As viagens e as dores: figuras do mar em A última tragédia, de Abdulai Sila
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21215 |
Resumo: | Esse trabalho tem como finalidade analisar a figuração do mar ao longo do romance A Última Tragédia, do escritor Abdulai Sila, de Guiné-Bissau. Compreendendo que o livro tem como finalidade reescrever a história bissau-guineense a partir da perspectiva do colonizado e não do colonizador, utilizando a protagonista Ndani como alegoria para a nação, propõe-se observar a complexidade da representação do espaço marítimo ao longo das sucessivas tragédias da personagem. Em primeiro lugar, o mar aparece inserido numa fala de uma mulher portuguesa, D. Maria Deolinda, em que se defende a ordem civilizatória a que o Império Português se dedica nos territórios africanos. Vê-se, a partir dessa personagem, a elaboração de um discurso imperialista, o qual será analisado a partir de apontamentos de SAID (2007), sobre a conjugação do discurso e da prática colonizadora nos territórios explorados, e RIBEIRO (2017), sobre a relevância do lugar de fala para a construção textual, além das estruturas de poder. Em segundo lugar, numa inversão de perspectivas, o mar é cenário da partida forçada do marido de Ndani, expondo a dor da separação e a perda da plena felicidade experiencia da brevemente pela mulher. Para compreender a necessidade dessa subversão de papéis, às obras anteriores integram-se as comunicações de RUI (1985), a respeito das atitudes do “eu” e do “outro” no tocante à produção textual, e de ADICHIE (2009), a respeito do quão primordial é que se contem outras histórias com outras perspectivas, ao invés de somente uma narrativa dominante. Por fim, o mar é o destino final da protagonista, consumando a última de suas tragédias. Ao analisar os traços trágicos que o romance assume, sobretudo em seu desfecho, considera-se primordial o estudo da dissertação de BISPO (2013) sobre o trágico na obra de Abdulai Sila. Dessa maneira, de acordo com as suas diferentes aparições na narrativa, o mar recebe diversos contornos que constroem, conjuntamente, a tragédia de Ndani e da Guiné-Bissau. |
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Em segundo lugar, numa inversão de perspectivas, o mar é cenário da partida forçada do marido de Ndani, expondo a dor da separação e a perda da plena felicidade experiencia da brevemente pela mulher. Para compreender a necessidade dessa subversão de papéis, às obras anteriores integram-se as comunicações de RUI (1985), a respeito das atitudes do “eu” e do “outro” no tocante à produção textual, e de ADICHIE (2009), a respeito do quão primordial é que se contem outras histórias com outras perspectivas, ao invés de somente uma narrativa dominante. Por fim, o mar é o destino final da protagonista, consumando a última de suas tragédias. Ao analisar os traços trágicos que o romance assume, sobretudo em seu desfecho, considera-se primordial o estudo da dissertação de BISPO (2013) sobre o trágico na obra de Abdulai Sila. Dessa maneira, de acordo com as suas diferentes aparições na narrativa, o mar recebe diversos contornos que constroem, conjuntamente, a tragédia de Ndani e da Guiné-Bissau.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASLiteratura guineenseSila, Abdulai 1958As viagens e as dores: figuras do mar em A última tragédia, de Abdulai Silainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21215/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALMCSSilva.pdfMCSSilva.pdfapplication/pdf241266http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21215/1/MCSSilva.pdf607b5c7b602c3e2cec94e6d944216555MD5111422/212152023-11-30 00:00:38.406oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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