Narrar e pensar o outro, narrar e pensar a si: a escrita da História da África entre e etnocentrismo e a epistemologia das diferenças
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Espacialidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17669 |
Resumo: | A discussão que ora se apresenta pretende analisar à escrita da História da África por meio de uma perspectiva marcada pelos pressupostos da longa duração. Com esse objetivo, recorremos inicialmente aos apontamentos de Anderson Oliva e Carlos Lopes. Em seguida, no desenvolvimento de nossa argumentação, recuperamos sucintamente algumas falas do teórico dos estudos pós-coloniais Achile Mbembe, que em seu texto, “As formas Africanas de Auto-Inscrição”, propõe matrizes epistemológicas diferentes da epistemologia ocidental. Para se pensar a dinâmica histórica, ofereceu diferentes aportes teóricos e uma compreensão mais complexa sobre a produção da história africana, colocando o foco para além de simples dicotomias, como sociedades africanas vitimizadas versus sociedades superiores, bem como para além do aspecto da raça e da diferença. |
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Narrar e pensar o outro, narrar e pensar a si: a escrita da História da África entre e etnocentrismo e a epistemologia das diferençasEscrita da história da ÁfricaNovos estudos africanosCrítica ao etnocentrismoA discussão que ora se apresenta pretende analisar à escrita da História da África por meio de uma perspectiva marcada pelos pressupostos da longa duração. Com esse objetivo, recorremos inicialmente aos apontamentos de Anderson Oliva e Carlos Lopes. Em seguida, no desenvolvimento de nossa argumentação, recuperamos sucintamente algumas falas do teórico dos estudos pós-coloniais Achile Mbembe, que em seu texto, “As formas Africanas de Auto-Inscrição”, propõe matrizes epistemológicas diferentes da epistemologia ocidental. Para se pensar a dinâmica histórica, ofereceu diferentes aportes teóricos e uma compreensão mais complexa sobre a produção da história africana, colocando o foco para além de simples dicotomias, como sociedades africanas vitimizadas versus sociedades superiores, bem como para além do aspecto da raça e da diferença.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/1766910.21680/1984-817X.2017v11n01ID17669Espacialidades Journal; Vol. 11 No. 01 (2017): A rejeição ao outro: espaços de não-reconhecimento nas relações de alteridade; 01-18Revista Espacialidades; Vol. 11 Núm. 01 (2017): A rejeição ao outro: espaços de não-reconhecimento nas relações de alteridade; 01-18Revue Espacialidades; Vol. 11 No. 01 (2017): A rejeição ao outro: espaços de não-reconhecimento nas relações de alteridade; 01-18Revista Espacialidades; v. 11 n. 01 (2017): A rejeição ao outro: espaços de não-reconhecimento nas relações de alteridade; 01-181984-817X10.21680/1984-817X.2017v11n01reponame:Espacialidadesinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17669/11540Copyright (c) 2017 Revista Espacialidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Kátia Luzia SoaresMagalhães, Ana Paula Moreira2021-12-14T17:19:10Zoai:periodicos.ufrn.br:article/17669Revistahttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/espacialidades/oaiespacialidades@gmail.com||1984-817X1984-817Xopendoar:2021-12-14T17:19:10Espacialidades - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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