Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia Central

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Renata Galdino Alves Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4392
Resumo: O lago Coari, que se encontra no estado do Amazonas, é o principal meio de escoamento da produção de óleo da província do Urucu até a Refinaria Issac Sabbá (REMAN), conseqüentemente essa é uma área propicia a um acidente ambiental. A Amazônia possui grande relevância mundial devido a sua biodiversidade e reservas de água doce. Com o aumento das atividades industriais e o descobrimento da província petrolífera do Urucu, tornam-se necessárias medidas de prevenção e monitoramento da região para evitar possíveis danos ao ambiente. A análise geoquímica de biomarcadores permite distinguir as contribuições de fontes biogênicas e antropogênicas da matéria orgânica. O objetivo do presente trabalho é a caracterização da composição da matéria orgânica em um testemunho curto no interior do lago Coari através de marcadores que identifiquem as fontes dos materiais que depositam no lago, através da extração da matéria orgânica por solventes e posterior identificação dos compostos por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o impacto ambiental de atividades antrópicas no lago Coari através de análises geoquímica de sedimentos superficiais. A amostra de sedimentos do Lago Coari foi extraída com ultrassom, separada por cromatografia líquida e analisada por cromatografia gasosa acoplada a detector por ionização de chama (CG/DIC) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). Os resultados revelaram que a maior parte dos compostos são oriundos de plantas e fontes biogênicas. Não foi detectado nenhum vestígio de contaminação por petróleo nos sedimentos.
id UFRJ_f36193efe1e79830a9f289489b5d2a91
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4392
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia CentralBiomarcadoresSedimentosEsteróisLago Coari (Amazonas, Brasil)Espectroscopia de massaCromatografia gasosaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::INSTRUMENTACAO ANALITICAO lago Coari, que se encontra no estado do Amazonas, é o principal meio de escoamento da produção de óleo da província do Urucu até a Refinaria Issac Sabbá (REMAN), conseqüentemente essa é uma área propicia a um acidente ambiental. A Amazônia possui grande relevância mundial devido a sua biodiversidade e reservas de água doce. Com o aumento das atividades industriais e o descobrimento da província petrolífera do Urucu, tornam-se necessárias medidas de prevenção e monitoramento da região para evitar possíveis danos ao ambiente. A análise geoquímica de biomarcadores permite distinguir as contribuições de fontes biogênicas e antropogênicas da matéria orgânica. O objetivo do presente trabalho é a caracterização da composição da matéria orgânica em um testemunho curto no interior do lago Coari através de marcadores que identifiquem as fontes dos materiais que depositam no lago, através da extração da matéria orgânica por solventes e posterior identificação dos compostos por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o impacto ambiental de atividades antrópicas no lago Coari através de análises geoquímica de sedimentos superficiais. A amostra de sedimentos do Lago Coari foi extraída com ultrassom, separada por cromatografia líquida e analisada por cromatografia gasosa acoplada a detector por ionização de chama (CG/DIC) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). Os resultados revelaram que a maior parte dos compostos são oriundos de plantas e fontes biogênicas. Não foi detectado nenhum vestígio de contaminação por petróleo nos sedimentos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJSiqueira, Celeste Yara dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3426538975710525Reis, Renata Galdino Alves Silva2018-07-31T15:30:33Z2023-12-21T03:03:27Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:27Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4392Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia Central
title Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia Central
spellingShingle Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia Central
Reis, Renata Galdino Alves Silva
Biomarcadores
Sedimentos
Esteróis
Lago Coari (Amazonas, Brasil)
Espectroscopia de massa
Cromatografia gasosa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::INSTRUMENTACAO ANALITICA
title_short Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia Central
title_full Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia Central
title_fullStr Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia Central
title_full_unstemmed Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia Central
title_sort Determinação de biomarcadores oxigenados em sedimentos do Lago Coari – Amazônia Central
author Reis, Renata Galdino Alves Silva
author_facet Reis, Renata Galdino Alves Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Celeste Yara dos Santos
http://lattes.cnpq.br/3426538975710525
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Renata Galdino Alves Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biomarcadores
Sedimentos
Esteróis
Lago Coari (Amazonas, Brasil)
Espectroscopia de massa
Cromatografia gasosa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::INSTRUMENTACAO ANALITICA
topic Biomarcadores
Sedimentos
Esteróis
Lago Coari (Amazonas, Brasil)
Espectroscopia de massa
Cromatografia gasosa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::INSTRUMENTACAO ANALITICA
description O lago Coari, que se encontra no estado do Amazonas, é o principal meio de escoamento da produção de óleo da província do Urucu até a Refinaria Issac Sabbá (REMAN), conseqüentemente essa é uma área propicia a um acidente ambiental. A Amazônia possui grande relevância mundial devido a sua biodiversidade e reservas de água doce. Com o aumento das atividades industriais e o descobrimento da província petrolífera do Urucu, tornam-se necessárias medidas de prevenção e monitoramento da região para evitar possíveis danos ao ambiente. A análise geoquímica de biomarcadores permite distinguir as contribuições de fontes biogênicas e antropogênicas da matéria orgânica. O objetivo do presente trabalho é a caracterização da composição da matéria orgânica em um testemunho curto no interior do lago Coari através de marcadores que identifiquem as fontes dos materiais que depositam no lago, através da extração da matéria orgânica por solventes e posterior identificação dos compostos por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o impacto ambiental de atividades antrópicas no lago Coari através de análises geoquímica de sedimentos superficiais. A amostra de sedimentos do Lago Coari foi extraída com ultrassom, separada por cromatografia líquida e analisada por cromatografia gasosa acoplada a detector por ionização de chama (CG/DIC) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). Os resultados revelaram que a maior parte dos compostos são oriundos de plantas e fontes biogênicas. Não foi detectado nenhum vestígio de contaminação por petróleo nos sedimentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-07-31T15:30:33Z
2023-12-21T03:03:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4392
url http://hdl.handle.net/11422/4392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455974982418432