é influenciada por aspectos culturais, sociais, históricos e institucionais. O primeiro contato com a literatura geralmente acontece na chamada primeira infância, através da oralidade e por intermédio dos pais ou de um agente cuidador, de modo que, mesmo que a criança não leia o que está escrito, ela ainda está submetida à linguagem e aos temas do livro, assim como à imagem dele, de sua formatação e de suas ilustrações. Podemos dizer, assim, que livros participam dos processos de socialização de crianças. Considerando esses processos, a proposta desta pesquisa é investigar como livros infantojuvenis constroem a noção de infância e que “lições sociais” projetam. Para tal, analiso os livros da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket, acompanhando o crescimento de um grupo de crianças órfãs – os Baudelaire – cuja trajetória é atravessada por adversidades e sofrimentos de toda sorte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-08T13:50:44Z
2018
2023-12-21T03:04:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5288
url http://hdl.handle.net/11422/5288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455976551088128