Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Joseane dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8122
Resumo: Estuda os momentos históricos do Assentamento Palmares II, no estado do Pará e como o processo de acampamento e assentamento provocou mudanças que possibilitaram a construção de lideranças e o fortalecimento da organização do MST na região. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica quando tratou-se da questão agrária na região sul no estado do Pará. Foram realizadas entrevistas com os assentados e utilizou-se como referência a vivência que tenho no assentamento como militante do MST e filha dessa luta que ainda é uma luta árdua para a conquista da terra. Este trabalho demonstra a força de um movimento na conquista de um território para que as famílias assentadas possam ter uma melhor qualidade de vida. Discute-se ainda, os conflitos gerados pelo controle do poder que o agronegócio tem na região do sul do estado do Pará o que faz com que cresçam, também, os conflitos na região. Apresenta-se aqui, a história do MST, que foi criado com o objetivo de unir o povo na defesa do direito à terra para produzir, garantido com isso, a sua manutenção no campo. Esse trabalho poderá contribuir para diminuir e socializar as experiências de luta pela terra demonstrando que o MST é um movimento que busca fortalecer os direitos dos trabalhadores Sem-Terra. Apresenta-se a história de luta e conquista de um povo que é constantemente massacrado pelo capital, no qual o Estado mostra-se omisso com a questão agraria e com o povo menos favorecido.
id UFRJ_fcef523823fc0550c019ead40e205792
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8122
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do ParáReforma agráriaMovimentos sociaisAssentamento ruralCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOEstuda os momentos históricos do Assentamento Palmares II, no estado do Pará e como o processo de acampamento e assentamento provocou mudanças que possibilitaram a construção de lideranças e o fortalecimento da organização do MST na região. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica quando tratou-se da questão agrária na região sul no estado do Pará. Foram realizadas entrevistas com os assentados e utilizou-se como referência a vivência que tenho no assentamento como militante do MST e filha dessa luta que ainda é uma luta árdua para a conquista da terra. Este trabalho demonstra a força de um movimento na conquista de um território para que as famílias assentadas possam ter uma melhor qualidade de vida. Discute-se ainda, os conflitos gerados pelo controle do poder que o agronegócio tem na região do sul do estado do Pará o que faz com que cresçam, também, os conflitos na região. Apresenta-se aqui, a história do MST, que foi criado com o objetivo de unir o povo na defesa do direito à terra para produzir, garantido com isso, a sua manutenção no campo. Esse trabalho poderá contribuir para diminuir e socializar as experiências de luta pela terra demonstrando que o MST é um movimento que busca fortalecer os direitos dos trabalhadores Sem-Terra. Apresenta-se a história de luta e conquista de um povo que é constantemente massacrado pelo capital, no qual o Estado mostra-se omisso com a questão agraria e com o povo menos favorecido.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Serviço SocialUFRJMoro, Maristela Dalhttp://lattes.cnpq.br/8789334302617243Nascimento, Joseane dos Santos2019-05-22T19:49:10Z2023-12-21T03:05:51Z2017-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNASCIMENTO, Joseane dos Santos. Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/8122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8122Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará
title Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará
spellingShingle Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará
Nascimento, Joseane dos Santos
Reforma agrária
Movimentos sociais
Assentamento rural
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
title_short Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará
title_full Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará
title_fullStr Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará
title_full_unstemmed Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará
title_sort Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará
author Nascimento, Joseane dos Santos
author_facet Nascimento, Joseane dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moro, Maristela Dal
http://lattes.cnpq.br/8789334302617243
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Joseane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma agrária
Movimentos sociais
Assentamento rural
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
topic Reforma agrária
Movimentos sociais
Assentamento rural
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
description Estuda os momentos históricos do Assentamento Palmares II, no estado do Pará e como o processo de acampamento e assentamento provocou mudanças que possibilitaram a construção de lideranças e o fortalecimento da organização do MST na região. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica quando tratou-se da questão agrária na região sul no estado do Pará. Foram realizadas entrevistas com os assentados e utilizou-se como referência a vivência que tenho no assentamento como militante do MST e filha dessa luta que ainda é uma luta árdua para a conquista da terra. Este trabalho demonstra a força de um movimento na conquista de um território para que as famílias assentadas possam ter uma melhor qualidade de vida. Discute-se ainda, os conflitos gerados pelo controle do poder que o agronegócio tem na região do sul do estado do Pará o que faz com que cresçam, também, os conflitos na região. Apresenta-se aqui, a história do MST, que foi criado com o objetivo de unir o povo na defesa do direito à terra para produzir, garantido com isso, a sua manutenção no campo. Esse trabalho poderá contribuir para diminuir e socializar as experiências de luta pela terra demonstrando que o MST é um movimento que busca fortalecer os direitos dos trabalhadores Sem-Terra. Apresenta-se a história de luta e conquista de um povo que é constantemente massacrado pelo capital, no qual o Estado mostra-se omisso com a questão agraria e com o povo menos favorecido.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25
2019-05-22T19:49:10Z
2023-12-21T03:05:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Joseane dos Santos. Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/8122
identifier_str_mv NASCIMENTO, Joseane dos Santos. Assentamento rural Palmares II é a luta pela terra no sul do Pará. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/8122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Serviço Social
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Serviço Social
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455988836204544