A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Alberizândria Mendonça de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12616
Resumo: O objetivo desta monografia é discutir a arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente, refletindo acerca de como essa se apresenta no currículo e nas práticas da EJA e, principalmente, qual a formação acadêmica e cultural do professor da EJA no que tange às suas experiências artísticas. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa de campo e revisão bibliográfica. No campo apoiou-se em entrevista com a professora regente da turma, realizada no período de estágio de prática em EJA e dois questionários online respondidos, sendo um por uma professora atuante e o outro por uma que já atuou nesta modalidade de ensino. A partir da análise qualitativa das entrevistas, surgiram três categorias: a formação das professoras para a arte; a prática pedagógica com as linguagens artísticas e a as práticas de apreciação da arte na escola e na vida. O embasamento teórico ligado ao currículo e concepções da EJA, a arte educação e a formação cultural docente tiveram como referências principais: Cury (2000), Ventura (2012), Freire (1979), Barbosa (2012 e 2015) e Kramer (2000).A pesquisa indica que as linguagens artísticas ainda são incipientes nas práticas das professoras e que isso se deve à ausência da arte na formação inicial e continuada destas. Sugere a necessidade da implementação de políticas de formação cultural mais ampla para os professores, para que a relação com a arte seja uma experiência incorporada no cotidiano da vida dos docentes.
id UFRJ_f8ac309eb95f8e1400d4bc8e1338f363
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12616
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docenteEducação de jovens e adultosArte na educaçãoFormação de professoresPrática pedagógicaFormação culturalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo desta monografia é discutir a arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente, refletindo acerca de como essa se apresenta no currículo e nas práticas da EJA e, principalmente, qual a formação acadêmica e cultural do professor da EJA no que tange às suas experiências artísticas. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa de campo e revisão bibliográfica. No campo apoiou-se em entrevista com a professora regente da turma, realizada no período de estágio de prática em EJA e dois questionários online respondidos, sendo um por uma professora atuante e o outro por uma que já atuou nesta modalidade de ensino. A partir da análise qualitativa das entrevistas, surgiram três categorias: a formação das professoras para a arte; a prática pedagógica com as linguagens artísticas e a as práticas de apreciação da arte na escola e na vida. O embasamento teórico ligado ao currículo e concepções da EJA, a arte educação e a formação cultural docente tiveram como referências principais: Cury (2000), Ventura (2012), Freire (1979), Barbosa (2012 e 2015) e Kramer (2000).A pesquisa indica que as linguagens artísticas ainda são incipientes nas práticas das professoras e que isso se deve à ausência da arte na formação inicial e continuada destas. Sugere a necessidade da implementação de políticas de formação cultural mais ampla para os professores, para que a relação com a arte seja uma experiência incorporada no cotidiano da vida dos docentes.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, DeiseMoura, Ana Paula de Abreu Costa deSilveira, Silvia Soter daPontes, Alberizândria Mendonça de2020-06-27T13:24:14Z2023-12-21T03:01:07Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPONTES, Alberizândria Mendonça de. A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:07Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12616Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente
title A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente
spellingShingle A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente
Pontes, Alberizândria Mendonça de
Educação de jovens e adultos
Arte na educação
Formação de professores
Prática pedagógica
Formação cultural
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente
title_full A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente
title_fullStr A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente
title_full_unstemmed A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente
title_sort A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente
author Pontes, Alberizândria Mendonça de
author_facet Pontes, Alberizândria Mendonça de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arenhart, Deise
Moura, Ana Paula de Abreu Costa de
Silveira, Silvia Soter da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Alberizândria Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Arte na educação
Formação de professores
Prática pedagógica
Formação cultural
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação de jovens e adultos
Arte na educação
Formação de professores
Prática pedagógica
Formação cultural
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo desta monografia é discutir a arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente, refletindo acerca de como essa se apresenta no currículo e nas práticas da EJA e, principalmente, qual a formação acadêmica e cultural do professor da EJA no que tange às suas experiências artísticas. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa de campo e revisão bibliográfica. No campo apoiou-se em entrevista com a professora regente da turma, realizada no período de estágio de prática em EJA e dois questionários online respondidos, sendo um por uma professora atuante e o outro por uma que já atuou nesta modalidade de ensino. A partir da análise qualitativa das entrevistas, surgiram três categorias: a formação das professoras para a arte; a prática pedagógica com as linguagens artísticas e a as práticas de apreciação da arte na escola e na vida. O embasamento teórico ligado ao currículo e concepções da EJA, a arte educação e a formação cultural docente tiveram como referências principais: Cury (2000), Ventura (2012), Freire (1979), Barbosa (2012 e 2015) e Kramer (2000).A pesquisa indica que as linguagens artísticas ainda são incipientes nas práticas das professoras e que isso se deve à ausência da arte na formação inicial e continuada destas. Sugere a necessidade da implementação de políticas de formação cultural mais ampla para os professores, para que a relação com a arte seja uma experiência incorporada no cotidiano da vida dos docentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2020-06-27T13:24:14Z
2023-12-21T03:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Alberizândria Mendonça de. A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/12616
identifier_str_mv PONTES, Alberizândria Mendonça de. A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/12616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456008457158656