Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Costa, Francisco Wendell
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18406
Resumo: O objetivo geral é analisar a gestão ambiental na Resex do Delta do Parnaíba, enfatizando como seus aspectos geográficos são relevantes para as áreas protegidas da zona costeira do Maranhão. O trabalho está pautado na abordagem qualitativa descritiva, no método hipotético-dedutivo e nos procedimentos metodológicos. Os resultados evidenciaram que a Resex do Delta do Parnaíba é de origem sedimentar cenozoica, composta por planície flúvio-marinha inundável; dunas móveis e fixas e praias arenosas. O clima é tropical subúmido; a vegetação é composta por manguezais intercalados por apicuns, vegetação de dunas e manchas de carnaúba. Os solos são gleissolo (tiomórfico órtico e sálico sódico) e neossolo quartzarênico órtico com baixa fertilidade natural. A existência dos dispositivos legais sobre a gestão da zona costeira visa planejar e gerenciar de forma integrada e descentralizada o ordenamento da ocupação e uso da área de estudo. A Resex do Delta do Parnaíba não possui o Plano de Manejo, mas dispõe do Instrumento Emergencial para Ordenamento dos Usos que indica as atividades e proibições sobre utilização dos recursos naturais disponíveis. Existe também a atuação do Conselho Deliberativo e os programas de ecoturismo que também contribuem para a gestão da área de estudo.
id UFRN-12_63b41e65a7e0a0b6b165428be8c48281
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/18406
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”Aspectos geográficos e a gestão de ambientes costeiros: um enfoque na Resex do Delta do ParnaíbaO objetivo geral é analisar a gestão ambiental na Resex do Delta do Parnaíba, enfatizando como seus aspectos geográficos são relevantes para as áreas protegidas da zona costeira do Maranhão. O trabalho está pautado na abordagem qualitativa descritiva, no método hipotético-dedutivo e nos procedimentos metodológicos. Os resultados evidenciaram que a Resex do Delta do Parnaíba é de origem sedimentar cenozoica, composta por planície flúvio-marinha inundável; dunas móveis e fixas e praias arenosas. O clima é tropical subúmido; a vegetação é composta por manguezais intercalados por apicuns, vegetação de dunas e manchas de carnaúba. Os solos são gleissolo (tiomórfico órtico e sálico sódico) e neossolo quartzarênico órtico com baixa fertilidade natural. A existência dos dispositivos legais sobre a gestão da zona costeira visa planejar e gerenciar de forma integrada e descentralizada o ordenamento da ocupação e uso da área de estudo. A Resex do Delta do Parnaíba não possui o Plano de Manejo, mas dispõe do Instrumento Emergencial para Ordenamento dos Usos que indica as atividades e proibições sobre utilização dos recursos naturais disponíveis. Existe também a atuação do Conselho Deliberativo e os programas de ecoturismo que também contribuem para a gestão da área de estudo.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2019-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1840610.21680/2447-3359.2019v5n0ID18406Revista de Geociências do Nordeste; v. 5 (2019): Número Especial: IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Sobral/CE; 01-162447-335910.21680/2447-3359.2019v5n0reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18406/12127Copyright (c) 2019 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias Costa, Francisco Wendell2020-04-28T23:20:31Zoai:periodicos.ufrn.br:article/18406Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2020-04-28T23:20:31Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”
Aspectos geográficos e a gestão de ambientes costeiros: um enfoque na Resex do Delta do Parnaíba
title Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”
spellingShingle Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”
Dias Costa, Francisco Wendell
title_short Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”
title_full Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”
title_fullStr Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”
title_full_unstemmed Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”
title_sort Geographic aspects and the management of coastal environments: a focus on the “Parnaíba Delta Resex”
author Dias Costa, Francisco Wendell
author_facet Dias Costa, Francisco Wendell
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Costa, Francisco Wendell
description O objetivo geral é analisar a gestão ambiental na Resex do Delta do Parnaíba, enfatizando como seus aspectos geográficos são relevantes para as áreas protegidas da zona costeira do Maranhão. O trabalho está pautado na abordagem qualitativa descritiva, no método hipotético-dedutivo e nos procedimentos metodológicos. Os resultados evidenciaram que a Resex do Delta do Parnaíba é de origem sedimentar cenozoica, composta por planície flúvio-marinha inundável; dunas móveis e fixas e praias arenosas. O clima é tropical subúmido; a vegetação é composta por manguezais intercalados por apicuns, vegetação de dunas e manchas de carnaúba. Os solos são gleissolo (tiomórfico órtico e sálico sódico) e neossolo quartzarênico órtico com baixa fertilidade natural. A existência dos dispositivos legais sobre a gestão da zona costeira visa planejar e gerenciar de forma integrada e descentralizada o ordenamento da ocupação e uso da área de estudo. A Resex do Delta do Parnaíba não possui o Plano de Manejo, mas dispõe do Instrumento Emergencial para Ordenamento dos Usos que indica as atividades e proibições sobre utilização dos recursos naturais disponíveis. Existe também a atuação do Conselho Deliberativo e os programas de ecoturismo que também contribuem para a gestão da área de estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18406
10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18406
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18406
identifier_str_mv 10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18406/12127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 5 (2019): Número Especial: IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Sobral/CE; 01-16
2447-3359
10.21680/2447-3359.2019v5n0
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052928595329024