Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Veronica Otero B. P.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1176
Resumo: Estudo das imagens fotográficas na publicidade atual e como a possibilidade da digitalização permite a construção dessas imagens de uma forma diferente da fotografia tradicional. Através do contraponto de conceitos de fotografia, de imagem digital e da relação do homem com a imagem, a intenção é articular idéias que expliquem como essas imagens são diferentes ou similares aos paradigmas imagéticos tradicionais e como elas contribuem para uma nova linguagem na publicidade. Como essas imagens sintéticas interferem na maneira de se retratar e de se perceber o mundo publicitário, se isso realmente acontece e quais são as principais conseqüências disso para a fotografia são algumas das questões que abordadas. Para tal, apresenta-se exemplos de fotografias da publicidade atual e discutide-se algumas das técnicas aplicadas para a confecção dessas imagens.
id UFRJ_fae54277db6e1b976a15ae3e0d1996ad
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1176
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representaçãoImagem fotográficaCultura de convergenciaAnálise de imagemDigitalizaçãoFotografiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEstudo das imagens fotográficas na publicidade atual e como a possibilidade da digitalização permite a construção dessas imagens de uma forma diferente da fotografia tradicional. Através do contraponto de conceitos de fotografia, de imagem digital e da relação do homem com a imagem, a intenção é articular idéias que expliquem como essas imagens são diferentes ou similares aos paradigmas imagéticos tradicionais e como elas contribuem para uma nova linguagem na publicidade. Como essas imagens sintéticas interferem na maneira de se retratar e de se perceber o mundo publicitário, se isso realmente acontece e quais são as principais conseqüências disso para a fotografia são algumas das questões que abordadas. Para tal, apresenta-se exemplos de fotografias da publicidade atual e discutide-se algumas das técnicas aplicadas para a confecção dessas imagens.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFatorelli, Antonio Paccahttp://lattes.cnpq.br/4404878872890292Pinheiro, Veronica Otero B. P.2017-01-02T17:24:33Z2023-12-21T03:04:36Z2007-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPINHEIRO, Veronica Otero Britto Passos. Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:36Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1176Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:36Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
spellingShingle Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
Pinheiro, Veronica Otero B. P.
Imagem fotográfica
Cultura de convergencia
Análise de imagem
Digitalização
Fotografia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title_full Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title_fullStr Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title_full_unstemmed Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title_sort Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
author Pinheiro, Veronica Otero B. P.
author_facet Pinheiro, Veronica Otero B. P.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fatorelli, Antonio Pacca
http://lattes.cnpq.br/4404878872890292
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Veronica Otero B. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem fotográfica
Cultura de convergencia
Análise de imagem
Digitalização
Fotografia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Imagem fotográfica
Cultura de convergencia
Análise de imagem
Digitalização
Fotografia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Estudo das imagens fotográficas na publicidade atual e como a possibilidade da digitalização permite a construção dessas imagens de uma forma diferente da fotografia tradicional. Através do contraponto de conceitos de fotografia, de imagem digital e da relação do homem com a imagem, a intenção é articular idéias que expliquem como essas imagens são diferentes ou similares aos paradigmas imagéticos tradicionais e como elas contribuem para uma nova linguagem na publicidade. Como essas imagens sintéticas interferem na maneira de se retratar e de se perceber o mundo publicitário, se isso realmente acontece e quais são as principais conseqüências disso para a fotografia são algumas das questões que abordadas. Para tal, apresenta-se exemplos de fotografias da publicidade atual e discutide-se algumas das técnicas aplicadas para a confecção dessas imagens.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-24
2017-01-02T17:24:33Z
2023-12-21T03:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Veronica Otero Britto Passos. Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
http://hdl.handle.net/11422/1176
identifier_str_mv PINHEIRO, Veronica Otero Britto Passos. Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/1176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455955752583168