Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15956 |
Resumo: | O Ensino de Imunologia nas escolas municipais do Rio de Janeiro vem passando por certas dificuldades referentes, principalmente, ao seu alto nível de complexidade e abstração, tanto para alunos quanto para professores. Buscando otimizar as aulas de Imunologia, o presente trabalho produz um jogo didático contendo os principais elementos sobre o sistema imunológico e/ou linfático apresentados durante estas aulas. Como resultado, foi elaborado um jogo de tabuleiro contendo cartas e peças de forma a simular a ação dos agentes do sistema imunológico durante uma infecção em um organismo. O jogo apresenta uma proposta cooperativa, sendo jogado por grupos de quatro a cinco estudantes. Como forma de avaliação, foi proposta uma atividade aplicada em duas turmas de oitavo ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Em momentos pré e pós jogo foram realizadas atividades diagnósticas com os alunos para verificar seus conhecimentos em Imunologia. Os resultados demonstram que o jogo contribuiu positivamente na concepção dos alunos em relação aos temas referentes a Imunologia. Nota-se, também, que a atividade possibilitou a cooperação entre eles, uma vez que buscavam um mesmo objetivo. Assim, com base nos resultados obtidos, observa-se que o jogo desenvolvido se apresentou como um recurso didático alternativo para auxiliar no ensino de Imunologia no Ensino Fundamental. |
id |
UFRJ_fb80231001459625e8dcd99af7dafed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/15956 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologiaJogos e brinquedosAprendizagemMateriais de ensinoEnsino fundamentalAlergia e imunologiaCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIAO Ensino de Imunologia nas escolas municipais do Rio de Janeiro vem passando por certas dificuldades referentes, principalmente, ao seu alto nível de complexidade e abstração, tanto para alunos quanto para professores. Buscando otimizar as aulas de Imunologia, o presente trabalho produz um jogo didático contendo os principais elementos sobre o sistema imunológico e/ou linfático apresentados durante estas aulas. Como resultado, foi elaborado um jogo de tabuleiro contendo cartas e peças de forma a simular a ação dos agentes do sistema imunológico durante uma infecção em um organismo. O jogo apresenta uma proposta cooperativa, sendo jogado por grupos de quatro a cinco estudantes. Como forma de avaliação, foi proposta uma atividade aplicada em duas turmas de oitavo ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Em momentos pré e pós jogo foram realizadas atividades diagnósticas com os alunos para verificar seus conhecimentos em Imunologia. Os resultados demonstram que o jogo contribuiu positivamente na concepção dos alunos em relação aos temas referentes a Imunologia. Nota-se, também, que a atividade possibilitou a cooperação entre eles, uma vez que buscavam um mesmo objetivo. Assim, com base nos resultados obtidos, observa-se que o jogo desenvolvido se apresentou como um recurso didático alternativo para auxiliar no ensino de Imunologia no Ensino Fundamental.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJRosse, Cássio Gomeshttp://lattes.cnpq.br/7632496657041183http://lattes.cnpq.br/8166240587848430Silva, Tatiana Luna Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/0333988433336048Sousa, Isabela Brandão deStadtlober, Paulo Roberto2022-01-06T14:26:00Z2023-12-21T03:01:41Z2017-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSTADTLOBER, Paulo Roberto. Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/15956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15956Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia |
title |
Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia |
spellingShingle |
Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia Stadtlober, Paulo Roberto Jogos e brinquedos Aprendizagem Materiais de ensino Ensino fundamental Alergia e imunologia CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA |
title_short |
Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia |
title_full |
Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia |
title_fullStr |
Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia |
title_full_unstemmed |
Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia |
title_sort |
Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia |
author |
Stadtlober, Paulo Roberto |
author_facet |
Stadtlober, Paulo Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosse, Cássio Gomes http://lattes.cnpq.br/7632496657041183 http://lattes.cnpq.br/8166240587848430 Silva, Tatiana Luna Gomes da http://lattes.cnpq.br/0333988433336048 Sousa, Isabela Brandão de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stadtlober, Paulo Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brinquedos Aprendizagem Materiais de ensino Ensino fundamental Alergia e imunologia CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA |
topic |
Jogos e brinquedos Aprendizagem Materiais de ensino Ensino fundamental Alergia e imunologia CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA |
description |
O Ensino de Imunologia nas escolas municipais do Rio de Janeiro vem passando por certas dificuldades referentes, principalmente, ao seu alto nível de complexidade e abstração, tanto para alunos quanto para professores. Buscando otimizar as aulas de Imunologia, o presente trabalho produz um jogo didático contendo os principais elementos sobre o sistema imunológico e/ou linfático apresentados durante estas aulas. Como resultado, foi elaborado um jogo de tabuleiro contendo cartas e peças de forma a simular a ação dos agentes do sistema imunológico durante uma infecção em um organismo. O jogo apresenta uma proposta cooperativa, sendo jogado por grupos de quatro a cinco estudantes. Como forma de avaliação, foi proposta uma atividade aplicada em duas turmas de oitavo ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Em momentos pré e pós jogo foram realizadas atividades diagnósticas com os alunos para verificar seus conhecimentos em Imunologia. Os resultados demonstram que o jogo contribuiu positivamente na concepção dos alunos em relação aos temas referentes a Imunologia. Nota-se, também, que a atividade possibilitou a cooperação entre eles, uma vez que buscavam um mesmo objetivo. Assim, com base nos resultados obtidos, observa-se que o jogo desenvolvido se apresentou como um recurso didático alternativo para auxiliar no ensino de Imunologia no Ensino Fundamental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 2022-01-06T14:26:00Z 2023-12-21T03:01:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
STADTLOBER, Paulo Roberto. Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. http://hdl.handle.net/11422/15956 |
identifier_str_mv |
STADTLOBER, Paulo Roberto. Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/15956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456024965939200 |