A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12616 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é discutir a arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente, refletindo acerca de como essa se apresenta no currículo e nas práticas da EJA e, principalmente, qual a formação acadêmica e cultural do professor da EJA no que tange às suas experiências artísticas. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa de campo e revisão bibliográfica. No campo apoiou-se em entrevista com a professora regente da turma, realizada no período de estágio de prática em EJA e dois questionários online respondidos, sendo um por uma professora atuante e o outro por uma que já atuou nesta modalidade de ensino. A partir da análise qualitativa das entrevistas, surgiram três categorias: a formação das professoras para a arte; a prática pedagógica com as linguagens artísticas e a as práticas de apreciação da arte na escola e na vida. O embasamento teórico ligado ao currículo e concepções da EJA, a arte educação e a formação cultural docente tiveram como referências principais: Cury (2000), Ventura (2012), Freire (1979), Barbosa (2012 e 2015) e Kramer (2000).A pesquisa indica que as linguagens artísticas ainda são incipientes nas práticas das professoras e que isso se deve à ausência da arte na formação inicial e continuada destas. Sugere a necessidade da implementação de políticas de formação cultural mais ampla para os professores, para que a relação com a arte seja uma experiência incorporada no cotidiano da vida dos docentes. |
id |
UFRJ_f8ac309eb95f8e1400d4bc8e1338f363 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12616 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docenteEducação de jovens e adultosArte na educaçãoFormação de professoresPrática pedagógicaFormação culturalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo desta monografia é discutir a arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente, refletindo acerca de como essa se apresenta no currículo e nas práticas da EJA e, principalmente, qual a formação acadêmica e cultural do professor da EJA no que tange às suas experiências artísticas. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa de campo e revisão bibliográfica. No campo apoiou-se em entrevista com a professora regente da turma, realizada no período de estágio de prática em EJA e dois questionários online respondidos, sendo um por uma professora atuante e o outro por uma que já atuou nesta modalidade de ensino. A partir da análise qualitativa das entrevistas, surgiram três categorias: a formação das professoras para a arte; a prática pedagógica com as linguagens artísticas e a as práticas de apreciação da arte na escola e na vida. O embasamento teórico ligado ao currículo e concepções da EJA, a arte educação e a formação cultural docente tiveram como referências principais: Cury (2000), Ventura (2012), Freire (1979), Barbosa (2012 e 2015) e Kramer (2000).A pesquisa indica que as linguagens artísticas ainda são incipientes nas práticas das professoras e que isso se deve à ausência da arte na formação inicial e continuada destas. Sugere a necessidade da implementação de políticas de formação cultural mais ampla para os professores, para que a relação com a arte seja uma experiência incorporada no cotidiano da vida dos docentes.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, DeiseMoura, Ana Paula de Abreu Costa deSilveira, Silvia Soter daPontes, Alberizândria Mendonça de2020-06-27T13:24:14Z2023-12-21T03:01:07Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPONTES, Alberizândria Mendonça de. A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:07Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12616Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente |
title |
A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente |
spellingShingle |
A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente Pontes, Alberizândria Mendonça de Educação de jovens e adultos Arte na educação Formação de professores Prática pedagógica Formação cultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente |
title_full |
A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente |
title_fullStr |
A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente |
title_full_unstemmed |
A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente |
title_sort |
A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente |
author |
Pontes, Alberizândria Mendonça de |
author_facet |
Pontes, Alberizândria Mendonça de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arenhart, Deise Moura, Ana Paula de Abreu Costa de Silveira, Silvia Soter da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Alberizândria Mendonça de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Arte na educação Formação de professores Prática pedagógica Formação cultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação de jovens e adultos Arte na educação Formação de professores Prática pedagógica Formação cultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo desta monografia é discutir a arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente, refletindo acerca de como essa se apresenta no currículo e nas práticas da EJA e, principalmente, qual a formação acadêmica e cultural do professor da EJA no que tange às suas experiências artísticas. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa de campo e revisão bibliográfica. No campo apoiou-se em entrevista com a professora regente da turma, realizada no período de estágio de prática em EJA e dois questionários online respondidos, sendo um por uma professora atuante e o outro por uma que já atuou nesta modalidade de ensino. A partir da análise qualitativa das entrevistas, surgiram três categorias: a formação das professoras para a arte; a prática pedagógica com as linguagens artísticas e a as práticas de apreciação da arte na escola e na vida. O embasamento teórico ligado ao currículo e concepções da EJA, a arte educação e a formação cultural docente tiveram como referências principais: Cury (2000), Ventura (2012), Freire (1979), Barbosa (2012 e 2015) e Kramer (2000).A pesquisa indica que as linguagens artísticas ainda são incipientes nas práticas das professoras e que isso se deve à ausência da arte na formação inicial e continuada destas. Sugere a necessidade da implementação de políticas de formação cultural mais ampla para os professores, para que a relação com a arte seja uma experiência incorporada no cotidiano da vida dos docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2020-06-27T13:24:14Z 2023-12-21T03:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PONTES, Alberizândria Mendonça de. A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/12616 |
identifier_str_mv |
PONTES, Alberizândria Mendonça de. A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456008457158656 |