O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar, Ilcéia de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2312
Resumo: Observa como os evangélicos são provocadores do surgimento do mercado religioso, mas não seus instituidores; abordando fatos históricos apontando como a religião usa a mídia para legitimar seu discurso dentro do contexto global de uma cultura imediatista, onde a religião procura oferecer soluções rápidas para seus fies obedecendo a cultura doa aqui e do agora. A religião deixa de ser uma abstração e adota uma postura de contato, construindo novos coletivos. Pontos como a interpretação psicológica e o desenvolvimento do marketing religioso são explorados utilizando como palco a TV e a internet para entender esse novo contexto midiático, através de relatos sobre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus. O mundo on-line, com suas características, favorece a expansão individual na direção de uma onisciência, onipresença e onipotência. Com uma contribuição para a discussão entre secularização versus desecularização, percebemos que a religiosidade toma seu espaço mesmo no campo da tecnologia. A globalização e a massificação da cultura contribuem para o surgimento dessa nova identidade da religião no século XXI.
id UFRJ_f4f8585d78c3f29df5ec5e5bef0abd6c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2312
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na InternetReligiãoInternetTelevisãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOObserva como os evangélicos são provocadores do surgimento do mercado religioso, mas não seus instituidores; abordando fatos históricos apontando como a religião usa a mídia para legitimar seu discurso dentro do contexto global de uma cultura imediatista, onde a religião procura oferecer soluções rápidas para seus fies obedecendo a cultura doa aqui e do agora. A religião deixa de ser uma abstração e adota uma postura de contato, construindo novos coletivos. Pontos como a interpretação psicológica e o desenvolvimento do marketing religioso são explorados utilizando como palco a TV e a internet para entender esse novo contexto midiático, através de relatos sobre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus. O mundo on-line, com suas características, favorece a expansão individual na direção de uma onisciência, onipresença e onipotência. Com uma contribuição para a discussão entre secularização versus desecularização, percebemos que a religiosidade toma seu espaço mesmo no campo da tecnologia. A globalização e a massificação da cultura contribuem para o surgimento dessa nova identidade da religião no século XXI.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRefkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Amaral, Marcio Tavares d'http://lattes.cnpq.br/7322409196325122Santos, Suzy doshttp://lattes.cnpq.br/3210035960599086Avelar, Ilcéia de Oliveira2017-06-26T19:41:07Z2023-12-21T03:02:44Z2009-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAVELAR, Ilcéia de Oliveira. O comércio da religião no Brasil: evalgélicos na TV e na internet. 2009. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/2312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2312Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
title O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
spellingShingle O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
Avelar, Ilcéia de Oliveira
Religião
Internet
Televisão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
title_full O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
title_fullStr O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
title_full_unstemmed O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
title_sort O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
author Avelar, Ilcéia de Oliveira
author_facet Avelar, Ilcéia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
Amaral, Marcio Tavares d'
http://lattes.cnpq.br/7322409196325122
Santos, Suzy dos
http://lattes.cnpq.br/3210035960599086
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelar, Ilcéia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Internet
Televisão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Religião
Internet
Televisão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Observa como os evangélicos são provocadores do surgimento do mercado religioso, mas não seus instituidores; abordando fatos históricos apontando como a religião usa a mídia para legitimar seu discurso dentro do contexto global de uma cultura imediatista, onde a religião procura oferecer soluções rápidas para seus fies obedecendo a cultura doa aqui e do agora. A religião deixa de ser uma abstração e adota uma postura de contato, construindo novos coletivos. Pontos como a interpretação psicológica e o desenvolvimento do marketing religioso são explorados utilizando como palco a TV e a internet para entender esse novo contexto midiático, através de relatos sobre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus. O mundo on-line, com suas características, favorece a expansão individual na direção de uma onisciência, onipresença e onipotência. Com uma contribuição para a discussão entre secularização versus desecularização, percebemos que a religiosidade toma seu espaço mesmo no campo da tecnologia. A globalização e a massificação da cultura contribuem para o surgimento dessa nova identidade da religião no século XXI.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-10
2017-06-26T19:41:07Z
2023-12-21T03:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AVELAR, Ilcéia de Oliveira. O comércio da religião no Brasil: evalgélicos na TV e na internet. 2009. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
http://hdl.handle.net/11422/2312
identifier_str_mv AVELAR, Ilcéia de Oliveira. O comércio da religião no Brasil: evalgélicos na TV e na internet. 2009. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
url http://hdl.handle.net/11422/2312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958132850688