Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2388 |
Resumo: | Based on Samuel Adler's idem concerning the similarities of orchestral transcription and poetic translation, this research investigates three orchestral transcription of Modest P. Mussorgsky's piano suite “Picture at an Exhibition”. There transcriptions are those by Mauriçe Ravel, Francisco Mignone and VIadimir Ashkenaq. The aim of the present work is to establish some criteria according to wish a transcription may be regarded a original composition or a new creative process linked to the primary work. |
id |
UFRJ_ff1564f20e6d573d5fd70b8e575bea39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2388 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativaMussorgsky, Modest PetrovichOrquestraçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::REGENCIABased on Samuel Adler's idem concerning the similarities of orchestral transcription and poetic translation, this research investigates three orchestral transcription of Modest P. Mussorgsky's piano suite “Picture at an Exhibition”. There transcriptions are those by Mauriçe Ravel, Francisco Mignone and VIadimir Ashkenaq. The aim of the present work is to establish some criteria according to wish a transcription may be regarded a original composition or a new creative process linked to the primary work.Partindo da premissa de Samuel Adler, que compara a transcrição orquestral à tradução poética, o presente texto investiga três transcrições orquestrais da suíte para piano “Quadros de uma Exposição” de Modest Mussorgsky. As transcrições foram realizadas por Maurice Ravel, Francisco Mignone e Vladimir Ashkenazy. O objetivo do presente trabalho é estabelecer critérios a partir dos quais seja possível estabelecer até que ponte uma transcrição é uma obra original ou uma recriação, ligada à ideia primitiva.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFRJVianna, João Guilherme RipperHack, Nelson NiloCardoso, André Luiz Campello Duartehttp://lattes.cnpq.br/2518094449248749Di Sabbatto, Sérgio2017-07-10T21:32:43Z2023-12-21T03:04:21Z2002-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDI SABBATO, Sergio. Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa. 2002. 153 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola da Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.http://hdl.handle.net/11422/2388porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2388Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa |
title |
Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa |
spellingShingle |
Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa Di Sabbatto, Sérgio Mussorgsky, Modest Petrovich Orquestração CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::REGENCIA |
title_short |
Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa |
title_full |
Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa |
title_fullStr |
Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa |
title_full_unstemmed |
Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa |
title_sort |
Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa |
author |
Di Sabbatto, Sérgio |
author_facet |
Di Sabbatto, Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vianna, João Guilherme Ripper Hack, Nelson Nilo Cardoso, André Luiz Campello Duarte http://lattes.cnpq.br/2518094449248749 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Sabbatto, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mussorgsky, Modest Petrovich Orquestração CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::REGENCIA |
topic |
Mussorgsky, Modest Petrovich Orquestração CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::REGENCIA |
description |
Based on Samuel Adler's idem concerning the similarities of orchestral transcription and poetic translation, this research investigates three orchestral transcription of Modest P. Mussorgsky's piano suite “Picture at an Exhibition”. There transcriptions are those by Mauriçe Ravel, Francisco Mignone and VIadimir Ashkenaq. The aim of the present work is to establish some criteria according to wish a transcription may be regarded a original composition or a new creative process linked to the primary work. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-08-28 2017-07-10T21:32:43Z 2023-12-21T03:04:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DI SABBATO, Sergio. Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa. 2002. 153 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola da Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. http://hdl.handle.net/11422/2388 |
identifier_str_mv |
DI SABBATO, Sergio. Três transcrições do "Quadro de uma Exposição" de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa. 2002. 153 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola da Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Música Programa de Pós-Graduação em Música UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Música Programa de Pós-Graduação em Música UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455965624926208 |