Agendamento enquadramento e opinião pública: a imprensa e seus efeitos sobre a audiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Bruna Meireles
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1623
Resumo: Analisa o processo de formação da opinião pública à luz das propostas teóricas do agenda-setting (agendamento) e do framing (enquadramento). A tese do agendamento sustenta que os meios de comunicação de massa definem a ordem do dia, sugerindo às pessoas sobre o que devem pensar. Já a teoria do enquadramento argumenta que a mídia cria molduras para as notícias, orientando as pessoas sobre o olhar que devem ter sobre alguns assuntos. As duas teorias dialogam entre si. E a relação que se estabelece entre elas é abordada, neste trabalho, a partir da análise do conteúdo da mídia e do posicionamento da opinião pública durante o período que antecedeu o referendo do desarmamento, realizado no Brasil, em 2005. Bastante criticadas, as teorias da agenda-setitng e do framing trazem à tona uma das principais questões acerca dos meios de comunicação: quais são seus reais efeitos sobre a audiência?
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