O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kettle, Wesley Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vidigal , Victória Emi Murakami
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espacialidades
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552
Resumo: This paper presents an analysis of the Frida Kahlo Museum garden, located in Mexico City, as a space for teaching history. We will demonstrate the aspects that ensures us to consider Frida's garden as a place of memory and an environmental historical heritage. We present the results of an educational experience of a virtual visit to the aforementioned Museum with students from the 7th year of Elementary School. This activity advices us on the concept of space and directs students to the environmental perspective of history, finding in the garden a privileged place for this type of innovative approach.
id UFRN-10_9f109b4242ff94fff596af24099bd058
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/26552
network_acronym_str UFRN-10
network_name_str Espacialidades
repository_id_str
spelling O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História Espaço patrimonialEnsino de históriaJardim Frida KahloThis paper presents an analysis of the Frida Kahlo Museum garden, located in Mexico City, as a space for teaching history. We will demonstrate the aspects that ensures us to consider Frida's garden as a place of memory and an environmental historical heritage. We present the results of an educational experience of a virtual visit to the aforementioned Museum with students from the 7th year of Elementary School. This activity advices us on the concept of space and directs students to the environmental perspective of history, finding in the garden a privileged place for this type of innovative approach.Este artigo apresenta uma análise sobre o jardim do Museo Frida Kahlo, localizado na Cidade do México, como espaço para o ensino de história. Demonstraremos os aspectos que nos garantem considerar o jardim de Frida como um lugar de memória e um patrimônio histórico ambiental. Apresentaremos os resultados de uma experiência educacional de visita virtual ao referido Museu com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Essa atividade nos permitiu discutir o conceito de espaço e direcionar os alunos para a perspectiva ambiental da história, encontrando no jardim um local privilegiado para esse tipo de abordagem inovadora. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/2655210.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-371984-817X10.21680/1984-817X.2022v18n1reponame:Espacialidadesinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552/15576Copyright (c) 2022 Revista Espacialidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKettle, Wesley OliveiraVidigal , Victória Emi Murakami2022-04-18T21:32:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/26552Revistahttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/oaiespacialidades@gmail.com||1984-817X1984-817Xopendoar:2022-04-18T21:32Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História
title O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História
spellingShingle O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História
Kettle, Wesley Oliveira
Espaço patrimonial
Ensino de história
Jardim Frida Kahlo
title_short O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História
title_full O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História
title_fullStr O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História
title_full_unstemmed O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História
title_sort O LADO VERDE DA CASA AZUL: : o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História
author Kettle, Wesley Oliveira
author_facet Kettle, Wesley Oliveira
Vidigal , Victória Emi Murakami
author_role author
author2 Vidigal , Victória Emi Murakami
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kettle, Wesley Oliveira
Vidigal , Victória Emi Murakami
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço patrimonial
Ensino de história
Jardim Frida Kahlo
topic Espaço patrimonial
Ensino de história
Jardim Frida Kahlo
description This paper presents an analysis of the Frida Kahlo Museum garden, located in Mexico City, as a space for teaching history. We will demonstrate the aspects that ensures us to consider Frida's garden as a place of memory and an environmental historical heritage. We present the results of an educational experience of a virtual visit to the aforementioned Museum with students from the 7th year of Elementary School. This activity advices us on the concept of space and directs students to the environmental perspective of history, finding in the garden a privileged place for this type of innovative approach.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552
10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552
identifier_str_mv 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26552/15576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37
Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37
Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37
Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 17-37
1984-817X
10.21680/1984-817X.2022v18n1
reponame:Espacialidades
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Espacialidades
collection Espacialidades
repository.name.fl_str_mv Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv espacialidades@gmail.com||
_version_ 1797069108398784512