Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gleiciany Barbosa da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Informação na Sociedade Contemporânea
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6500
Resumo: Esta monografia apresenta considerações relativas à preservação de livros raros. Expõe um resgate sobre a história do livro, conceituando obras raras, bem como, enfatizando os detalhes que caracterizam documentos como raro. Mostra os critérios de raridade de que devem ser adotados mediante a realidade de cada biblioteca que possui um acervo raro. Descreve a preservação de documentos como uma pratica essencial que deve estar presente em todas as bibliotecas e estimulada por seus gestores, para as informações contidas nesse suporte, tornem-se disponíveis a longo prazo. Concentra a atenção nos aspectos da Preservação aplicada à Obras Raras. Utiliza o método quadripolar como procedimento metodológico, o qual visualiza a investigação através de quatro pólos (epistemológico, teórico, técnico e morfológico), permitindo estudar em um mesmo trabalho, as abordagens qualitativa e quantitativa. Tem como objetivo geral, conhecer as práticas de preservação da Coleção de Obras Raras da Biblioteca Central Zila Mamede, bem como expor os critérios de raridade adotados por esta biblioteca. Conclui com a importância ainda maior em preservar os documentos presentes no acervo de modo a permitir que a memória do Brasil, do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte seja mais bem salvaguardada.
id UFRN-11_8d4f0c8d19e7bcd3d41c14bb82cddac0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/6500
network_acronym_str UFRN-11
network_name_str Revista Informação na Sociedade Contemporânea
repository_id_str
spelling Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZMEsta monografia apresenta considerações relativas à preservação de livros raros. Expõe um resgate sobre a história do livro, conceituando obras raras, bem como, enfatizando os detalhes que caracterizam documentos como raro. Mostra os critérios de raridade de que devem ser adotados mediante a realidade de cada biblioteca que possui um acervo raro. Descreve a preservação de documentos como uma pratica essencial que deve estar presente em todas as bibliotecas e estimulada por seus gestores, para as informações contidas nesse suporte, tornem-se disponíveis a longo prazo. Concentra a atenção nos aspectos da Preservação aplicada à Obras Raras. Utiliza o método quadripolar como procedimento metodológico, o qual visualiza a investigação através de quatro pólos (epistemológico, teórico, técnico e morfológico), permitindo estudar em um mesmo trabalho, as abordagens qualitativa e quantitativa. Tem como objetivo geral, conhecer as práticas de preservação da Coleção de Obras Raras da Biblioteca Central Zila Mamede, bem como expor os critérios de raridade adotados por esta biblioteca. Conclui com a importância ainda maior em preservar os documentos presentes no acervo de modo a permitir que a memória do Brasil, do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte seja mais bem salvaguardada.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2015-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6500Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 1 (2014)2447-0198reponame:Revista Informação na Sociedade Contemporâneainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6500/5039Copyright (c) 2015 Revista Informação na Sociedade Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gleiciany Barbosa da2021-08-30T18:43:13Zoai:periodicos.ufrn.br:article/6500Revistahttps://periodicos.ufrn.br/informacao/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/oairisc.ufrn@gmail.com ; risc.decin@gmail.com2447-01982447-0198opendoar:2021-08-30T18:43:13Revista Informação na Sociedade Contemporânea - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM
title Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM
spellingShingle Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM
Silva, Gleiciany Barbosa da
title_short Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM
title_full Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM
title_fullStr Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM
title_full_unstemmed Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM
title_sort Preservação de documentos analógicos: um estudo realizado na coleção de obras raras da BCZM
author Silva, Gleiciany Barbosa da
author_facet Silva, Gleiciany Barbosa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gleiciany Barbosa da
description Esta monografia apresenta considerações relativas à preservação de livros raros. Expõe um resgate sobre a história do livro, conceituando obras raras, bem como, enfatizando os detalhes que caracterizam documentos como raro. Mostra os critérios de raridade de que devem ser adotados mediante a realidade de cada biblioteca que possui um acervo raro. Descreve a preservação de documentos como uma pratica essencial que deve estar presente em todas as bibliotecas e estimulada por seus gestores, para as informações contidas nesse suporte, tornem-se disponíveis a longo prazo. Concentra a atenção nos aspectos da Preservação aplicada à Obras Raras. Utiliza o método quadripolar como procedimento metodológico, o qual visualiza a investigação através de quatro pólos (epistemológico, teórico, técnico e morfológico), permitindo estudar em um mesmo trabalho, as abordagens qualitativa e quantitativa. Tem como objetivo geral, conhecer as práticas de preservação da Coleção de Obras Raras da Biblioteca Central Zila Mamede, bem como expor os critérios de raridade adotados por esta biblioteca. Conclui com a importância ainda maior em preservar os documentos presentes no acervo de modo a permitir que a memória do Brasil, do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte seja mais bem salvaguardada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6500
url https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6500/5039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Informação na Sociedade Contemporânea
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Informação na Sociedade Contemporânea
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 1 (2014)
2447-0198
reponame:Revista Informação na Sociedade Contemporânea
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Informação na Sociedade Contemporânea
collection Revista Informação na Sociedade Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Revista Informação na Sociedade Contemporânea - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv risc.ufrn@gmail.com ; risc.decin@gmail.com
_version_ 1797067922281070592