Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Renan Pinto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8147
Resumo: Em diversos equipamentos, é necessário conhecer a distribuição espacial das linhas de campo magnético, para melhor entender e averiguar o estado do campo magnético ou do equipamento. Porém, essa distribuição espacial nem sempre é uniforme e por isso é mais comum estudar a Densidade de Fluxo e faz-se necessário mapear esse campo. No LASUP, o mapeamento dos mancais magnéticos, das bobinas supercondutoras e de eletroímãs é de grande importância para validação de simulações, vistoria de equipamentos e averiguação de montagens mecânicas. Assim, este projeto tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um sistema de coordenadas XYZ, capaz de mapear a densidade de fluxo magnético em qualquer fonte de campo magnético, como eletroímãs ou imãs permanentes e em supercondutores do tipo II em estado misto. O mapeamento tem como objetivo averiguar a distribuição espacial do campo magnético, determinar locais de dispersão de fluxos, vistoriar trilhos e eletroímãs, vistoriar o estado de junções em fitas supercondutoras de segunda geração, dentre outras aplicações. O sistema é completamente automatizado e, ao longo do trabalho, detalhes das etapas de desenvolvimento dos diferentes componentes do sistema serão apresentados. Esses componentes compreendem a mesa de movimentação, o sensor de densidade de fluxo magnético e o programa de controle desenvolvido em Labview. Além disso, serão apresentados alguns resultados para o mapeamento de um ímã de geometria simples e um trilho magnético de geometria complexa, que compõe o mancal magnético do veículo de levitação magnética, MagLev Cobra.
id UFRJ_f01af099d4c4c6c1cdc0bb78fbbb7231
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8147
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnéticoLinhas de campo magnéticoDensidade de FluxoLASUPCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAEm diversos equipamentos, é necessário conhecer a distribuição espacial das linhas de campo magnético, para melhor entender e averiguar o estado do campo magnético ou do equipamento. Porém, essa distribuição espacial nem sempre é uniforme e por isso é mais comum estudar a Densidade de Fluxo e faz-se necessário mapear esse campo. No LASUP, o mapeamento dos mancais magnéticos, das bobinas supercondutoras e de eletroímãs é de grande importância para validação de simulações, vistoria de equipamentos e averiguação de montagens mecânicas. Assim, este projeto tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um sistema de coordenadas XYZ, capaz de mapear a densidade de fluxo magnético em qualquer fonte de campo magnético, como eletroímãs ou imãs permanentes e em supercondutores do tipo II em estado misto. O mapeamento tem como objetivo averiguar a distribuição espacial do campo magnético, determinar locais de dispersão de fluxos, vistoriar trilhos e eletroímãs, vistoriar o estado de junções em fitas supercondutoras de segunda geração, dentre outras aplicações. O sistema é completamente automatizado e, ao longo do trabalho, detalhes das etapas de desenvolvimento dos diferentes componentes do sistema serão apresentados. Esses componentes compreendem a mesa de movimentação, o sensor de densidade de fluxo magnético e o programa de controle desenvolvido em Labview. Além disso, serão apresentados alguns resultados para o mapeamento de um ímã de geometria simples e um trilho magnético de geometria complexa, que compõe o mancal magnético do veículo de levitação magnética, MagLev Cobra.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJAndrade Junior, Rubens deDias, Daniel Henrique NogueiraKawakami, LílianCosta, Felipe dos SantosFernandes, Renan Pinto2019-05-23T12:06:51Z2023-12-21T03:05:53Z2011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8147Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnético
title Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnético
spellingShingle Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnético
Fernandes, Renan Pinto
Linhas de campo magnético
Densidade de Fluxo
LASUP
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnético
title_full Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnético
title_fullStr Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnético
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnético
title_sort Desenvolvimento de um sistema de mapeamento de densidade de fluxo magnético
author Fernandes, Renan Pinto
author_facet Fernandes, Renan Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade Junior, Rubens de
Dias, Daniel Henrique Nogueira
Kawakami, Lílian
Costa, Felipe dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Renan Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Linhas de campo magnético
Densidade de Fluxo
LASUP
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Linhas de campo magnético
Densidade de Fluxo
LASUP
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description Em diversos equipamentos, é necessário conhecer a distribuição espacial das linhas de campo magnético, para melhor entender e averiguar o estado do campo magnético ou do equipamento. Porém, essa distribuição espacial nem sempre é uniforme e por isso é mais comum estudar a Densidade de Fluxo e faz-se necessário mapear esse campo. No LASUP, o mapeamento dos mancais magnéticos, das bobinas supercondutoras e de eletroímãs é de grande importância para validação de simulações, vistoria de equipamentos e averiguação de montagens mecânicas. Assim, este projeto tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um sistema de coordenadas XYZ, capaz de mapear a densidade de fluxo magnético em qualquer fonte de campo magnético, como eletroímãs ou imãs permanentes e em supercondutores do tipo II em estado misto. O mapeamento tem como objetivo averiguar a distribuição espacial do campo magnético, determinar locais de dispersão de fluxos, vistoriar trilhos e eletroímãs, vistoriar o estado de junções em fitas supercondutoras de segunda geração, dentre outras aplicações. O sistema é completamente automatizado e, ao longo do trabalho, detalhes das etapas de desenvolvimento dos diferentes componentes do sistema serão apresentados. Esses componentes compreendem a mesa de movimentação, o sensor de densidade de fluxo magnético e o programa de controle desenvolvido em Labview. Além disso, serão apresentados alguns resultados para o mapeamento de um ímã de geometria simples e um trilho magnético de geometria complexa, que compõe o mancal magnético do veículo de levitação magnética, MagLev Cobra.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2019-05-23T12:06:51Z
2023-12-21T03:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8147
url http://hdl.handle.net/11422/8147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455989302820864