A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Henrique da Conceição
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1076
Resumo: A alta exposição de informações na atualidade é uma constante, facilitada pelas diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A informação tornou-se o produto mais valioso para as empresas, pois ela permite a obtenção de vantagem competitiva no mercado. Entretanto, com as facilidades de transmissão e acesso possibilitadas pelas TIC, é necessário que as empresas saibam definir quais informações são realmente necessárias para atender seus objetivos. Nesse ambiente permeado por informações, algumas delas até falsas ou imprecisas, a atividade de Inteligência Competitiva (IC) funciona como uma ferramenta de importante apoio à tomada de decisão gerencial. Por meio de um Sistema de Inteligência Competitiva (SIC), desempenhado por profissionais com expertise no assunto, este processo formalizado permite uma filtragem do monitoramento do ambiente externo, das informações que, de alguma forma, impactam nos negócios das empresas através de seu ciclo de inteligência – identificação das necessidades informacionais; coleta dessas informações; análise das informações pelos analistas de IC; disseminação interna das informações oriundas do ambiente externo; e avaliação do impacto causado por essas informações sobre os objetivos empresariais. Com vista nesse panorama, a pesquisa apresentou de que forma acontece a troca de informações entre os membros do setor de IC e a alta gerência em uma empresa brasileira que tem atuação nacional e internacional, examinando a procedência das fontes para coleta e recuperação úteis e analisando a relevância do SIC para os negócios da empresa. A pesquisa utiliza o método do estudo de caso, e coleta evidência empírica a partir da entrevista com o responsável por um setor de IC da empresa selecionada, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Procura-se, ao final da pesquisa, identificar como a IC afeta os resultados da empresa estudada.
id UFRJ_f7a4b12d8bf557653debff3c605c18ac
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1076
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de casoInteligência competitivaProcesso decisórioGestão do conhecimentoTecnologia de informação e comunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAA alta exposição de informações na atualidade é uma constante, facilitada pelas diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A informação tornou-se o produto mais valioso para as empresas, pois ela permite a obtenção de vantagem competitiva no mercado. Entretanto, com as facilidades de transmissão e acesso possibilitadas pelas TIC, é necessário que as empresas saibam definir quais informações são realmente necessárias para atender seus objetivos. Nesse ambiente permeado por informações, algumas delas até falsas ou imprecisas, a atividade de Inteligência Competitiva (IC) funciona como uma ferramenta de importante apoio à tomada de decisão gerencial. Por meio de um Sistema de Inteligência Competitiva (SIC), desempenhado por profissionais com expertise no assunto, este processo formalizado permite uma filtragem do monitoramento do ambiente externo, das informações que, de alguma forma, impactam nos negócios das empresas através de seu ciclo de inteligência – identificação das necessidades informacionais; coleta dessas informações; análise das informações pelos analistas de IC; disseminação interna das informações oriundas do ambiente externo; e avaliação do impacto causado por essas informações sobre os objetivos empresariais. Com vista nesse panorama, a pesquisa apresentou de que forma acontece a troca de informações entre os membros do setor de IC e a alta gerência em uma empresa brasileira que tem atuação nacional e internacional, examinando a procedência das fontes para coleta e recuperação úteis e analisando a relevância do SIC para os negócios da empresa. A pesquisa utiliza o método do estudo de caso, e coleta evidência empírica a partir da entrevista com o responsável por um setor de IC da empresa selecionada, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Procura-se, ao final da pesquisa, identificar como a IC afeta os resultados da empresa estudada.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJCarvalho, Frederico Antonio Azevedo dehttp://lattes.cnpq.br/6766632095703989Levy, Barbara PagliariSpiller, Eduardo SantiagoPhilyppis Junior, Nikiforos JoannisSiqueira, Henrique da Conceição2016-11-10T11:42:36Z2023-12-21T03:05:06Z2013-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1076porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1076Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de caso
title A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de caso
spellingShingle A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de caso
Siqueira, Henrique da Conceição
Inteligência competitiva
Processo decisório
Gestão do conhecimento
Tecnologia de informação e comunicação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de caso
title_full A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de caso
title_fullStr A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de caso
title_full_unstemmed A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de caso
title_sort A atividade de inteligência competitiva no Brasil: um estudo de caso
author Siqueira, Henrique da Conceição
author_facet Siqueira, Henrique da Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Frederico Antonio Azevedo de
http://lattes.cnpq.br/6766632095703989
Levy, Barbara Pagliari
Spiller, Eduardo Santiago
Philyppis Junior, Nikiforos Joannis
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Henrique da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência competitiva
Processo decisório
Gestão do conhecimento
Tecnologia de informação e comunicação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Inteligência competitiva
Processo decisório
Gestão do conhecimento
Tecnologia de informação e comunicação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description A alta exposição de informações na atualidade é uma constante, facilitada pelas diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A informação tornou-se o produto mais valioso para as empresas, pois ela permite a obtenção de vantagem competitiva no mercado. Entretanto, com as facilidades de transmissão e acesso possibilitadas pelas TIC, é necessário que as empresas saibam definir quais informações são realmente necessárias para atender seus objetivos. Nesse ambiente permeado por informações, algumas delas até falsas ou imprecisas, a atividade de Inteligência Competitiva (IC) funciona como uma ferramenta de importante apoio à tomada de decisão gerencial. Por meio de um Sistema de Inteligência Competitiva (SIC), desempenhado por profissionais com expertise no assunto, este processo formalizado permite uma filtragem do monitoramento do ambiente externo, das informações que, de alguma forma, impactam nos negócios das empresas através de seu ciclo de inteligência – identificação das necessidades informacionais; coleta dessas informações; análise das informações pelos analistas de IC; disseminação interna das informações oriundas do ambiente externo; e avaliação do impacto causado por essas informações sobre os objetivos empresariais. Com vista nesse panorama, a pesquisa apresentou de que forma acontece a troca de informações entre os membros do setor de IC e a alta gerência em uma empresa brasileira que tem atuação nacional e internacional, examinando a procedência das fontes para coleta e recuperação úteis e analisando a relevância do SIC para os negócios da empresa. A pesquisa utiliza o método do estudo de caso, e coleta evidência empírica a partir da entrevista com o responsável por um setor de IC da empresa selecionada, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Procura-se, ao final da pesquisa, identificar como a IC afeta os resultados da empresa estudada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21
2016-11-10T11:42:36Z
2023-12-21T03:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1076
url http://hdl.handle.net/11422/1076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952126607360