The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, George Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558
Resumo: O uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a subárea da geografia que trata do estudo das formas de relevo, pode ser trabalhada de diversas maneiras práticas e dinâmicas graças à diversificada disponibilidade de softwares livres que, por sua facilidade de operação, podem subsidiar um primeiro contato amistoso entre alunos dos níveis básicos de ensino e as Geotecnologias. Dentre estes softwares o MicroDEM se destaca por oferecer uma série de funcionalidades que, se trabalhadas da maneira correta, podem contribuir bastante para a fixação dos conteúdos teóricos relacionados ao estudo das formas de relevo. Sabendo-se disto, objetiva-se neste trabalho analisar as potencialidades do software MicroDEM como recurso didático de ensino e popularização da Geomorfologia, podendo este ser aproveitado para metodologias práticas de ensino destinadas principalmente aos alunos do nível Médio de ensino. Espera-se que este trabalho possa servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias que contribuam para a difusão dos conhecimentos geomorfológicos e melhoria da qualidade de ensino.
id UFRN-12_75a675078a3f8259fafdd5c0f8060069
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/9558
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof GeomorphologyO software MicroDEM como recurso didático para o ensino de GeomorfologiaO uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a subárea da geografia que trata do estudo das formas de relevo, pode ser trabalhada de diversas maneiras práticas e dinâmicas graças à diversificada disponibilidade de softwares livres que, por sua facilidade de operação, podem subsidiar um primeiro contato amistoso entre alunos dos níveis básicos de ensino e as Geotecnologias. Dentre estes softwares o MicroDEM se destaca por oferecer uma série de funcionalidades que, se trabalhadas da maneira correta, podem contribuir bastante para a fixação dos conteúdos teóricos relacionados ao estudo das formas de relevo. Sabendo-se disto, objetiva-se neste trabalho analisar as potencialidades do software MicroDEM como recurso didático de ensino e popularização da Geomorfologia, podendo este ser aproveitado para metodologias práticas de ensino destinadas principalmente aos alunos do nível Médio de ensino. Espera-se que este trabalho possa servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias que contribuam para a difusão dos conhecimentos geomorfológicos e melhoria da qualidade de ensino.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558Revista de Geociências do Nordeste; v. 1 n. 2 (2015); 38-572447-3359reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558/6872Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, George Pereira de2020-04-30T15:29:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/9558Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2020-04-30T15:29Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
O software MicroDEM como recurso didático para o ensino de Geomorfologia
title The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
spellingShingle The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
Oliveira, George Pereira de
title_short The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
title_full The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
title_fullStr The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
title_full_unstemmed The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
title_sort The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
author Oliveira, George Pereira de
author_facet Oliveira, George Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, George Pereira de
description O uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a subárea da geografia que trata do estudo das formas de relevo, pode ser trabalhada de diversas maneiras práticas e dinâmicas graças à diversificada disponibilidade de softwares livres que, por sua facilidade de operação, podem subsidiar um primeiro contato amistoso entre alunos dos níveis básicos de ensino e as Geotecnologias. Dentre estes softwares o MicroDEM se destaca por oferecer uma série de funcionalidades que, se trabalhadas da maneira correta, podem contribuir bastante para a fixação dos conteúdos teóricos relacionados ao estudo das formas de relevo. Sabendo-se disto, objetiva-se neste trabalho analisar as potencialidades do software MicroDEM como recurso didático de ensino e popularização da Geomorfologia, podendo este ser aproveitado para metodologias práticas de ensino destinadas principalmente aos alunos do nível Médio de ensino. Espera-se que este trabalho possa servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias que contribuam para a difusão dos conhecimentos geomorfológicos e melhoria da qualidade de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558/6872
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 1 n. 2 (2015); 38-57
2447-3359
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052927607570432