A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5288 |
Resumo: | A literatura infanto-juvenil é um indicador da imagem que uma sociedade tem de seus membros classificados como crianças. Ela é influenciada por aspectos culturais, sociais, históricos e institucionais. O primeiro contato com a literatura geralmente acontece na chamada primeira infância, através da oralidade e por intermédio dos pais ou de um agente cuidador, de modo que, mesmo que a criança não leia o que está escrito, ela ainda está submetida à linguagem e aos temas do livro, assim como à imagem dele, de sua formatação e de suas ilustrações. Podemos dizer, assim, que livros participam dos processos de socialização de crianças. Considerando esses processos, a proposta desta pesquisa é investigar como livros infantojuvenis constroem a noção de infância e que “lições sociais” projetam. Para tal, analiso os livros da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket, acompanhando o crescimento de um grupo de crianças órfãs – os Baudelaire – cuja trajetória é atravessada por adversidades e sofrimentos de toda sorte. |
id |
UFRJ_effd320474b02febcba6946fd6d0f18d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5288 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em sérieLiteratura infanto-juvenilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASA literatura infanto-juvenil é um indicador da imagem que uma sociedade tem de seus membros classificados como crianças. Ela é influenciada por aspectos culturais, sociais, históricos e institucionais. O primeiro contato com a literatura geralmente acontece na chamada primeira infância, através da oralidade e por intermédio dos pais ou de um agente cuidador, de modo que, mesmo que a criança não leia o que está escrito, ela ainda está submetida à linguagem e aos temas do livro, assim como à imagem dele, de sua formatação e de suas ilustrações. Podemos dizer, assim, que livros participam dos processos de socialização de crianças. Considerando esses processos, a proposta desta pesquisa é investigar como livros infantojuvenis constroem a noção de infância e que “lições sociais” projetam. Para tal, analiso os livros da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket, acompanhando o crescimento de um grupo de crianças órfãs – os Baudelaire – cuja trajetória é atravessada por adversidades e sofrimentos de toda sorte.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJFabrício, Branca Falabellahttp://lattes.cnpq.br/6686961506243048Machado, Guilherme Diniz2018-10-08T13:50:44Z2023-12-21T03:04:10Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/5288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5288Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série |
title |
A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série |
spellingShingle |
A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série Machado, Guilherme Diniz Literatura infanto-juvenil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
title_short |
A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série |
title_full |
A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série |
title_fullStr |
A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série |
title_full_unstemmed |
A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série |
title_sort |
A construção discursiva da infância na literatura infanto-juvenil: projeções de idadismo no universo de Desventuras em série |
author |
Machado, Guilherme Diniz |
author_facet |
Machado, Guilherme Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fabrício, Branca Falabella http://lattes.cnpq.br/6686961506243048 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Guilherme Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infanto-juvenil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
Literatura infanto-juvenil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
A literatura infanto-juvenil é um indicador da imagem que uma sociedade tem de seus membros classificados como crianças. Ela é influenciada por aspectos culturais, sociais, históricos e institucionais. O primeiro contato com a literatura geralmente acontece na chamada primeira infância, através da oralidade e por intermédio dos pais ou de um agente cuidador, de modo que, mesmo que a criança não leia o que está escrito, ela ainda está submetida à linguagem e aos temas do livro, assim como à imagem dele, de sua formatação e de suas ilustrações. Podemos dizer, assim, que livros participam dos processos de socialização de crianças. Considerando esses processos, a proposta desta pesquisa é investigar como livros infantojuvenis constroem a noção de infância e que “lições sociais” projetam. Para tal, analiso os livros da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket, acompanhando o crescimento de um grupo de crianças órfãs – os Baudelaire – cuja trajetória é atravessada por adversidades e sofrimentos de toda sorte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-08T13:50:44Z 2018 2023-12-21T03:04:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5288 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455976551088128 |