APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carina Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Muniz, Thaísa de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espacialidades
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26551
Resumo: ABSTRACT The intention of this article is to present a reflection concerning the learning of History in the city, as of metaphors of the maze and the labyrinth, inspired upon the reflection of ethnographer Tim Ingold (2015). In dialog with the idea of a pedagogy of the pedestrian reasoning from the city of Rio de Janeiro (RJ), with the demonstration of fondness, languages, and senses, we will present capabilities and challenges of education in the city. The concepts of historical imagination and schooling will be the focus of most attention. Finally, we will glimmer the impacts of the pandemic in the use of the city and the challenges that are yet to come.
id UFRN-10_c9ceade65418ce26b241c450890c414b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/26551
network_acronym_str UFRN-10
network_name_str Espacialidades
repository_id_str
spelling APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirintoTerritório; cidade; aprendizagem histórica; Rio de Janeiro; etnografiaTerritory; city; historical schooling; Rio de Janeiro;ABSTRACT The intention of this article is to present a reflection concerning the learning of History in the city, as of metaphors of the maze and the labyrinth, inspired upon the reflection of ethnographer Tim Ingold (2015). In dialog with the idea of a pedagogy of the pedestrian reasoning from the city of Rio de Janeiro (RJ), with the demonstration of fondness, languages, and senses, we will present capabilities and challenges of education in the city. The concepts of historical imagination and schooling will be the focus of most attention. Finally, we will glimmer the impacts of the pandemic in the use of the city and the challenges that are yet to come.O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre o aprendizado da História na cidade a partir das metáforas do dédalo e do labirinto, inspirada na reflexão do etnógrafo Tim Ingold (2015). Em diálogo com a ideia de uma pedagogia do pedestre refletiva a partir da cidade do Rio de Janeiro (RJ) com a mobilização de afetos, linguagens e sentidos, apresentaremos potencialidades e desafios da educação na cidade. Os conceitos de imaginação e aprendizagem histórica serão focos de maior atenção. Por fim, vislumbraremos impactos da pandemia no uso da cidade e desafios para o porvir.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/2655110.21680/1984-817X.2022v18n1ID26551Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 267-278Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 267-278Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 267-278Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 267-2781984-817X10.21680/1984-817X.2022v18n1reponame:Espacialidadesinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26551/15589Copyright (c) 2022 Revista Espacialidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Carina MartinsMuniz, Thaísa de Queiroz 2022-04-18T21:32:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/26551Revistahttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/oaiespacialidades@gmail.com||1984-817X1984-817Xopendoar:2022-04-18T21:32Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto
title APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto
spellingShingle APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto
Costa, Carina Martins
Território; cidade; aprendizagem histórica; Rio de Janeiro; etnografia
Territory; city; historical schooling; Rio de Janeiro;
title_short APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto
title_full APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto
title_fullStr APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto
title_full_unstemmed APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto
title_sort APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto
author Costa, Carina Martins
author_facet Costa, Carina Martins
Muniz, Thaísa de Queiroz
author_role author
author2 Muniz, Thaísa de Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carina Martins
Muniz, Thaísa de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Território; cidade; aprendizagem histórica; Rio de Janeiro; etnografia
Territory; city; historical schooling; Rio de Janeiro;
topic Território; cidade; aprendizagem histórica; Rio de Janeiro; etnografia
Territory; city; historical schooling; Rio de Janeiro;
description ABSTRACT The intention of this article is to present a reflection concerning the learning of History in the city, as of metaphors of the maze and the labyrinth, inspired upon the reflection of ethnographer Tim Ingold (2015). In dialog with the idea of a pedagogy of the pedestrian reasoning from the city of Rio de Janeiro (RJ), with the demonstration of fondness, languages, and senses, we will present capabilities and challenges of education in the city. The concepts of historical imagination and schooling will be the focus of most attention. Finally, we will glimmer the impacts of the pandemic in the use of the city and the challenges that are yet to come.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26551
10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26551
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26551
identifier_str_mv 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26551/15589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 267-278
Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 267-278
Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 267-278
Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 267-278
1984-817X
10.21680/1984-817X.2022v18n1
reponame:Espacialidades
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Espacialidades
collection Espacialidades
repository.name.fl_str_mv Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv espacialidades@gmail.com||
_version_ 1797069108397735936