O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espacialidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552 |
Resumo: | This paper presents an analysis of the Frida Kahlo Museum garden, located in Mexico City, as a space for teaching history. We will demonstrate the aspects that ensures us to consider Frida's garden as a place of memory and an environmental historical heritage. We present the results of an educational experience of a virtual visit to the aforementioned Museum with students from the 7th year of Elementary School. This activity advices us on the concept of space and directs students to the environmental perspective of history, finding in the garden a privileged place for this type of innovative approach. |
id |
UFRN-10_9f109b4242ff94fff596af24099bd058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/26552 |
network_acronym_str |
UFRN-10 |
network_name_str |
Espacialidades |
repository_id_str |
|
spelling |
O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História Espaço patrimonialEnsino de históriaJardim Frida KahloThis paper presents an analysis of the Frida Kahlo Museum garden, located in Mexico City, as a space for teaching history. We will demonstrate the aspects that ensures us to consider Frida's garden as a place of memory and an environmental historical heritage. We present the results of an educational experience of a virtual visit to the aforementioned Museum with students from the 7th year of Elementary School. This activity advices us on the concept of space and directs students to the environmental perspective of history, finding in the garden a privileged place for this type of innovative approach.Este artigo apresenta uma análise sobre o jardim do Museo Frida Kahlo, localizado na Cidade do México, como espaço para o ensino de história. Demonstraremos os aspectos que nos garantem considerar o jardim de Frida como um lugar de memória e um patrimônio histórico ambiental. Apresentaremos os resultados de uma experiência educacional de visita virtual ao referido Museu com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Essa atividade nos permitiu discutir o conceito de espaço e direcionar os alunos para a perspectiva ambiental da história, encontrando no jardim um local privilegiado para esse tipo de abordagem inovadora. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/2655210.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-371984-817X10.21680/1984-817X.2022v18n1reponame:Espacialidadesinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552/15576Copyright (c) 2022 Revista Espacialidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKettle, Wesley OliveiraVidigal , Victória Emi Murakami2022-04-18T21:32:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/26552Revistahttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/oaiespacialidades@gmail.com||1984-817X1984-817Xopendoar:2022-04-18T21:32Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História |
title |
O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História |
spellingShingle |
O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História Kettle, Wesley Oliveira Espaço patrimonial Ensino de história Jardim Frida Kahlo |
title_short |
O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História |
title_full |
O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História |
title_fullStr |
O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História |
title_full_unstemmed |
O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História |
title_sort |
O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História |
author |
Kettle, Wesley Oliveira |
author_facet |
Kettle, Wesley Oliveira Vidigal , Victória Emi Murakami |
author_role |
author |
author2 |
Vidigal , Victória Emi Murakami |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kettle, Wesley Oliveira Vidigal , Victória Emi Murakami |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço patrimonial Ensino de história Jardim Frida Kahlo |
topic |
Espaço patrimonial Ensino de história Jardim Frida Kahlo |
description |
This paper presents an analysis of the Frida Kahlo Museum garden, located in Mexico City, as a space for teaching history. We will demonstrate the aspects that ensures us to consider Frida's garden as a place of memory and an environmental historical heritage. We present the results of an educational experience of a virtual visit to the aforementioned Museum with students from the 7th year of Elementary School. This activity advices us on the concept of space and directs students to the environmental perspective of history, finding in the garden a privileged place for this type of innovative approach. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552 |
identifier_str_mv |
10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552/15576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 reponame:Espacialidades instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Espacialidades |
collection |
Espacialidades |
repository.name.fl_str_mv |
Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
espacialidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797069108398784512 |