Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Veronica Otero B. P.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1176
Resumo: Estudo das imagens fotográficas na publicidade atual e como a possibilidade da digitalização permite a construção dessas imagens de uma forma diferente da fotografia tradicional. Através do contraponto de conceitos de fotografia, de imagem digital e da relação do homem com a imagem, a intenção é articular idéias que expliquem como essas imagens são diferentes ou similares aos paradigmas imagéticos tradicionais e como elas contribuem para uma nova linguagem na publicidade. Como essas imagens sintéticas interferem na maneira de se retratar e de se perceber o mundo publicitário, se isso realmente acontece e quais são as principais conseqüências disso para a fotografia são algumas das questões que abordadas. Para tal, apresenta-se exemplos de fotografias da publicidade atual e discutide-se algumas das técnicas aplicadas para a confecção dessas imagens.
id UFRJ_fae54277db6e1b976a15ae3e0d1996ad
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1176
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Pinheiro, Veronica Otero B. P.http://lattes.cnpq.br/4404878872890292Fatorelli, Antonio Pacca2017-01-02T17:24:33Z2023-11-30T03:02:47Z2007-06-24PINHEIRO, Veronica Otero Britto Passos. Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1176Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-08-02T17:07:40Z No. of bitstreams: 1 VPinheiro.pdf: 2662857 bytes, checksum: eac4ecb0ee985d0f18ef46b74c02fa85 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-02T17:24:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VPinheiro.pdf: 2662857 bytes, checksum: eac4ecb0ee985d0f18ef46b74c02fa85 (MD5) Previous issue date: 2007-06-24Estudo das imagens fotográficas na publicidade atual e como a possibilidade da digitalização permite a construção dessas imagens de uma forma diferente da fotografia tradicional. Através do contraponto de conceitos de fotografia, de imagem digital e da relação do homem com a imagem, a intenção é articular idéias que expliquem como essas imagens são diferentes ou similares aos paradigmas imagéticos tradicionais e como elas contribuem para uma nova linguagem na publicidade. Como essas imagens sintéticas interferem na maneira de se retratar e de se perceber o mundo publicitário, se isso realmente acontece e quais são as principais conseqüências disso para a fotografia são algumas das questões que abordadas. Para tal, apresenta-se exemplos de fotografias da publicidade atual e discutide-se algumas das técnicas aplicadas para a confecção dessas imagens.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAImagem fotográficaCultura de convergenciaAnálise de imagemDigitalizaçãoFotografiaFotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALVOBPPinheiro.pdfVOBPPinheiro.pdfapplication/pdf1198982http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1176/3/VOBPPinheiro.pdf5f2f7b6832f4acbe29cf5e8030b3241bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1176/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTVOBPPinheiro.pdf.txtVOBPPinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain104220http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1176/4/VOBPPinheiro.pdf.txt147f60d226984d77fc77b372feb03132MD5411422/11762023-11-30 00:02:47.858oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
spellingShingle Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
Pinheiro, Veronica Otero B. P.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Imagem fotográfica
Cultura de convergencia
Análise de imagem
Digitalização
Fotografia
title_short Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title_full Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title_fullStr Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title_full_unstemmed Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
title_sort Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação
author Pinheiro, Veronica Otero B. P.
author_facet Pinheiro, Veronica Otero B. P.
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4404878872890292
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Veronica Otero B. P.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fatorelli, Antonio Pacca
contributor_str_mv Fatorelli, Antonio Pacca
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Imagem fotográfica
Cultura de convergencia
Análise de imagem
Digitalização
Fotografia
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem fotográfica
Cultura de convergencia
Análise de imagem
Digitalização
Fotografia
description Estudo das imagens fotográficas na publicidade atual e como a possibilidade da digitalização permite a construção dessas imagens de uma forma diferente da fotografia tradicional. Através do contraponto de conceitos de fotografia, de imagem digital e da relação do homem com a imagem, a intenção é articular idéias que expliquem como essas imagens são diferentes ou similares aos paradigmas imagéticos tradicionais e como elas contribuem para uma nova linguagem na publicidade. Como essas imagens sintéticas interferem na maneira de se retratar e de se perceber o mundo publicitário, se isso realmente acontece e quais são as principais conseqüências disso para a fotografia são algumas das questões que abordadas. Para tal, apresenta-se exemplos de fotografias da publicidade atual e discutide-se algumas das técnicas aplicadas para a confecção dessas imagens.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-02T17:24:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Veronica Otero Britto Passos. Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1176
identifier_str_mv PINHEIRO, Veronica Otero Britto Passos. Fotografia digital na publicidade contemporânea: para além dos limites da representação. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/1176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1176/3/VOBPPinheiro.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1176/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1176/4/VOBPPinheiro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f2f7b6832f4acbe29cf5e8030b3241b
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
147f60d226984d77fc77b372feb03132
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097069528514560